Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 19 de junho de 2016

Curso de Terapia Comunitária com inscrições abertas na Paraíba


Já estão abertas as inscrições para o IX Curso de Formação em Terapia Comunitária Integrativa (CTI), curso este que acontecerá no Centro Holístico AFYA, no Alto do Mateus, em João Pessoa, de julho deste ano a junho de 2017, numa realização do MISC-PB – Movimento Integrado de Saúde Comunitária.

Trata-se de uma formação básica que capacita, prioritariamente, profissionais e estudantes da área da saúde, educação, justiça, social, dentre outros que queiram atuar como terapeutas comunitários em espaços coletivos em que haja pessoas vivenciando sofrimento emocional, tipo estresse, conflitos familiares, isolamento social, de relacionamento que levam à doenças.

Criada pelo médico psiquiatra e antropólogo da UFCE, Dr. Adalberto de Paula Barreto, a Terapia Comunitária Integrativa existe no Brasil desde 1987, uma atividade vivenciada também na sociedade de diversos países europeus e sul-americanos. O curso que está sendo oferecido na Paraíba tem carga de 240h, sendo 100 teóricas vivenciais, 60h de intervenções de fisioterapeuta e 80h práticas.

Em um ano de curso serão trabalhados cinco módulos:

I – Arte de cuidar e resiliência;
II – Terapia comunitária Integrativa: história, conceitos bases teóricas e método;
III – Pensamento sistêmico e comunicação;
IV – A TCI e as crises
V – Antropologia Cultural e Pedagogia Freiriana.

“Trata-se de uma terapia complementar que possibilita o surgimento de espaços de fala e de escuta, fortalece vínculos, capacita as pessoas e as redes de solidariedade existentes em cada território”, explica Maria Djair Dias, coordenadora do polo formador Paraíba.


Marcos Eugênio (pbnoticias.com)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog