Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Outubro Rosa:


Palestra alerta mulheres sobre riscos de câncer de mama









Aconteceu na noite desta terça-feira 11 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, uma palestra com o mastologista Thiago Pereira, que abordou o tema “Câncer de mama tem cura, procure e cure”, dentro da programação do Outubro Rosa. O evento, promovido pelo grupo Amigas Viva a Vida, de ajuda a portadores de câncer, contou com a presença de mulheres trabalhadoras de algumas empresas locais.

O médico apresentou estatísticas assustadoras sobre a doença, que matou em 2013, no mundo, segundo estudos da Universidade de Washington, cerca de 471 mil pessoas e fez surgir 1,8 milhão de novos casos. No Brasil a previsão do INCA – Instituto Nacional do Câncer é que surjam este ano 57.960 novos casos desse tipo específico de câncer. O câncer de mama não está restrito à mulher. Isso também foi alertado pelo mastologista. Em 2013 o número de homens que foram óbito por câncer de mama foi de 181 em nosso país. Já a quantidade de mulheres foi de 14.206.

“Não é para se temer o câncer e sim ter os devidos cuidados, como fazer o autoexame da mama, tanto a mulher, a partir dos 20 anos, quanto o homem, uma vez por mês. É importante que a mulher faça anualmente a mamografia após os 40 anos, isso por que 25% de casos notificados de câncer de mama ocorrem em mulheres com menos de 50 anos”, orienta Thiago.

Mamografia

Sobre o exame da mamografia, oferecido às mulheres pelo SUS na Maternidade Peregrino Filho de Patos, diz que o desconforto do exame às vezes assusta às mulheres, porém isso ocorre muitas vezes por falta de informação. O exame é rápido e o mais seguro para detectar o câncer, que descoberto precocemente sua cura chega a 98%.

A orientação para uma vida mais saudável é não ser sedentário, fazendo exercícios diariamente, evitar alimentos inadequados, a exemplo dos industrializados, não fumar e nem abusar do álcool.

Ao final da palestra do mastologista houve depoimentos de mulheres que enfrentaram e venceram o câncer. O Grupo Amigas Viva a Vida, que já conseguiu importantes conquistas, como fazer o mamógrafo da Maternidade Peregrino Filho funcionar, agora luta para que a Unacon – unidade de Oncologia de Patos seja aberta. Tenta mobilizar, não apenas a classe política para pressionar o Governo Federal a liberar recursos de custeio, já que o prédio já foi concluído, mas também a sociedade como um todo.

Nesta quinta-feira também haverá programação do Outubro Rosa, durante toda a manhã, na sede da 6ª Gerência de Saúde. Funcionários da Gerência, profissionais de saúde devem marcar presença.

Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog