Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de março de 2016

Juventude



Estação Juventude prepara jovens para o mercado de trabalho através de Oficina de Informática Básica



A Secretaria Executiva de Juventude e Lazer de Patos por meio do programa Estação Juventude, tem promovido duas vezes por semana oficinas de informática básica, pensando na inserção dos jovens no mercado de trabalho.

O Programa Estação Juventude possui o objetivo de ampliar o acesso de jovens a políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam a sua capacidade de inclusão, participação social e emancipação.

De acordo com o oficineiro, Cleudo Pereira, a informática está presente em praticamente todos os setores da vida moderna. Atualmente, ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. “Aqui os jovens têm a oportunidade de aprender como manusear um computador, Sistema Operacional, editor de texto Word e formatação, bem como trabalhar com a planilha eletrônica Excel, e apresentações de slides no Power Point voltados para realidade do dia a dia”, explicou.

O secretário executivo de Juventude e Lazer, Marcelo Lima, falou da importância do programa Estação Juventude para os jovens de Patos.

“O programa Estação Juventude traz uma nova oportunidade ao jovem patoense. Apesar da finalidade de oferecer um curso formação formativa, também tem ofertado oficinas que venham somar na vida dos jovens que é inseri-lo no mercado de trabalho. Neste segundo ciclo que se inicia, estaremos promovendo oficinas de artesanato, vôlei, aula circense, teatro, entre outras e que o jovem possa se sentir à vontade e participar das nossas atividades”, disse.

Os interessados devem procurar a sede do Programa Estação Juventude que está localizado na Rua Pedro Benedito, no Bairro São Sebastião, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Centro de Cultura recebe campeonato de xadrez Memorial Polion Carneiro



O Centro Cultura Amaury de Carvalho está recebendo durante esta semana o campeonato de xadrez Memorial Polion Carneiro, promovido pelo clube de xadrez José Amarante. O campeonato terá a duração de três dias, além de homenagear o poeta patoense, Polion Carneiro.

De acordo com o organizador do evento e professor, Severino Amancio (Biu Do Xadrez), o evento tem como objetivo homenagear o poeta e o enxadrista patoense Polion Carneiro, como também reunir os amantes do xadrez.

“O clube de xadrez José Amarante sempre tem realizado eventos para promover a prática deste esporte que é o xadrez. E ficamos muito felizes em realizar este campeonato que faz homenagem a um dos percursores e incentivadores do esporte na cidade de Patos”, comentou.

O irmão de Polion, Severino Canuto Filho (Lodim), agradeceu a homenagem feita, destacando a importância de Polion Carneiro para a difusão do xadrez na cidade de Patos. “Agradeço ao organizador do evento pela iniciativa e por homenagear meu irmão que era um amante do jogo de xadrez e que tanto lutou pela propagação do esporte no nosso município”, ressaltou.

Já o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Wandecy Medeiros, ressaltou a importância da realização deste evento para a cultura e o esporte patoense. “Estamos muito felizes em poder proporcionar no Centro de Cultura este evento que faz uma homenagem a Polion Carneiro, que contribuiu na história política, na literatura e no esporte patoense. E é muito gratificante ver este espaço ocupado por jovens e por pessoas praticando esporte e outras atividades”, disse.

terça-feira, 22 de março de 2016

Polícia frustra assalto, liberta reféns e prende casal de suspeitos em Campina Grande


A Polícia Militar prendeu em flagrante um casal de suspeitos de crime, na tarde desta terça-feira (22), no bairro do Santo Antônio, em Campina Grande, após receber informações de que um homem e uma mulher teriam rendido uma família, fazendo-a refém em sua própria residência. Os policiais tiveram que utilizar técnicas de negociação e gerenciamento de crises para libertar as vítimas sem nenhum tipo de ferimento.

De acordo com o tenente Assis da Silva, que coordenou a ação, assim que a PM chegou ao local, eles estavam fazendo as três vítimas de refém em sua residência. “Realizamos um cerco ao local e estabelecemos a negociação para que eles entregassem os reféns”, contou.
Ainda segundo o tenente, outras equipes policiais auxiliaram no cerco a casa. “Foi feita a negociação, e conseguimos libertar as vítimas e prender os suspeitos do crime”, completou o policial militar.

Thiago Nascimento da Cruz, 36 anos, e Agnes de Aquino Guisse, de 24 anos, foram presos com dois revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 12, munições, e vários objetos provenientes de roubos. A dupla foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil.

Gerente do Sebrae Patos fala da crise e dá dicas aos empreendedores




Rodrigo Azevedo


A crise financeira tão propalada no Brasil requer dos empreendedores habilidade, conhecimento, coragem e muita determinação para conseguir, não apenas sobreviver no mercado, mas se superar.

O Sebrae tem sido um dos parceiros mais importantes no fomento para o microempreendedor, desde a orientação, formalização de negócio, consultoria, capacitando-o, enfim, dando-lhe total assistência para que ele possa se consolidar.

Rodrigo Dantas Azevedo, gerente regional do Sebrae Patos, em conversa com o pbnoticias, explica que a crise geralmente causa muitos problemas para quem não busca inovar, modificar a forma de fazer, melhorar produtos, processos, mas também que essa mesma crise abre portas para o surgimento de novas oportunidades, ideias.

Explica que muitas empresas consideradas grandes acabam sentindo mais a crise que os pequenos e médios negócios. “É momento das pessoas refletirem, o país como um todo, avaliar, repensar seu negócio, mudar o modelo, estratégia, enxugar gastos, fazer diferente, ficar de olho em suas finanças e atravessar a crise mirando no futuro e nas mudanças possíveis que virão”

Comenta que o cenário econômico não é bom, os números traduzem isso, mas que o Sebrae acredita que quando essa crise institucionalizada no país passar, a economia dará respostas, “até por que quem gera riqueza, produz no Brasil são os empresários, os trabalhadores. Por isso temos que ficar preparados para quando as oportunidades aparecerem”, acrescenta.

Na noite desta terça-feira 22 o Sebrae promoveu mais um evento, uma palestra destinada aos microempreendedores, contando com a participação de praticamente todas as instituições financeiras que atuam em Patos. Elas apresentaram linhas de microcrédito disponíveis para os interessados em investir em seus negócios, limites, taxas de juros e parcelamento.  

O Sebrae Patos vem mantendo um calendário de atividades, palestras, cursos, oficinas, formalização de negócios, oferecendo apoio a todos microempreendedores e aqueles que ainda não formalizaram seu empreendimento.

Marcos Eugênio


segunda-feira, 21 de março de 2016

Governo do estado da Paraíba amplia abrangência da Educação Emocional e Social

Aléssio Trindade

Roziane Marinho

Verônica Fragoso e Iara Barros


Dando sequência à implantação da Educação Emocional e Social na comunidade escolar paraibana, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nos próximos dias, de 22 de março a 15 de abril, a Formação de educadores, gestores escolares, equipe técnica e gerentes regionais. Iniciativa que contempla um total de 950 profissionais, que irão vivenciar mais uma etapa da Metodologia Liga Pela Paz, beneficiando em 2016 aproximadamente 68 mil alunos do Ensino Fundamental I e II.

A Metodologia Liga Pela Paz, desde 2013 na Paraíba, cuja proposta é implantar uma Cultura de paz e Não Violência na escola, bem como contribuir para melhoria da aprendizagem e da convivência, já conseguiu reduzir em 34% comportamentos problemáticos, como agressividade destrutiva, hiperatividade e tristeza/depressão nas unidades de ensino do estado. Este ano, além dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, se estende aos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com conteúdos teóricos e atividades psicopedagógicas que serão ministradas por professores de Artes.

O secretário estadual de Educação, Aléssio Trindade, dá grande ênfase à importância da educação emocional, destacando essa ação na Paraíba, que neste ano também abraçará os adolescentes. “Pelos avanços que já tivemos no Fundamental I agora estamos colocando a educação emocional num patamar ainda maior, para alunos do 6º e 7º ano do Fundamental, séries em que são muito altos os índices de evasão e repetência. É um momento de transição, o aluno deixa de ter apenas uma professora para ter várias, além de estar entrando na adolescência. A intenção é fazer o aluno render o máximo, tanto sozinho como em grupo e na família, tornando-se inclusive mais preparado para o Ensino Médio, para escolhas como uma futura universidade ou curso técnico. A Liga Pela Paz é um programa muito valorizado e queremos fazê-lo como muito sucesso, até para ampliarmos aos alunos de 8º e 9º anos”, explicou Trindade.

A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, comemora os resultados já atingidos, como o aumento de 32% dos comportamentos socialmente habilidosos, como habilidades acadêmicas, de relacionamento e de autocontrole; e a predominância de práticas parentais saudáveis, como menos abuso físico e negligência familiar, com maior participação dos pais na escola e cuidado na educação dos filhos. “Peço o envolvimento dos educadores nesse processo de formação, que aprofundem essa proposta de trabalhar a educação socioemocional na escola, entendendo que esse é um caminho possível e que tem trazido para o estado respostas cada vez mais positivas para melhorar o equilíbrio socioemocional dos estudantes, professores, equipes das escolas, pais e para a melhoria de aprendizagem”, conclui Roziane.

Verônica de Souza Fragoso, coordenadora da Metodologia Liga Pela Paz na SEE, fala da importância do trabalho a ser desenvolvido pelo professor de Artes com base no livro “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, de Edgar Morin. “Trabalhar essa teoria propicia uma compreensão macro do social dentro da sala de aula e ainda mais conhecimento ao profissional. É um conteúdo lúdico, da teoria para a prática, e que se adapta a etapa de ensino trabalhada. O professor de Artes terá, dessa forma, um reconhecimento melhor fundamentado. Um avanço significativo na educação da Paraíba”, ressalta Verônica.  

Iara de Oliveira Barros Araújo, gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, ratifica a importância do trabalho de Educação Emocional e Social. “O Governo do Estado, através do programa Paraíba Faz Educação, foi muito feliz na escolha em trabalhar com a Liga Pela Paz, já que esta metodologia amplia o espaço da educação emocional para além da sala de aula. A Secretaria de Estado da Educação, quando traz essa proposta de enfrentamento à violência através da Educação Emocional e da família dentro desse processo, trabalha diretamente com a questão da Cultura de Paz e Não Violência”, reforça a gerente executiva.



CALENDÁRIO DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO INICIAL NAS 14 GERÊNCIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA
METODOLOGIA LIGA PELA PAZ


1ª GRE – João Pessoa
Data: 14 e 15 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEF Padre Hildo Bandeira – Av. Caetano Filgueiras, s/nº - Torre

2ª GRE – Guarabira
Data: 06 e 07 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM Monsenhor Emiliano de Cristo – Rua João Lordão, 125, Nordeste II

3ª GRE – Campina Grande
Data: 12 e 13 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Treinamento de Professores de Campina Grande – Av. Francisco Lopes de Almeida, s/nº, Malvinas

4ª GRE – Cuité
Data: 22 e 23 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 4ª GRE - Rua José Cassimiro Dantas, s/nº, Novo Retiro

5ª GRE – Monteiro
Data: 29 e 30 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM José Leite de Sousa – Rua Wagner B. Japiassu, 02, Centro

6ª GRE – Patos
Data: 29 e 30 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 6ª GRE – Rua Paulo Leite, s/nº, Liberdade

7ª GRE – Itaporanga
Data: 31 de março e 01 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 7ª GRE – Rua Manoel Moreira Dantas, s/nº, Centro

8ª GRE – Catolé do Rocha
Data: 04 e 05 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 8ª GRE – Rua Manoel Alves Maia, s/nº

9ª GRE – Cajazeiras
Data: 31 de março e 01 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 9ª GRE – Rua Padre Rolim, 156
  
10ª GRE – Sousa
Data: 29 e 30 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Treinamento de Professores – Rua José Paiva Gadelha, 123

11ª GRE – Princesa Isabel
Data: 31 de março e 01 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 11ª GRE – Travessa Wanderley, s/nº

12ª GRE – Itabaiana
Data: 04 e 05 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEM Dr. Antônio Batista Santiago – Rua Alto Prof. Maciel s/nº

13ª GRE – Pombal
Data: 06 e 07 de abril de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: EEEM Monsenhor Vicente de Freitas – Rua Professor Luiz Ferreira Campos, 309, Jardim Rogério

14ª GRE – Mamanguape
Data: 22 e 23 de março de 2016
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Técnica de Mamanguape – Av. Aluísio Alves Pereira, s/nº, Areal



Assessoria

Prefeita Francisca Motta lança maior programa de pavimentação de Patos. 155 ruas serão beneficiadas de uma única vez



A Prefeita Francisca Motta lançou na manhã desta segunda-feira, 21 de março, o maior programa de pavimentação da história de Patos, que levará investimentos e melhorias de infraestrutura para 15 bairros do município, contemplando 123 ruas com a construção de calçamentos e 32 com aplicação da pavimentação asfáltica, totalizando 155 vias, garantindo mais mobilidade urbana e qualidade de vida para a população.

Segundo Francisca Motta, os investimentos transformarão a cidade. “Este é um momento histórico para Patos, porque lançamos o maior programa de pavimentação já elaborado para execução pela Prefeitura. São 155 ruas a receber pavimentos, 15 bairros que contarão com investimentos em melhorias de infraestrutura, proporcionando não apenas mais mobilidade, mas, sobretudo qualidade de vida para as pessoas. Este programa de pavimentação era um sonho da população e lutamos muito para que este momento realmente chegasse, graças a Deus e ao empenho de toda equipe que faz nossa gestão, superamos as dificuldades e hoje lançamos com muito orgulho o nome de cada rua, bairro por bairro”, disse a Prefeita.

Os recursos do maior programa de pavimentação de ruas são provenientes de empréstimo conseguido pelo Governo Municipal junto a Caixa Econômica Federal, com a complementação de recursos próprios do município. “Os recursos para execução do programa já estão em conta, restando apenas à análise e aprovação da câmara referente à suplementação de recursos, o que garante a inserção do investimento municipal para o orçamento deste ano. O projeto de suplementação já foi enviado para o legislativo e aguardamos nesse momento apenas a aprovação, para que possamos abrir o processo licitatório e, depois dando sequência ao processo, assinatura da ordem de serviço com início imediato das obras. É um projeto que beneficiará toda a população, portanto, meu sentimento é de muita felicidade”, ressaltou Francisca Motta.

A Prefeita também destacou o trabalho em Brasília do deputado federal Hugo Motta. “Este projeto foi construído com muito trabalho, sobretudo, com a dedicação de todos que fazem a Prefeitura, incluindo, o deputado Nabor Wanderley, porque o levantamento técnico dos dados foi iniciado no fim de sua gestão como prefeito e graças ao apoio do deputado Hugo Motta em Brasília, continuamos o processo e conseguimos assegurar os investimentos”, concluiu.

Para o presidente da União das Associações Comunitárias (UAC), José Ilton, o programa vai proporcionar mais qualidade de vida para população e também valorizar os bairros. “O momento de muita comemoração para toda cidade, principalmente, aqueles bairros que sofrem devido à falta de infraestrutura urbana. Além de melhorar o trânsito e acabar com os problemas de poeira e lama, a pavimentação valoriza o bairro”, disse.

O lançamento do programa aconteceu no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, ao lado do deputado estadual Nabor Wanderley, secretários do Governo Municipal, vereadores, presidentes de associações dos bairros e a imprensa

Maternidade de Patos é referência para exames e acompanhamento nos casos de suspeita de Microcefalia



A unidade, que integra a rede estadual de saúde, vai começar a fazer
a coleta do liquor,  que é a punção do líquido cefaloraquidiano

Referência para mais de 90 municípios do sertão paraibano em atendimento às mulheres, inclusive em gravidez de alto risco, a Maternidade Dr. Peregrino Filho também se destaca no diagnóstico, exames e procedimentos em casos de suspeita de microcefalia. Quando o bebê nasce na maternidade, o pediatra, a enfermeira de centro cirúrgico e centro obstétrico fazem a medição do perímetro cefálico no ato do nascimento. Após 24h, essa medicação é feita novamente pela enfermeira do CIRCOR, responsável pelo teste do coração. Após identificação do perímetro cefálico e da suspeita de microcefalia, é iniciado pela enfermeira da vigilância epidemiológica, Abymaelle Katyane, o questionário de investigação, solicitado a sorologia da mãe e do RN, feito pelo laboratório e também a notificação ao responsável.

O próximo passo é agendar a USG transfontanela, que é uma  ultrassom da fontanela para observar presença de calcificações. Esse exame também é feito na Maternidade. Caso não apresente calcificação na fontanela é descartado o diagnóstico de microcefalia. Em caso de não visualizar bem durante a USG, o pediatra Dr. Fabricio Formiga, responsável pelo exame, solicita uma tomografia de crânio, que também é feita pela maternidade.

A partir da próxima semana, a Maternidade também começará a realizar a coleta do liquor. “Estamos concluindo o processo de escolha do médico que irá realizar o procedimento”, explica o superintendente do Instituto Gerir, que administra a Maternidade, Dr. Nasser Tannus. “Depois desse procedimento a criança precisa ficar, em média, de seis a oito horas em observação”, explica Dr. Nasser.

Os exames e procedimentos também são realizados em bebês que não nascem na Maternidade. Neste caso, o município de origem faz contato com a maternidade,  para marcar a coleta da sorologia e a USG transfontanela. “Neste caso, a notificação do responsável se torna responsabilidade do município, sendo necessário enviar uma cópia da notificação para maternidade”, explica Abymaelle Katyane, responsável pelos encaminhamentos.

“Com o início da coleta do liquor, tudo que diz respeito a microcefalia é feito na maternidade. A sorologia é enviada para o Lacen, em João Pessoa”, explica a diretora assistencial da Maternidade de Patos, Luciana Maia. Ainda segundo Luciana, o
perímetro que indicava microcefalia era de 32 cm, porém, esse protocolo mudou recentemente para 31,5 cm para meninas e 31,9 cm para meninos. A Maternidade de Patos avalia, atualmente, um projeto de instalação de um Ambulatório de Microcefalia.  Os custos estão sendo levantados para ver a viabilidade do projeto junto a Secretaria de Saúde Estadual (SES).

assessoria

Repartições estaduais terão ponto facultativo nesta quinta-feira da Semana Santa





Nesta quinta-feira (24), véspera do feriado da Sexta-feira Santa, o ponto dos funcionários públicos estaduais será facultativo. A portaria de nº 143, que define o expediente, é da Secretaria de Estado da Administração e foi publicada no Diário Oficial de sábado (19). 

Ainda de acordo com a portaria, as atividades nas repartições do Governo do Estado voltarão ao normal na segunda-feira (28). A determinação vale tanto para a administração direta como indireta. Apenas os serviços essenciais serão preservados. 

Os veículos oficiais, também segundo a portaria, deverão ser recolhidos às repartições de origem, ou ao Centro Administrativo, logo após o término do expediente desta quarta-feira (23). Eles só poderão ser liberados, excepcionalmente, com autorização do Gabinete Militar do governador. A exceção é para ambulâncias e automóveis em serviço das secretarias da Receita, Administração Penitenciária e Segurança e Defesa Social; das polícias Civil e Militar; além da Casa Militar.

Ministério libera R$ 4,8 milhões para testes rápidos de gravidez

Ação reforça a atenção e o cuidado do Governo Federal com as mulheres gestantes, facilitando o diagnóstico precoce que também ajuda a detectar ou descartar a presença do vírus Zika
O Ministério da Saúde acaba de liberar R$ 4,8 milhões para custear testes rápidos de gravidez por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. A ação reforça a atenção e o cuidado do Governo Federal com as mulheres gestantes que vivem nos 5.509 municípios aderidos à Estratégia Rede Cegonha. A autorização dos repasses, que serão pagos em parcela única aos gestores locais, foi publicada no Diário Oficial da União por meio da portaria nº 323.

O teste rápido de gravidez é indicado para mulheres adultas, jovens e adolescentes que apresentem atraso menstrual igual ou superior a sete dias e estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país. “O teste pode ser realizado dentro ou fora da unidade de saúde e, caso a pessoa deseje, um profissional poderá ajudar. O objetivo é respeitar o direito de autonomia e sigilo da mulher, além de fornecer a ela todas as orientações e apoio necessários antes e depois do teste”, explica a coordenadora-geral de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela.

Com os resultados do teste, os profissionais de saúde podem detectar precocemente a gravidez para início do pré-natal em tempo oportuno, identificar situações para uso de anticoncepção de emergência (caso tenha havido relação desprotegida em até cinco dias), orientar sobre o planejamento reprodutivo e acolher as mulheres adultas, jovens, adolescentes e casais que estão em situação de gravidez indesejada. Além disso, é um bom momento para detectar gestação de risco, identificar situações de exposição a infecções sexualmente transmissíveis, HIV e hepatites virais e também para oferecer testes rápidos de HIV e sífilis à mulher e ao parceiro.

ZIKA VÍRUS – Em função dos casos de microcefalia associados ao vírus Zika, o Ministério da Saúde reforça, com os testes rápidos, a importância do diagnóstico precoce de gravidez e as ações de planejamento reprodutivo com o devido acompanhamento pré-natal, essencial para a qualidade de vida da mãe e da criança.

“Iniciar o pré-natal no primeiro trimestre da gestação, de preferência até a 12ª semana, é fundamental para identificar os fatores de risco para favorecer as ações e intervenções adequadas que evitam complicações e protegem a saúde da mulher e da criança neste momento”, destaca o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.

No pré-natal, são oferecidos todos os exames, vacinas e acompanhamentos necessários para uma boa gestação, além de ser o momento ideal para investigar sinais de infecção pelo vírus Zika e outras doenças, com os devidos registros na Caderneta da Gestante e no prontuário médico.

No fim de fevereiro, o Ministério da Saúde lançou a nova Caderneta da Gestante, instrumento de acompanhamento do pré-natal dirigido aos profissionais de saúde e mulheres gestantes que usam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento inclui um cartão de acompanhamento do pré-natal para registrar as consultas clínicas e odontológicas, os resultados dos exames e vacinas, entre outras informações.

Nesta edição, a caderneta traz, entre outras novidades, informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o chikungunya e o vírus Zika. Estão sendo investidos R$ 3,7 milhões para a impressão de 3,2 milhões de cadernetas e fichas perinatais, instrumento de registo do pré-natal que será anexado ao prontuário da gestante e servirá como espelho da caderneta.

O documento contempla as diretrizes de boas práticas na assistência ao pré-natal, parto e nascimento e as propostas da Estratégia Rede Cegonha, devidamente alinhadas à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Trata-se de um instrumento interativo, que contém espaços para a gestante e seu/sua parceiro/a fazerem anotações e registrarem impressões sobre o momento que estão vivendo, além de ajudar a esclarecer as dúvidas mais frequentes.

Na nova caderneta, os profissionais de saúde podem registrar todos os dados das consultas e informações clínicas da gestante, e será disponibilizada em todos os serviços de saúde que realizam pré-natal pelo SUS no Brasil. Para as gestantes e seus familiares, trata-se de um documento útil, uma vez que traz orientações sobre como será o acompanhamento pré-natal, informações importantes sobre os cuidados na gestação, sinais de trabalho de parto, fisiologia do parto humanizado e cuidados com o puerpério (período de 42 dias após o parto) e amamentação.

REDE CEGONHA – A Rede Cegonha, estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida, tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil e garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres,  jovens e adolescentes com a participação de seus parceiros. A iniciativa qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério, além de contribuir para a redução das taxas de mortalidade materna e neonatal. Atualmente, a Rede Cegonha desenvolve ações em 5.509 municípios, alcançando mais de 2,6 milhões de gestantes.

Por Gustavo Frasão, da Agência Saúde

PRF INICIA CONJUNTO DE AÇÕES PREVENTIVAS PARA A SEMANA SANTA


Alcoolemia, velocidade, ultrapassagem e motocicletas são os alvos das fiscalizações

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, durante toda a semana, um conjunto de ações preventivas com o objetivo de reduzir o número de acidentes durante o período da Semana Santa. Os trabalhos estão voltados para a intensificação do combate a condutas nocivas no trânsito e que são as principais causas de acidentes graves. Todos os esforços se concentrarão no combate à embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares e fiscalização de veículos de duas rodas.
Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas nos hospitais de emergência e prontos-socorros havia ingerido bebidas alcoólicas. O Sistema Único de Saúde (SUS) contabiliza mais de R$ 300 milhões de gastos por ano com pessoas vítimas de acidentes de trânsito. O consumo de álcool aumenta o risco de envolvimento em acidentes e além de ser uma infração de trânsito, dependendo do teor alcoólico encontrado, pode ser enquadrado como crime.
Só em 2015, foram registrados 186 acidentes cuja causa se deu por ingestão de bebida alcoólica ceifando 31 vidas. Visando desencorajar esse comportamento tão lesivo, foi implantada a Operação Álcool Zero 2016. A operação se prolonga até o mês de dezembro e teve sua primeira fase executada neste final de semana, no Agreste paraibano. As ações de combate à embriaguez ao volante flagraram 21 condutores dirigindo sob o efeito de álcool. A cada 17 testes de bafômetro realizados, um condutor foi flagrado cometendo a infração.
O caso mais grave foi registrado na BR-230 quando um condutor foi visto ziguezagueando na rodovia e acabou abordado pelos policiais. O homem havia se evadido de um acidente próximo à entrada do município de Sapé. Ele não possuía habilitação e afirmou que estava retornando de uma festa. O resultado do teste foi 1.05mg/L, índice considerado extremamente alto e tipificado como crime de trânsito. Já na BR-104, próximo a Campina Grande, um motociclista cometeu o mesmo crime. Ele também era inabilitado, estava conduzindo seu veículo de forma perigosa e o valor verificado no teste foi 1.07mg/L. Os homens foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
Integrando ainda as ações de redução de violência no trânsito, foi posta em prática a Operação Velocidade Controlada em virtude da realização de um evento que reuniu grande número de motociclistas às margens da rodovia BR-230, na Região Metropolitana de João Pessoa. O evento não havia sido comunicado à Polícia Rodoviária Federal. Em 5 horas de operação com radar fotográfico foram registrados 414 veículos transitando em excesso de velocidade, incluindo motocicletas, carros de passeios e veículos de carga. Só na data de ontem, três acidentes envolvendo motocicletas foram registrados próximo ao local do encontro.
Ultrapassando os limites – Uma preocupação sempre presente são as ultrapassagens irregulares nas rodovias que não são duplicadas. E não são só aquelas onde os condutores ultrapassam sobre faixa contínua, fato proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas flagramos aquelas que, mesmo sendo permitidas (faixa tracejada), o condutor acaba forçando o veículo que vem em sentido contrário a desviar para evitar uma colisão. Só que nem sempre dá tempo de desviar. As ultrapassagens irregulares, sejam as proibidas ou as forçadas, são as responsáveis pelos mais graves e mais letais acidentes, as colisões frontais. E muitas das vezes, para agravar ainda mais o quadro, os veículos estão em alta velocidade e sendo conduzidos por motoristas bêbados.
Durante a semana da Páscoa, com vista a oferecer maior segurança aos usuários das rodovias, será reforçado o efetivo e a fiscalização nas rodovias federais que cortam a Paraíba, onde serão coibidos os excessos de velocidade, alcoolemia, ultrapassagens, bem como a utilização de motocicletas, motonetas e ciclomotores por pessoas não habilitadas e sem os equipamentos obrigatórios.

Arquivo do blog