Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Patos recebe pela primeira vez o Reisado Zé de Moura



Um dos mais tradicionais e conceituados grupos de danças folclóricas da Paraíba, o Reisado Zé de Moura, estará em Patos para uma única apresentação, neste sábado (22), às 20h, na Concha Acústica Nilson Batista, no centro da cidade.

Integrando a agenda das comemorações alusivas ao aniversário da cidade, que acontece na próxima segunda-feira (24), o evento é promovido pelo Sindicultura, projeto do Sindicato dos Auditores Fiscais Estaduais, Sindifisco-PB, em parceria com a Secretaria de Cultural, Esporte e Turismo de Patos. 

Com apresentações em várias cidades da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, recentemente o Reisado esteve no interior paulista, representando o Estado no 52º Festival Internacional de Cultura Popular. Porém, quando subir ao palco da Concha, o Reisado estará rompendo a marca de nunca ter se apresentado na Morada do Sol. Segundo o presidente da Associação de Reisados de Poço José de Moura, Francisco Cazuza, esse encontro com os patoenses será motivo de orgulho e espera um grande público para essa celebração cultural, com muita música e dança.   

Reisado Zé de Moura, fundado em 1920 por José Alves de Moura, permaneceu em atividade até 1966. Com a morte de José de Moura, deixou de ser apresentado até 2006, quando retomou as atividades para festejar os 40 anos de morte de seu criador.

Com quase 100 anos de história, o Reisado Zé de Moura, traz uma rica mistura de diversas artes.  Diferentemente dos demais grupos de reisado, o Zé de Moura traz o rei, com galantes e damas e também os caboclos, assim como o boi, a burrinha e o jaraguá, que cantam seus versos de rimas e poesias, contando a história do lugar ou a do homenageado, criticando ou elogiando a situação do País.

O evento encerra a programação de outubro da edição sertaneja do projeto Sindicultura que, além do reisado, tem as seguinte atrações: 

19/10 - 20h - Sousa - Pontões (Pombal) - Praça Conjunto Dr. Zezé

20/10 - 20h - Cajazeiras - Banda Cabaçal / Derréis - NEC-UFCG

21/10 - 20h - Conceição - Pescocinho da Paraíba - Praça da Alimentação

Assessoria


Nenhum comentário:

Arquivo do blog