Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quixaba: estudo comprova crescimento do município desde 2009


IFDM mostra Quixaba como a 9ª cidade do Estado na avaliação consolidada da Saúde, Educação e Emprego & Renda

O último Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado, edição 2015 (Ano-base 2013), mostrou que o município de Quixaba, que um dia chegou a ser dos mais atrasados socioeconomicamente do país, cresceu consideravelmente de 2009 para cá nos âmbitos da saúde, educação e emprego e renda.

Criado em 2008, o IFDM é um estudo elaborado pelo Sistema FIRJAN, baseado em estatísticas públicas oficiais, fornecidas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. O FIRJAN, por sua vez, é um sistema composto por cinco organizações (SESI, SENAI, IEL, CIRJ, e a próprio FIRJAN) que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros nas áreas de “Emprego & Renda”, “Educação” e “Saúde”.

A avaliação do FIRJAN, através do índice, acontece da seguinte maneira: os municípios são avaliados nas áreas supracitadas por meio de notas que vão de “0,0” a “1,0”, podendo, de acordo com elas, apresentarem Baixo Desenvolvimento (0,0 - 0,4), Desenvolvimento Regular (0,4 – 0,6), Desenvolvimento Moderado (0,6 – 0,8), e Alto Desenvolvimento (0,8 – 1,0).

O IFDM consolidado de Quixaba (que é soma dos índices das três categorias analisadas juntos) foi de 0.6926, colocando o município na 9ª colocação entre os 223 municípios de todo o estado paraibano. A nível nacional, Quixaba, que já esteve entre as cidades mais pobres do país, ocupa, hoje, a posição de número 2.150 no ranking do IFDM Consolidado, ou seja, o Município chegou a saltar quase 3.000 posições, desde 2009, na Saúde, Educação e Emprego & Renda.

Individualmente, o maior índice atingido nessa última edição do IFDM foi na área da saúde, que atingiu 0.8563 pontos, apresentando “Alto Desenvolvimento” na sua avaliação. Educação atingiu 0.7702 (“Desenvolvimento Moderado”), enquanto Emprego & Renda atingiu 0.4515 (“Desenvolvimento Regular”). Nenhum dos itens avaliados teve “Baixo Desenvolvimento”.

Clicando no link abaixo, você pode conferir a avaliação feita pelo Sistema FIRJAN no site da própria organização.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog