Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 20 de maio de 2016

SES e Ministério da Saúde oferecem oficina sobre saúde bucal e PMAQ




Aconteceu nesta quinta-feira 19 no auditório da Sexta Gerência Regional de Saúde uma oficina sobre saúde bucal e PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, direcionada aos municípios da 6ª e 11ª regiões. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação da Atenção Básica em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo do encontro foi trabalhar com os gestores um diferenciado olhar, visando melhorar e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde bucal, discutir o PMAQ e fortalecer o trabalho das equipes do Saúde da Família. “Esse nível de atenção, considerada primária, é primordial, sendo a porta de entrada para o usuário do SUS a diversos serviços oferecidos. Por isso se torna necessário maior envolvimento da gestão, das equipes”, comenta Morgana Agra, técnica da gerência Operacional da Atenção Básica do Estado.

Durante a oficina foi feita explanação sobre o panorama da saúde bucal na Paraíba, desde o trabalho da equipe no PSF, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e laboratório de prótese dentária. A expectativa, segundo Morgana, diante o atual cenário político brasileiro, é que a parceria com o Ministério da Saúde, tenha continuidade em relação a esses e outros programas.

Marcílio Araújo, apoiador institucional de saúde bucal da Atenção Básica da Paraíba, destacou o PMAQ, que prevê, com recursos específicos para esse programa, investimentos na melhoria da infraestrutura das unidades de saúde e nos seus respectivos serviços, pactuados com os servidores.

Segundo Marcílio, alguns municípios ainda têm dificuldade de trabalhar as metas previstas pelo programa e que precisam ser revistos para que os recursos sejam aplicados corretamente. “É preciso que os gestores se reúnam com os profissionais e façam uma pactuação, de quanto será investido na parte física, destinado a esses servidores. A gente percebe que ainda existe essa situação que precisa ser discutida. Os municípios que conseguem ter um especificação melhor recebe mais recursos”, comenta.

A Paraíba, de acordo com Marcílio, possui o maior número de CEO do Brasil em relação à população, o mesmo com laboratórios de prótese, sendo o segundo Estado com maior número de equipes de saúde bucal no PSF, porém, afirma ele, é preciso melhor resolutividade, conclusão de tratamento. “É preciso começar o tratamento e concluí-lo. Acredito que essa falha ocorre por alguns motivos, como falta de reunião da equipe, comprometimento, inclusive do ACS, que tem que conversar com os habitantes, saber se eles estão fazendo a saúde bucal, se concluíram o devido tratamento e levar isso para sua unidade e questionar", explicou Marcílio.

Marcos Eugênio (6ª GRS)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog