Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Gira Calçados inicia negócios entre fabricantes e lojistas do Brasil


Evento promove a integração da cadeia produtiva dos calçados há cinco anos em Campina Grande, com Rodada de Negócios, showroom de produtos, materiais, máquinas e inovações


Os negócios do setor de calçados receberam um gás a mais nesta terça-feira (10), na cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano. O 5º Gira Calçados, um dos maiores eventos do setor, iniciou com boas perspectivas de negócios, em torno de R$ 6 milhões, em três dias de atividades e durante os meses seguintes ao evento. Este ano, as novidades do Gira Calçados são uma loja conceito e a presença de fábricas de componentes e confecções infantis.

Rodada de Negócios, showroom de produtos, materiais, máquinas e inovações, além de oficinas e palestras compõem a iniciativa que mais tem alavancado negócios no Nordeste atual. A Paraíba é o terceiro maior produtor de calçados do Brasil, conforme a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados). Segundo os participantes, o evento traz esperanças ao setor, que também sofre com queda nas vendas e fechamento de fábricas no Brasil.

O conselheiro do Sebrae Paraíba, Alexandre Moura, desejou que o Gira Calçados rendesse mais negócios do que o esperado. “Acredito que o evento é mais que rendimentos financeiros, é um momento único de contatar fabricantes e vendedores. Aqui existe uma mostra das competências das micro e pequenas empresas da Paraíba. Desde quando foi desenhado, recebeu defesa imediata. Que ele continue crescendo a cada ano”, comentou.

Já o gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, disse que as mudanças nos calçados paraibanos são notórias, depois da realização das cinco edições do evento. “Aqui neste evento se vende muito, mas também os participantes se capacitam e aprendem a ser competitivos. Espero que, ao final desses dias de negócios, boas oportunidades sejam desvendadas e o setor consiga crescer”, falou.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Magno Rossi, elogiou o movimento que o Gira Calçados. “É um movimento positivo gerado aqui, ao contrário dos movimentos atuais do Brasil. Que este evento consiga também estimular a nova geração de empregos do setor. Com o passar desse momento difícil na economia brasileira, voltaremos a crescer e o setor dará mostras dos investimentos feitos”, declarou.

Como representante dos fabricantes de calçados da Paraíba, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (SindiCalçados), Sebastião Severo Accioly, agradeceu a todos os parceiros pela realização da 5ª edição. “Há um ano, estávamos aqui receosos pela crise, mas este ano já estamos mais seguros e acreditamos que o momento ruim está passando. O momento é de fazer os melhores negócios possíveis”, concluiu.

Palestra – A abertura do 5º Gira Calçados iniciou com a palestra “Criatividade para buscar oportunidades – visão para os próximos anos”, ministrada pelo especialista em Gestão de Pequena e Médias Empresas (PME) e Startups, Luís Taniguchi. Ele fez uma explanação sobre os três pilares da razão para um empreendedor do setor de moda e de calçados. A criatividade, a oportunidade e a visão são norteadores de um bom produto, conforme o palestrante.

“Depois de muitos anos de atuação, hoje entendo que a ordem dessas características para se chegar a um produto de qualidade. Atualmente, a gente usa a visão, primeiro, para gerar oportunidades, que levarão à criação. Antes, a ordem desses fatores era inversa e a criatividade vinha primeiro, o que não gerava resultados. Criação depende de pesquisa para surgir e causar transformações”, explicou.


UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Nenhum comentário:

Arquivo do blog