Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de março de 2016

Secretário da Educação visita polo do PBVEST em Sousa


O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, visitou, neste sábado (19), o Centro de Treinamento de Professores Governador Antônio Mariz, no município de Sousa, Sertão paraibano. No local, 150 alunos do PBVest 2016  participam das aulas preparatórias para o ENEM.

“Um bom ensino médio deve oferecer perspectivas para o estudante, para a educação profissional e também para a universidade, então o PBVest é um programa inovador criado pelo governador Ricardo Coutinho e permite que os melhores professores da nossa rede consigam dar aulas para 5 mil estudantes em todo o estado e isso é importante”, avalia. As aulas do cursinho acontecem aos sábados até o meio dia.

O secretário Aléssio Trindade ainda comentou que, neste ano, o PBVest inovou com o aplicativo que disponibiliza testes simulados online. “Os alunos conseguem fazer suas metas baseado no histórico do ENEM para ingressar no curso que eles sonham e, a partir daí, melhorar seus conhecimentos”. Todo conteúdo do PBVest pode ser acessado via internet.

A gerente da 10ª Região de Ensino, Socorro Antunes, avalia que ao longo dos cinco anos de atuação do PBVest o polo de Sousa há cada ano tem avançado. “Nosso propósito é levar o maior número de alunos para a universidade porque sabemos que através de um curso superior esse aluno vai ganhar ascensão tanto a partir da sua realização pessoal, quanto profissional e familiar”, destacou.  

quinta-feira, 17 de março de 2016

CDC Americano e Ministério da Saúde realizam pesquisa que relaciona zika vírus com casos de microcefalia na Paraíba



Uma equipe de pesquisadores do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou nas últimas semanas um estudo de caso-controle com crianças com suspeita de microcefalia no estado da Paraíba.

O estudo foi direcionado para todo estado. Na macrorregião de Patos foram visitados diversos municípios como, São José de Espinharas, Teixeira, Santa Luzia, Mãe D´água, Taperoá, Imaculada, São Mamede, Passagem, e o próprio município de Patos.

A escolha dos casos aconteceu de forma aleatória, a partir de casos notificados no Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP), e durante 10 dias úteis as pesquisadoras, Elisabeth Krow Lucal (CDC-EUA), Franciele Fontana Sutile (MS) e sua equipe, realizaram 128 entrevistas e analisaram 32 casos.

O objetivo do estudo em primeira parte consiste na comparação de um grupo de indivíduos acometidos pela doença, neste caso crianças com microcefalia cujo às mães contraíram o zika vírus durante a gravidez, com outro grupo de indivíduos com microcefalia cujo as mães não apresentaram a referida doença. Visando assim, contribuir com a ampliação dos estudos que relacionam o zika vírus com a microcefalia, e verificar até onde a exposição ao vírus interfere no desenvolvimento da doença em questão.

De acordo com o gerente da Atenção Básica, Diego Andrade, com o auxílio das equipes das unidades de saúde foi possível à localização dos pacientes e a viabilização da coleta dos dados.

“Hoje nós estamos consolidando os dados e fazendo uma avaliação de todo esse processo. O município de Patos só tem a agradecer, pois a partir da coleta dessas amostras será traçado o perfil epidemiológico dessa população. Sabemos que a criança com microcefalia altera toda a dinâmica familiar, e é preciso que se ampliem as políticas públicas que já existem e que se criem novas, e esses estudos contribuem diretamente para isso,” detalhou.

Para a gerente da 6ª Regional de Saúde, Liliane Sena, o estudo irá mostrar a realidade do estado com relação à microcefalia e a partir disso será possível estruturar políticas públicas junto aos municípios para atender as demandas.

“Esses casos de microcefalia são uma demanda recente, algo que nós não estávamos esperando, e muitos municípios não possuem estrutura para atender essas crianças. Então esse estudo vem contribuir para que a gente possa traçar o nosso perfil epidemiológico e a partir disso viabilizar políticas que supram a demanda existente,” disse.

CDC Americano e Ministério da Saúde realizam pesquisa que relaciona zika vírus com casos de microcefalia na Paraíba

Kamylla Lopes

quarta-feira, 16 de março de 2016

Profissionais da Atenção Básica de Patos participam de Formação Técnica sobre Aedes Aegypti



Os profissionais da Atenção Básica de Patos estão participando durante os dias 16 e 17, no auditório do SAMU Regional, de uma Formação Técnica sobre Aedes Aegypti promovida pela 6ª Gerência Regional de Saúde.
 
A formação trabalha a Portaria 2.121/2015 do Ministério da Saúde, que aborda as ações da Atenção Básica no enfrentamento ao aedes aegypti, reforçando sua importância na vigilância em saúde e detalhando as atribuições dos agentes no controle desse vetor. 

“Movidos pela preocupação atual que tanto a cidade de Patos, como a Paraíba e o Brasil, estão enfrentando com relação aos perigos oferecidos pelo Aedes, nós percebemos que a única forma de erradicar é a unidade das equipes de saúde, para que juntos formando um corrente forte e segura possamos eliminar o mosquito,” disse o supervisor da Vigilância Ambiental da 6ª Gerência de Saúde, Eugênio Pacelli.

O secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), fez a abertura da formação e destacou a importância da informação para o desenvolvimento de um trabalho cada vez mais eficaz. “Tem um significado muito forte, porque nós estamos aqui hoje com os DGA’s e fazendo essa capacitação, tanto na percepção da rede como vem funcionando perante os agravos da dengue, chikungunya e zika, como também atualizando os índices do nosso município para que todos fiquem sabendo e para que a informação seja precisa. Pois, todos sabendo em que níveis nos encontramos possamos visualizar as atitudes que precisam ser tomadas,” comentou.

De acordo com o gerente da Atenção Básica de Patos, Diego Andrade, essa formação promovida pela 6ª GRS atende à política de formação e recursos humanos do município que prevê capacitações mensais para os profissionais da saúde. “Este evento é um plano da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com os municípios que compõem a terceira macrorregional. A temática é trabalhar o aedes aegypti e suas implicações com essas novas patologias que estão se apresentando. Com certeza contribuirá com o desenvolvimento do trabalho de cada um que compõe a Atenção Básica do município de Patos,” avaliou.

A formação tem continuidade amanhã, dia 17, a partir das 8h, no mesmo local. Participarão os profissionais que atuam nos DGA’s III e IV.

Contas de Veneziano e Aluízio Régis serão julgadas pelo TCE nesta quarta


Doze contas oriundas de Prefeituras e cinco de Câmaras Municipais compõem, em meio a outros processos, a pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado para esta quarta-feira (16), a partir das 9 horas.

Na ocasião, também, serão examinadas contas da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, da Universidade Estadual da Paraíba e dos Encargos Gerais da Secretaria de Finanças (2012). Também, do Fundo Estadual de Habitação e Regularização Fundiária (2014).

O TCE verificará as prestações de contas do exercício de 2012 dos ex-prefeitos de Campina Grande (Veneziano Vital do Rego Segundo Neto), São João do Rio do Peixe (José Lavoisier Gomes Dantas) e Conde (Aluízio Vinagre Régis).

Atinentes a 2013, vão à análise da Corte as dos prefeitos de Poço Dantas (José Gurgel Sobrinho), Nova Olinda (Maria do Carmo Silva), Bom Sucesso (Ivaldo Washington de Lima), Montadas (Jairo Herculano de Melo), Itabaiana (Antonio Carlos Rodrigues de Melo Júnior), São Sebastião de Lagoa de Roça (Maria do Socorro Cardoso), Pitimbu (Leonardo José Barbalho Carneiro) e Sousa (André Avelino de Paiva Gadelha Neto).

As Câmaras dos Vereadores com prestações de contas anuais na mesma pauta de julgamentos são as de Bom Jesus (2012), Assunção e Soledade (2013), Montadas e São Sebastião do Umbuzeiro (2014).

As sessões plenárias do TCE ocorrem às quartas-feiras, com acesso público permitido e transmissão ao vivo pela internet (www.portal.tce.pb). Os processos constantes da pauta desta quarta-feira indicam movimentação de recursos públicos da ordem de R$ 1.668.182.225,16.

Ascom

terça-feira, 15 de março de 2016

Polícia apreende arsenal e prende suspeitos de homicídios e assaltos

A Polícia Militar apreendeu, na tarde desta terça feira (15), na região de Catolé do Rocha, cinco armas de fogo e prendeu quatro suspeitos de homicídios e assaltos, um deles com mandado de prisão por homicídio em aberto.

Policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar estavam realizando rondas e abordagens de rotina na cidade de Brejo do Cruz quando se depararam com quatro homens em atitude suspeita, em um veículo.

Ao realizar a abordagem os suspeitos foram identificados como: José Ubiratan Bezerra Targino, de 41 anos, Paulo Sérgio Bezerra de Almeida, de 42 anos, Geraldo Raimundo dos Santos, de 64 anos, José Raimundo dos Santos Filho, de 40 anos. Com eles foram apreendidas 1 pistola .40, 1 pistola 380, 1 revólver cal 38, duas espingardas calibre 12,  quatro carregadores de pistola e munições de vários calibres.

Em desfavor de José Raimundo dos Santos Filho, há um mandado de prisão, expedido em 2015, por homicídio qualificado. Os detidos são suspeitos de vários homicídios e assaltos na região do Sertão paraibano.

Os suspeitos e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Catolé do Rocha, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

Câmara de Patos promove Audiência Pública e dá mais um passo rumo a aprovação das 30 horas para enfermagem


Em atenção às etapas estabelecidas em reunião realizada entre a prefeita Francisca Motta (PMDB), a presidente da Mesa Diretora da Câmara de Patos, Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), o presidente do Coren – PB, Ronaldo Beserra e representantes dos enfermeiros que atuam na cidade de Patos, foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 14 de março, uma Audiência Pública na Câmara Municipal, onde foi discutida a importância do envio e aprovação do Projeto de Lei que estabelecerá a carga horária de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem na cidade de Patos.

O encontro contou com presença maciça dos estudantes do Curso de Enfermagem das FIP, de enfermeiros que atuam no SAMU, Unidades Básicas de Saúde, PA Maria Marques, Hospital Regional, Hospital Infantil e Maternidade, além de outras unidades prestadoras de serviços em saúde.

Participaram da discussão a presidente da Mesa Diretora da Casa e também enfermeira, Nadir Rodrigues Guedes, os vereadores Ivanes Lacerda, Inácio de Gelo, Lucinha Peixoto, Claudia Leitão e Sales Junior; o presidente do Coren - PB, Ronaldo Miguel Beserra e outros representantes do Conselho; o secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca); o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Bosco Valadares; a coordenadora do Curso de Enfermagem das FIP, a professora doutora Raquel Campos de Medeiros e mais alguns professores do curso; a presidente do SINFEMP, Maria do Carmo Nunes Soares (Carminha); além de presidentes de Associações Comunitárias e de Bairros da cidade.

Durante seus pronunciamentos os parlamentares reafirmaram o apoio a luta dos enfermeiros e comprometeram-se em, uma vez encaminhado pelo Executivo Municipal, analisar e votar em regime de urgência o Projeto de Lei que regulamenta a carga horária semanal de 30 horas para enfermagem.

O secretário de Saúde, Zeca, também declarou apoio à causa e disse que a prefeita Francisca Motta tem interesse na aprovação deste Projeto, e que o faltavam eram apenas as etapas de consulta ao Ministério da Saúde e a realização desta Audiência Pública para que o Projeto de Lei pudesse ser redigido e encaminhado para apreciação do Legislativo Municipal, o que portanto, não havendo óbice, inclusive pelo fato de este ser um ano eleitoral, deverá acontecer em breve.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Agevisa reúne municípios para discutir novos termos de pactuação em vigilância sanitária







Está acontecendo hoje em Patos, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, um encontro de vigilâncias sanitárias, com presença de 39 municípios que fazem parte da 3ª macrorregião. A reunião visa analisar o novo termo de pactuação e ações em vigilância sanitária, orientar sobre os meios de captação de recursos federais, além de discutir o acompanhamento da Agevisa às ações da vigilância desenvolvidas nos municípios.

O encontro tem como facilitador Irlanilson Fabrício de Almeida, diretor administrativo financeiro de integração regional da Agevisa-PB. Dentro da proposta do novo termo de pactuação, que é tripartite, ou seja, as três esferas tem que assumir suas responsabilidades, ele destaca algumas deficiências, a exemplo da necessidade de melhoria de infraestrutura das visas. Com o novo acordo, mudanças deverão acontecer, com os municípios acrescentando algumas ações no seu leque de serviços oferecidos à sociedade, bem como retirando algumas, adaptando à sua realidade. Os gestores municipais de saúde e os próprios prefeitos têm que mostrar a melhor forma de aplicar os recursos federais.

A pactuação é regida pelo acordo firmado entre a Anvisa, Agevisa e Vigilância Sanitária. “O município tem que praticar suas ações, fazer sua parte, mas precisa de um mínimo de estrutura. O município que cumpre o mínimo de exigências recebe um recurso mensal para ser aplicado na Visa, porém o que se ver são gestores municipais que não veem essa ação como prioritária. É de extrema importância que esses recursos sejam alocados para a estruturação da Vigilância Sanitária. Quando a gente fala em Vigilância Sanitária a gente fala em vigilância em saúde, que é essencial para a população”, explica Irlanilson.

Ele fala que é premissa do Governo do Estado, através da Agevisa, fazer todo o acompanhamento aos municípios com capacitação, no auxílio do processo de pactuação, conscientizando sobre a importância de suas ações e da aplicabilidade dos recursos federais na estruturação de sua visa.

Segurança alimentar, de laboratório e farmácia são diretrizes básicas que os municípios devem atender na pactuação. Até 30 deste mês a Agevisa estará fazendo esse trabalho de capacitação com as vigilâncias municipais, onde os municípios apresentam suas potencialidades, tipos de ações que podem realizar. Irlanilson diz que a estrutura nas visas é bastante precária, reclama da situação financeira por qual atravessa o País, mas que os municípios devem preparar minimamente sua estrutura para desenvolver o que é de sua responsabilidade. Esse mesmo encontro realizado em Patos acontecerá nesta quarta na Capital.


Marcos Eugênio (GRS Patos)

6ª Gerência de Saúde reúne municípios para avaliação de cobertura vacinal






Aconteceu na manhã desta segunda-feira no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, uma reunião envolvendo a coordenação regional de imunização e municípios que compreendem a jurisdição Patos. O encontro desta manhã foi destinado a digitadores e vacinadores de 23 dos 24 municípios, ficando Patos para o período da tarde.


Alguns pontos foram tratados pela coordenadora de imunização, Socorro Guedes, como erros de preenchimento de informações no PNI - Programa Nacional de Imunização, dificuldade de transporte para locomoção dos vacinadores e a falta de maior compromisso dos profissionais de saúde em relação às vacinas de rotina, dos quais foi cobrado mais determinação.


"A gente orienta para que façam acompanhamento diário de todas as vacinas aplicadas e que ao final do mês imprimam um relatório para confrontar os dados. A gente percebe que há uma certa falta de comprometimento de alguns profissionais, que precisam abraçar com mais envolvimento a função”, comentou Socorro Guedes.



Foram apresentados e discutidos os dados referentes à cobertura vacinal de rotina de 2015. Apesar da maioria dos imunizantes ter meta mínima a ser atingida de 80%, 90% ou mais, há municípios que apresentam números bastante baixos, a exemplo de apenas 2,38% em Hepatite A; 7,14 na Tríplice Viral.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Bispo conclama sociedade para gesto de solidariedade



Em nota o bispo da Diocese de patos, Dom Eraldo da Silva, convoca a sociedade para participar do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, fazendo doações, que serão usadas em projetos sociais, de partilha com os mais necessidades. Leia abaixo.

Gesto concreto da CFE2016

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am.5,24)
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE (CFE/2016)
Amado Povo de Deus de Diocese de Patos,
Neste ano de 2016 a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) nos faz um apelo à união das forças, dos instrumentos e de todas as condições possíveis para um compromisso de responsabilidade comum no cuidado  “Com  a casa de todos/as”. O tema da CFE justifica o fato de a mesma ser ecumênica.  Todas as pessoas, independentemente de suas condições sócio – político - religiosas, somos responsáveis pela qualidade de vida da humanidade e devemos promover a Globalização da saúde pública que aparece na reflexão deste ano na realidade do Saneamento básico.
São muitas as possibilidades para que a CFE não se limite ao período da Quaresma; podemos continuar a reflexão, os momentos de socialização de problemas e busca de soluções com uma participação propositiva nos vários espaços da sociedade como escolas, faculdades, Meios de comunicação, associações, movimentos sociais, pastorais, celebrações, etc. A Igreja tem uma grande responsabilidade por ser uma instituição pioneira na formação de opinião e conscientização a serviço da vida plena para todos. Chegou o momento do gesto concreto que a cada ano se faz por ocasião da CF; este ano  será nos dias 19 e  20 de março a  data da COLETA DA SOLIDARIEDADE. Todas as pessoas, grupos, comunidades, paróquias, movimentos sociais, igrejas em geral deverão fazer o seu gesto de partilha solidária. A CNBB (Regional e Nacional), as dioceses administram o Fundo de Solidariedade que serve para promover ações ligadas ao tema e ao objetivo da CF. Na Diocese de Patos, os recursos que ficam conosco muito ajudam na dimensão das pastorais sociais e eventuais necessidades nas quais a diocese pode socorrer pessoas carentes.

Portanto, façamos com alegria, com generosidade e com espírito de misericórdia este gesto significativo como pedem as Igrejas promotoras desta ação de compromisso social e de luta pela saúde de toda a humanidade. A coleta poderá ser feita nas celebrações ou fora delas chegando à sua paróquia ou comunidade para ser enviada à Cúria Diocesana e destinada conforme determina a CNBB.
Muito obrigado a todos/as e que Deus justo e misericordioso nos ajude na construção de uma casa comum onde todos vivam plenamente.
Desejo a todos os diocesanos uma Santa e abençoada Pascoa!

Dom Eraldo  Bispo da Silva  -  Bispo Diocesano

Polícia prende 49 suspeitos e apreende 15 armas de fogo durante ações no fim de semana na Paraíba




A Polícia Militar prendeu e apreendeu 49 suspeitos de roubos, porte ilegal de arma, tráfico de drogas, homicídios e outros crimes, apreendeu 15 armas e recuperou 19 veículos com queixas de roubos ou furtos, das 18h da última sexta-feira (11) até às 23h59m deste domingo (13), em todo Estado.

As apreensões de armas aconteceram nas cidades de Fagundes, Conceição, Pedras de Fogo, João Pessoa, Solânea, Itapororoca, Cuitegi, Campina Grande, Queimadas e Sousa.

Dos 49 detidos nas ações da PM no fim de semana, 29 foram por roubo ou furto, os demais por posse ou porte ilegal de arma (9), com drogas (9), por força de mandado de prisão (1) e foragido da justiça (1).

Durante as abordagens a pessoas, foram apreendidas 1,515 kg e 46 trouxas de maconha, seis pedras de crack e dois papelotes de cocaína.

As blitzen e abordagens a veículos recuperaram 19 veículos em situação de roubo ou furto.

Empasa realiza Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta terça-feira



A diretoria da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) vai mobilizar todos os servidores, nesta terça-feira (15), a partir das 8h, em um mutirão de limpeza para o combate ao mosquito Aedes aegypti. O tema da ação é “Empasa unida no combate ao mosquito” e envolve a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Executiva de Vigilância e Saúde, o Centro de Zoonose de João Pessoa, todos os departamentos do órgão estadual e as associações dos servidores e dos comerciantes/permissionários.

A iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado por meio das secretarias e órgãos vinculados no combate ao mosquito. A própria Empasa já começou o plano de ação capinando o mato existente na área interna do entreposto da capital, na identificação de possíveis focos do mosquito e na intensificação na periodicidade da limpeza nas galerias de águas pluviais. No dia D, os técnicos do Centro de Zoonose usarão metodologia de roda de conversa, sendo que os agentes ambientais farão as batidas de foco, palestra com telão e carro de som. Já a Gerência de Vigilância e Saúde participará com material educativo (panfletos e cartazes) com informações para os comerciantes/permissionários e consumidores.

O diretor de operações da Empasa, Tavinho Santos, comandante da ação, informou que a empresa pretende fazer sua parte e espera que os comerciantes entendam e façam a deles. “Com isso, todos sairão ganhando porque o problema é sério. Até que todos tenham a conscientização de tampar os tonéis e caixas-d`água, manter as calhas limpas, deixar garrafas viradas, colocar areia nos vasos de plantas, retirar água dos pneus e manter as lixeiras bem fechadas, leva um certo tempo. Mas com esse trabalho de choque vamos ter um grande avanço no combate, não deixando o mosquito nascer”, revelou Tavinho.

Ele lembrou que as doenças causadas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya, são graves e podem matar. Os entrepostos de Campina Grande e Patos também entrarão na agenda para ações localizadas.

domingo, 13 de março de 2016

Polícia apreende 30 kg de maconha no Terminal Rodoviário de JP; droga veio de Brasília

A Polícia Civil apreendeu cerca de 30 kg de maconha nas imediações do Terminal Rodoviário de João Pessoa, nesse sábado (12). A droga veio de Brasília e seria distribuída em ponto de tráfico das cidades do Litoral Norte do estado. Duas mulheres foram presas e uma adolescente apreendida.
De acordo com o delegado titular da seccional de Mamanguape, Walter Brandão, a quadrilha começou a ser desarticulada na quinta-feira (10) quando integrantes começaram a ser presos durante uma operação entre as policias Civil e Militar.
“Prendemos dois jovens, entre eles foragido da justiça de João Pessoa. Apreendemos armas e evitamos assaltos sequenciados e um latrocínio que seria praticado pela dupla. As investigações continuaram e ficamos sabendo do carregamento da droga”, disse o delegado.
Brandão explicou quem uma das presas embarcou no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux,  no dia 6 de março rumo a Brasília para trazer o carregamento. De ônibus, a mulher voltou de Brasília para a cidade de Patos, no Sertão, e, em seguida, veio para João Pessoa, onde repassaria o entorpecente para outras duas pessoas.
“Quando a droga chegou nas imediações do Terminal Rodoviário, interceptamos o veículo alternativo e prendemos duas mulheres e apreendemos uma adolescente. A droga seria distribuída em várias cidades do Litoral Norte. A quadrilha é comandada por um preso”, confirmou o delegado Walter Brandão.

portalcorreio

Ricardo defende Lula e Dilma, destaca transformações sociais e critica tucanos

Em entrevista ao portal Brasil 247, divulgada nese domingo, o governador Ricardo Coutinho (PSB) defendeu o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff (ambos do PT), que são alvos dos protestos ocorridos neste domingo, 13, em diversas cidades brasileiras, incluindo João Pessoa e Campina Grande. Ao portal, Ricardo criticou os tucanos, alegando que incitam o ódio contra o governo motivados pelas derrotas nas eleições.

Ricardo está no poder praticamente desde o mesmo momento em que o Partido dos Trabalhadores, com Lula e Dilma, passou a exercer o comando da administração federal. Prefeito de João Pessoa eleito em 2004 e reeleito em 2008, ele deixou o cargo para disputar o governo da Paraíba em 2010 e, depois, em 2014. Foram quatro vitórias eleitorais seguidas, num período que julga ser de grandes transformações. “A imagem não tão distante do Nordeste era de uma terra esturricada e de trabalhadores quebrando pedra para sobreviver”, diz ele. “Hoje é de modernidade e crescimento”.

