Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Novembro Azul é encerrado em Quixaba com realização de exames de próstata





Após a palestra realizada na última segunda-feira, 28 de novembro, sobre a saúde do homem e a importância de medidas preventivas para uma vida mais saudável, foi a vez das habituais consultas e exames de próstata em prol do “Novembro Azul”, bancadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, e que, ano após ano, ganham mais adeptos na população masculina de Quixaba.

Quase 120 homens compareceram, desde cedo, à Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro (onde funciona o PSF), nessa manhã de domingo, 04 de novembro, para os exames, que foram feitos pelo urologista Dr. Eliseu.

O atendimento compreendia uma consulta, onde o paciente poderia apresentar (caso tivesse em mãos) seu exame Antígeno Prostático Específico (PSA) ou ultrassom, e o exame de toque retal, em que a superfície da próstata do paciente é tocada para sentir um eventual tumor.

Além de Dr. Eliseu, profissionais da saúde de Quixaba também acompanharam de perto todo o processo e ajudaram o urologista na realização dos exames.

O crescimento gradativo de homens interessados em cuidar da sua saúde tem empolgado o Secretário de Saúde José Segundo, que vê no “Novembro Azul” de 2016 a confirmação do sucesso das ações em prol da saúde do homem.

“É muito gratificante para nós, que estamos à frente da Saúde Municipal, ver que, a cada ano, a população masculina se interessa mais com ações como essas. Em 2015, tivemos pouco mais de 80 homens, e este ano, quase 120 (cerca de 30% da população masculina) realizaram a consulta de prevenção de próstata. Um número bastante expressivo e que ratifica o sucesso do ‘Novembro Azul’”, disse Segundo.

E o Secretário adiantou que, com o sucesso do evento, a saúde municipal idealiza, para 2017, implantar um novo sistema de atendimento ao homem no município, onde cada um escolherá o horário mais adequado para ter acesso ao atendimento médico. A ideia inicial é de que esse horário seja à noite, dando folga aos profissionais da saúde no período matutino.

“A maioria dos homens de Quixaba trabalham nos turnos da manhã e tarde e, por conta disso, têm dificuldade em vir procurar um médico. Com esse novo sistema que pretendemos implantar na gestão da Prefeita Cláudia, a ideia será valorizar ainda mais a saúde do homem para que, nos próximos anos, aumente o número deles procurando serviços da saúde municipal”, concluiu o Secretário.

Palestra

Durante os exames de próstata, a equipe de Epidemiologia de Quixaba aproveitou para fazer uma pequena palestra para os presentes a respeito dos riscos do surgimento do mosquito que causa a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Com a iminência de chuvas no início do próximo ano, sempre fica o alerta, nesta época, para que medidas que coíbam o surgimento do mosquito sejam tomadas: cobrir caixas d’água e cisternas, esvaziar garrafas, não deixar água acumulada em pneus, evitar o acúmulo de lixo estão entre as ações que fazem a diferença no combate ao surgimento do mosquito.


 Eduardo Silva
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Quixaba


Nenhum comentário:

Arquivo do blog