Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Doador de sangue: 6ª Gerência de Saúde e Hemonúcleo convidam população para gesto solidário que salva vidas







Hoje é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, com celebrações em todo o país. A 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, participa dessa campanha promovida pelo Hemonúcleo, convidando a sociedade a participar dessa mobilização de suma importância para conscientizar e atrair novos doadores, a fim de melhorar cada vez mais os estoques de sangue em nosso Estado.

Muita gente atendeu ao chamado e foi até o Hemonúcleo, por trás do Hospital Regional de Patos, com intuito de fazer a doação. É necessário que essa atitude não aconteça somente no Dia do Doador, e sim de três em três meses, intervalo para doação. Além da Gerência de Saúde, o Hemonúcleo recebe o apoio do Hospital Regional Dep. Janduhy carneiro, da Agevisa e Funasa, que estão fazendo o trabalho de divulgação.

A questão do estoque de sangue na Paraíba e no Brasil sempre foi um problema tratado com muita preocupação devido a escassez do produto e da falta de interesse das pessoas.  Muitos buscam doar somente quando algum parente ou amigo necessita com urgência de sangue. Os hospitais possuem grande fluxo de pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos, ou outras situações que carecem de reposição de sangue. No Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue.

História

Segundo a história, a doação de sangue começou em 1665, através de experiências de transfusão de entre cães, realizada pelo médico britânico Richard Lower, em Oxford. A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818, que, após realizar com sucesso experiências em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto. Em relação a bancos de sangue, o primeiro surgiu em Barcelona, em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, uma iniciativa que se espalhou durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Durante a doação são coletados somente de 400 ml a 450 ml de sangue, o que representa menos de 13% do volume total do organismo de um adulto.  

Dicas quando for doar:

Estar bem alimentado (nunca em jejum)
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

Evitar ingerir alimentos gordurosos;

Evitar fumar nas 3 horas antecedentes à doação;

E não esquecer de levar o documento original com foto!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog