Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Agevisa realiza encontro em Patos para assinatura do termo de pactuação de serviços


Elza Barbalho

Tiago Lemos


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, em Patos, um encontro da Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária com municípios da 3ª macrorregional. O principal objetivo da reunião foi promover a descentralização dos serviços de vigilância sanitária buscando atingir o maior número possível de municípios, ampliar o debate em torno das ações de saúde e assinatura de termo pactuação, no qual constam as atribuições que as gestões devem colocar em prática em suas localidade.

Dos 223 municípios paraibanos, 46 ainda não assinaram o termo de pactuação de Vigilância Sanitária. “A maioria dos municípios paraibanos possuem menos de 20 mil habitantes. As ações de vigilância sanitária não são complexas na maioria dos municípios e em alguns não existe ainda uma estruturação mínima que consiga elevar a qualidade desse serviços de saúde”, comentou Tiago Lemos, técnico administrativo da Agevisa.

Alimentação e serviços de saúde são os principais focos da fiscalização Vigilância Sanitária. Além dos técnicos de VS dos municípios, a Agevisa possui também esses profissionais, que fazem inspeção paralela nos estabelecimentos que manuseiam, comercializam alimentos e nos que ofertam serviços de saúde. Quanto maior a complexidade do serviço maior atuação da Agevisa.

“Naqueles municípios que não possuem VS ou que possuem e não estão conseguindo atender com qualidade as necessidades da população, a Agevisa oferece toda a capacitação e tenta mostrar pra eles a importância de um trabalho bem feito de fiscalização, como também de conscientização”, explicou Elza Barbalho, gerente da Agevisa Patos.  

Um dos assuntos discutidos durante esse encontro de Patos foi sobre a aplicação dos recursos oriundos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, fundo a fundo para os municípios, através do SIASUS. É importante saber como gerir esses recursos, prestar contas e em que situações o dinheiro pode ser usado. “Entre 15 a 20 municípios paraibanos tiveram bloqueio de recursos por não enviarem as informações sobre suas atividades. Nesse encontro passamos todas as informações sobre as atividades de responsabilidade do município, dentro do novo termo de pactuação”, acrescentou Tiago Melo.



Marcos Eugênio (6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog