Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Municípios da Macro Patos participam de oficina preparatória para 4ª Campanha Estadual de Hanseníase, Geomintíases (verminoses) e Tracoma



Geísa Campos

Municípios de toda a Macrorregião de Patos estão participando nesta quarta-feira 18, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, de uma oficina preparatória para a 4ª Campanha Estadual de Hanseníase Geomintíases e Tracoma, que acontecerá de 22 a 26 de agosto próximo. O objetivo da campanha, que tem a adesão de 69 municípios paraibanos, é realizar busca ativa de hanseníase em alunos na faixa de 5 a 14 anos nas escolas públicas, diminuir o percentual de verminoses e eliminar o tracoma, doença contagiosa que ataca os olhos podendo causar cegueira, onde há casos em Bananeiras e Riachão, em nosso Estado.

Nos 69 municípios que vão trabalhar a campanha, participarão 1.215 escolas, o que deverá atingir cerca de 156 mil alunos, segundo informou Geísa Campos, técnica do Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado da Saúde. Ela explica que nesses meses que antecedem a campanha haverá um trabalho de conscientização sobre a identificação das doenças, com palestras, reuniões com os pais enfocando os objetivos dessa ação de saúde pública.

“Será entregue um formulário de ficha de autoimagem à criança, que levará para casa, o pai ou responsável a examina para saber se há algum tipo de mancha, suspeita de hanseníase, marca na ficha de autoimagem e devolve na escola. Caso seja confirmada a suspeita de hanseníase será iniciado imediatamente o tratamento, oferecido em qualquer unidade básica de saúde”, enfatizou.

Dados apontam que no ano passado surgiram na Paraíba 520 casos novos de hanseníase, com cura de 80%. Geísa diz que a campanha nas escolas visa também trabalhar a educação em saúde das crianças, adolescentes, para tenham esse conhecimento e repassar também para os pais para que possamos ter uma sociedade com menos preconceito, já que, em pleno Século XXI ele ainda está presente, muitas vezes por falta de informação.

Participarão da campanha municípios que apresentam alta carga das referidas doenças, baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e cobertura inadequada de água encanada e esgoto. Na oficina de Patos, facilitada por Geisa Campos, são discutidos assuntos como: avaliação da campanha de 2015, o que ficou de aprendizagem e que vão contribuir para mais eficácia do trabalho na próxima, resultados e desafios para este ano.

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.



Marcos Eugênio (Assessoria 6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog