Kalline Araújo |
Liliane Sena |
Numa promoção do Governo do
Estado, através da 6ª Gerência Regional de Saúde, funcionários dos hospitais
Infantil Noaldo Leite e Regional de Patos Dr. Janduhy Carneiro, participaram de
um treinamento, dividido em dois momentos: Humanização: “Um olhar cuidadoso
para o cuidador” e “Gestão e Liderança”, tendo como facilitadora a coaching e mestranda
em Saúde da Mulher, Kalline Araújo, do Rio de Janeiro.
O evento aconteceu no auditório do
Samu, parceiro, com o curso sendo oferecido a duas turmas, sendo a primeira na
última sexta-feira 25, e hoje à segunda. O treinamento teve como objetivo
principal oferecer um acolhimento melhor dentro da gestão hospitalar, não
apenas ao paciente, mas ao acompanhamento. Para isso a necessidade de manter o
processo de educação permanente, atualizando conhecimentos dos funcionários.
Nesse caso a capacitação foi oferecida aos maqueiros, pessoal do apoio,
recepção
“O tratamento em si começa pelo
acolhimento, ao paciente e a seus familiares. Temos que aprender acolher bem.
Ninguém procura os serviços de saúde no momento de alegria e sim de grandes
dificuldades. O grande propósito desse encontro é fazer com que as pessoas
retomem messe sentimento de humanização, de generosidade para acolher melhor
nossos pacientes e com isso fazer a diferença de trabalho dentro do hospital”,
explica Kalline.
Ela elaborou esse curso depois de
sentir na pele o descaso do atendimento enquanto enfrentava problemas com o
câncer, por colegas da saúde. Diz que imaginava que, por trabalhar numa
profissão tão nobre, da saúde, onde é preciso se ter um olhar caridoso,
acolhedor, as pessoas fossem tratá-la um pouco melhor. “A gente deixou de
oferecer um atendimento humanizado em detrimento de um robotizado, frio, em que
não há interesse pela dor do próximo”, essa situação a encorajou a desenvolver
esse curso,
A valorização das descobertas
emocionais, melhora da autoestima e das relações interpessoais, desenvolvimento
de liderança na gestão foram amplamente alimentados nas abordagens das
qualidades, dos pontos fortes, fracos, dos fatores motivacionais, autoavaliação
da comunicação com o público, fizeram parte desse qualificação aos funcionários
dos hospitais.
A gerente regional de Saúde, Liliane
Sena, falou sobre essa proposta de educação continuada, dando ênfase à
importância que representa o bom acolhimento a quem precisa dos serviços
hospitalares. “É crucial ao paciente, seu acompanhante receber atenção,
acolhida humanizada, com os funcionários demonstrando carinho, preocupação.
Isso é algo que ajuda bastante, reduz estresse e contribui para tornar os
serviços mais eficazes”, comentou.
Marcos Eugênio (6ª GRS)
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