Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 1 de maio de 2016

Supremo Tribunal Federal traça plano para afastar Cunha

Foto:Revista Veja
O Supremo Tribunal Federal tem discutido maneiras de coibir as ações do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com a coluna da Mônica Bergamo, da Folha, a Suprema Corte analisa dois caminhos para o “caso” do peemedebista.
 
O primeiro seria mais radical, e o afasta definitivamente do posto de presidente que ocupa em uma das Casas do Legislativo.
 
O outro, encara um cenário prospectivo de possível julgamento favorável ao afastamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado. Dessa forma, em caso de ausência do vice-presidente Michel Temer, que assumiria o posto de presidente da República interinamente, Cunha seria impedido de assumir a Presidência da República.
 
Cunha é um dos réus da Lava Jato e, além dos dois inquéritos que tramitam contra ele na operação, é alvo de outros seis, por fatos distintos, instaurados na Procuradoria-Geral da República.
 
Ainda de acordo com a colunista, o afastamento temporário é visto pelos ministros como menos traumático, já que o choque com o presidente da Câmara pode gerar um “confronto” entre a Justiça e o Legislativo.
 
Mesmo assim, a partir da lei que proíbe a ocupação do posto de presidente da República por um réu, os ministros da Suprema Corte avaliaram que o tema não pode ser ignorado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog