Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

‘Outubro Rosa’ é aberto em Patos e oferece palestras, orientação e exames de prevenção ao câncer de mama


A campanha ‘Outubro Rosa’ foi aberta na manhã desta segunda-feira  (10) pelo prefeito interino Lenildo Morais em solenidade em frente a Prefeitura de Patos com a divulgação da programação da campanha.


O prefeito Lenildo Morais informou que manterá contato com o governador Ricardo Coutinho para discutir sobre a abertura do Hospital de Oncologia de Patos. Na opinião de Lenildo, além de trabalhar para a abertura do hospital, é importante intensificar o trabalho de prevenção através do apoio a entidades de luta pela saúde da mulher.

O prefeito acredita que é necessário também proporcionar as condições para que os órgãos de saúde pública possam oferecer à mulher a orientação e os exames preventivos a que elas têm direito.

A secretária de Saúde, Rayanne Dantas, informou que durante este mês, além de palestras e cursos de formação para os profissionais das unidades de saúde, as mulheres patoenses receberão orientações preventivas e os casos com atenção especial ou suspeitas da doença serão encaminhados para a realização  de exemes, como ultrassonografia e mamografia.

“No calendário de eventos, teremos palestras com mastologistas que vão ajudar e orientar as mulheres, principalmente sobre o autoexame, porque a mulher se conhecendo melhor vai poder procurar atendimento o mais rápido possível”, esclareceu.

As palestras acontecem nas unidades de saúde, e em outras instituições como Forum Miguel Sátyro, Presídio Feminino, 3º Batalhão da PM e Faculdades Integradas de Patos.

Delma Bezerra, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, disse que a campanha Outubro Rosa em Patos começou a se intensificar com a instituição Viva a Vida há cerca de 9 anos e se intensificou com o apoio de órgãos governamentais tanto em nível de município como do Estado.

“É uma luta constante, buscando o melhor para a saúde da mulher de Patos”, reforçou. Delma acredita que a conscientização é muito importante para evitar mortes de mulheres por conta do câncer de mama e a união de forças vem ajudando na intensificação desse trabalho de luta pela saúde e vida para as mulheres.


Luciana Rodrigues

Nenhum comentário:

Arquivo do blog