Coutinho afirma que as transformações sociais ocorridas nos últimos anos alimentaram a luta de classes e despertaram sentimentos adormecidos na sociedade. Quando isso se juntou aos escândalos de corrupção, criou-se o caldo de cultura para o ambiente de ódio. Ele afirma que, após as manifestações deste domingo, a presidente Dilma Rousseff deve convocar as forças democráticas da sociedade, da base e da oposição, para um amplo diálogo. “A economia está em depressão”, alerta.

Leia, abaixo, a íntegra da sua entrevista.

247 – Nesta semana, após o pedido de prisão do ex-presidente Lula, líderes da oposição, incluindo seu adversário nas últimas eleições, demonstraram uma posição mais prudente. A que o sr. atribui esse recuo?

Ricardo Coutinho – O PSDB, o senador Aécio Neves e o senador Cássio Cunha Lima incitaram o ódio desde o primeiro dia após a derrota nas eleições, procurando dividir o País. Agora, ensaiam um recuo e isso se deve a dois fatores. O primeiro é a reação popular, ou a reação do bom senso, que se expressou em razão dos exageros cometidos contra o ex-presidente Lula. O segundo fator, eu diria, é o medo da História. Ela é implacável com todos aqueles que golpeiam a democracia.

247 – Eles imaginavam que um golpe branco seria aceito pela sociedade?

Coutinho – Todos esses abusos já começam a abrir a mente das pessoas. O julgamento da História pode ocorrer muito rapidamente. Todos que tentam chegar ao poder por vias tortas acabam tendo, mais cedo ou mais tarde, que prestar contas.

247 – Como o sr. avalia o pedido de prisão do ex-presidente Lula?

Coutinho – Olha, é preciso ter um mínimo de bom senso nesse país. Eu não pertenço ao partido do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, embora já tenha pertencido no passado. Não quero botar panos quentes em ninguém. Mas existe um valor acima de todos os outros, que são os direitos fundamentais do cidadão, que, na prática, são os valores essenciais da democracia. Sem nenhum alarmismo, eu digo que hoje a democracia está em risco no Brasil.

247 – Como esse risco se materializa?

Coutinho – Quando você vê um deputado como o Jair Bolsonaro pregando intervenção militar, ele se aproveita da democracia para pregar a sua destruição. Da mesma forma, quando você vê meios de comunicação, que possuem uma agenda política, norteando os caminhos do Poder Judiciário, isso também representa uma grave ameaça.

247 – O sr. acredita que o Judiciário se verga à influência dos meios de comunicação?

Coutinho – Em alguns casos, sim. E isso coloca em risco tanto o Judiciário como o Ministério Público. Eu defendo um MP independente, como ele passou a ser na era Lula. Eu quero uma Justiça que aja com rigor e eficiência, mas não de forma seletiva, como tem ocorrido no Brasil. Hoje, há um ambiente de ódio muito grande no Brasil, incitado pelos que perderam as eleições e por forças que estavam adormecidas na sociedade. E há, no campo popular, um sentimento de injustiça diante da seletividade das ações conduzidas pelo Judiciário.

247 – Como um político de esquerda, como o senhor, avalia o cerco ao PT?

Coutinho – Acho que nós, do campo progressista, perdemos uma grande oportunidade. Houve muitos avanços sociais nos últimos anos. Mas fez-se muito pouco na democratização do acesso à terra e na construção de um novo modelo de relação entre os poderes Executivo e Legislativo. De certa forma, a relação promíscua entre esses dois poderes foi até aprofundada. Outra falha gravíssima foi não avançar na democratização dos meios de comunicação.

247 – E que avanços o sr. reconhece?

Coutinho – Muitos. A foto que você tinha do Nordeste no passado não era a do centro de convenções ou do centro de inovação tecnológica de João Pessoa. Era a de uma terra esturricada com uma caveira de boi e homens quebrando pedras, além dos saques a feiras. Estamos há cinco anos vivendo umas das maiores estiagens da história e não houve mais registros de saques. Programas sociais que foram implantados com sucesso no Brasil poderiam, hoje, estar sendo usados para conter as migrações na Europa a um custo muito baixo. Tivemos também uma política externa altiva, que abriu novos blocos de comércio para o Brasil. Foram avanços muito grandes, mas com falhas na disputa por espaços de poder. E hoje são esses espaços de poder, como os meios de comunicação, que fomentam o ódio de classe e a intolerância. Há uma seletividade muito grande na mídia também.

247 – O sr. enxerga perseguição ao ex-presidente Lula e a políticos de perfil mais à esquerda?

Coutinho – Há, sim, uma seletividade muito grande. Há seis meses, por exemplo, eu escuto falar desse apartamento no Guarujá, como se fosse um apartamento à beira do Rio Sena. Ora, se há algo errado, que se apure. Mas vamos então investigar todo mundo. Hoje, no Brasil, define-se primeiro o fim, que é alcançar o ex-presidente Lula, e depois os meios para que isso aconteça. É uma inversão total. No caso do Guarujá, chegaram até a criminalizar uma foto, como se fosse um crime o ex-presidente Lula visitar um apartamento que poderia ser dele.

247 – A Globo seria a principal força por trás dessa perseguição?

Coutinho – Não é normal uma concessão pública passar 24 horas do dia incitando uma derrubada de governo. Isso não é civilizado. Isso não é democrático.

247 – Como o sr. avalia a conduta do juiz Sergio Moro à frente da Lava Jato?

Coutinho – Ele não pode desperdiçar a grande oportunidade que está tendo de combater a corrupção, deixando-se seduzir por um canto de sereia de celebridade. Vejo também vazamentos que ocorrem cotidianamente para os mesmos veículos. A Justiça tem que estar blindada. Não pode estar sendo alimentada por projetos políticos.

247 – O sr. vê seletividade nestas operações?

Coutinho – A corrupção não é de um partido, que hoje está sendo criminalizado. Ela é das pessoas. A Inglaterra, por exemplo, levou 400 anos para controlá-la e criar mecanismos eficientes de fiscalização. O Brasil é um país que possui um grande e tradicional histórico de corrupção. O que podemos fazer é combater essas praticas e tornar limpo ou mais limpo o Estado brasileiro.

247 – Como o sr. avalia os métodos das operações?

Coutinho – Me incomoda muito ver grandes corruptores se tornarem delatores e irem passear de barco. A delação premiada deve ser a excepcionalidade – e não a regra.

247 – Quem vence essa guerra: a mídia ou a presidente Dilma?

Coutinho – Desde o dia seguinte às eleições, tem havido um esforço muito grande para cassar a presidente Dilma Rousseff a qualquer custo. Eu diria que, se não houver um golpe, um dos maiores derrotados desse processo será a grande mídia. Ela foi violenta, foi seletiva, sem compostura e jogou tudo, todas as suas fichas, nessa aposta de golpe. O governo da presidente Dilma é o mais sabotado e mais atacado desde Getúlio Vargas.

247 – Representantes da oposição sugerem que a presidente Dilma Rousseff renuncie como um gesto de grandeza. Como o sr. avalia essas propostas?

Coutinho – A presidente Dilma não tem que renunciar a nada. Ela foi eleita, de forma legítima e é uma mulher honrada, por quem tenho grande respeito. Ela tem que governar com tranquilidade. Os que a atacam são falsos profetas da moral.

247 – O que o sr. faria se estivesse no lugar dela?

Coutinho – É hora de convocar o diálogo com todas as forças democráticas, não apenas da base do governo, como também da oposição. Ainda há pessoas na oposição com espírito democrático, que não se deixaram contaminar por ambições de poder imediatas e a qualquer custo. Esse é um dialogo necessário. O Brasil não está mais em recessão. Estamos falando de uma depressão econômica. Estamos também perdendo as referências e ninguém sabe ao certo como será sua situação daqui a quatro meses. Por isso, além do diálogo, é preciso também rediscutir a economia em torno de um grande projeto de desenvolvimento. Nos  últimos anos, o Brasil reforçou sua posição como exportador de commodities, o que o tornou mais vulnerável aos ciclos econômicos. Isso também precisa ser rediscutido.
Brasil 247

Arquivo do blog