Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Correio da Paraíba censura jornalista por tratar de política em coluna

O jornalista e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Vilar, comunicou o cancelamento de sua coluna “Caleidoscópio Midiático” no Jornal Correio da Paraíba, no qual publicava há cerca de 15 anos. Lúcio afirmou que o texto escrito por ele para a edição desta quarta-feira (20) sofreu censura por falar de política.
 
"Especialmente aos leitores da coluna `Caleidoscópio Midiático` que deixa de ser publicada no jornal Correio da Paraíba a partir desta quarta-feira, 20. Um abraço a todos que nos acompanharam durante mais de uma década", escreveu no Facebook.
 
O professor contou que foi surpreendido com email do Chefe de Redação do referido jornal, comunicando que sua coluna havia sido retirada da página já diagramada, sob a alegação de que a empresa havia decidido que conteúdos políticos não poderiam ser abordados nas páginas culturais. Ainda segundo Lúcio, o Chefe de Redação justificou que a coluna intitulada Deu no New York Times estava fora de contexto, e por isso havia sido excluída da edição. 
 
Confira a coluna
 
Deu no New York Times

Fundado em 1851, o The New York Times é considerado ainda hoje o mais influente jornal dos Estados Unidos com ressonâncias planetárias, dada sua tradição de credibilidade que lhe conferiu lugar especial na história do jornalismo contemporâneo. Ao veículo críticas podem ser imputadas, menos de que tenha tido em algum momento de sua trajetória posicionamentos editoriais à esquerda. Quem derrubou Nixon, por exemplo, não foi o NYT, mas o Washington Post.

Pois é, dito isso, vamos ao que interessa: além dos igualmente relevantes jornais e veículos The Guardian (Inglaterra), El País(Espanha), CNN (EUA) e Der Spiegel (Alemanha), o NYT condenou, em editorial, o `golpe de abril` transmitido em rede nacional no último domingo.

“Dilma, que foi reeleita em 2014 por quatro anos, está sendo responsabilizada pela crise econômica do país e pelas revelações das investigações de corrupção que envolve a classe política brasileira”, disse o jornal que já havia reiterado em matéria anterior a conduta de honestidade da presidenta da República.

Já o britânico The Guardian estampou: “Congresso hostil e manchado por corrupção”, enquanto o espanhol El País reforçou: “Deus derruba a presidente do Brasil”, citando os deputados que justificaram o voto pelo impeachment com argumentos de cunho religioso.

O espetáculo dantesco de pornografia política explícita – em nome de Deus e de torturadores – envergonhou o Brasil perante o mundo. Agora, somos a nova “república bananeira”.

Quem vai pagar por isso?!…

parlamentopb

Prefeita Francisca Motta sanciona Projeto de Lei Autorizativo que regulamenta as 30 horas para enfermagem de Patos



A prefeita da cidade de Patos, Francisca Gomes de Araújo Motta, sancionou nesta terça-feira, dia 19 de abril de 2016, a Lei Nº 4.589/2016, que dispõe sobre a autorização da regulamentação da carga horária de 40 horas semanais, para 30 horas, dos profissionais de enfermagem, ou seja, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem e dá outras providências.

O Projeto de Lei Autorizativo apresentado pela vereadora e enfermeira Nadir Rodrigues Guedes (PMDB) e aprovado por unanimidade pelos demais pares da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, prevê a implantação da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem que atuam na administração direta e indireta do município de Patos, em no máximo 30 horas semanais em turnos diários, não excedendo a 6 horas diárias, vedados os turnos contíguos e salvo acordo coletivo.

Ainda de acordo com o PL, após ser sancionada e publicada no Diário Oficial do Município, a Administração Direta e Indireta do Município terá um prazo de seis meses para adaptar as escalas de trabalho de formar de evitar a sobre jornada diária, ou semanal de trabalho destes profissionais.

O presidente do Coren – PB, Ronaldo Beserra, que acompanhou de perto a luta da categoria, postou em uma rede social um vídeo no qual deixou sua mensagem de agradecimento e parabenizou os enfermeiros de Patos e adiantou que, já nesta sexta-feira, estará visitando o município de Condado, também localizado no Sertão da Paraíba, que dentre em breve votará este projeto de reconhecimento ao trabalho da enfermagem.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Secretaria de Saúde de Patos lança programação da Semana de Luta Antimanicomial 2016



A Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio da coordenação de Saúde Mental divulgou nesta terça-feira, dia 19, a programação Semana de Luta Antimanicomial deste ano de 2016. A Semana que será marcada por diversas atividades alusivas ao tema acontece de 16 a 20 de maio.

O objetivo é mobilizar toda a rede de saúde mental do município e também levar o debate para a comunidade, como forma de fortalecer a rede e promover maior interação entre profissionais e sociedade.

As ações têm início na segunda-feira, dia 16 de maio, com atividades sócio-educativas, extra-muro e de lazer no CAPS Infantojuvenil. Na terça, 17, as atividades seguem no CAPS AD.

Já na quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, será promovida a tradicional mobilização em alusão ao movimento, que acontecerá na Praça Getúlio Vargas, a partir das 8h30, com a presença de todos os serviços de saúde mental que atuam no município.

Para a quinta, dia 19, as ações ficam planejadas para o CAPS II, e na sexta, dia 20, encerrando a semana de atividades, acontece a Oficina de Atualização sobre Apoio Matricial, Redes e Territorialização, no CEREST, voltada para profissionais dos CAPS, NASF, CREAS, CRAS e CENTRO POP.

Gerentes e técnicos da Educação participam de formação da Liga Pela Paz - See more at: http://paraiba.pb.gov.br/gerentes-e-tecnicos-da-educacao-participam-de-formacao-da-liga-pela-paz/#sthash.JqEXam3n.dpuf

Gerentes e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE) participam nesta terça (19) e quarta-feira (20) da formação inicial promovida pela Inteligência Relacional na metodologia Liga Pela Paz. A formação acontece na Escola Técnica Estadual de Mangabeira e conta nesta terça-feira com cerca de 20 integrantes da equipe técnica da SEE.
De acordo com Maria Tereza Belchior, líder de conteúdo da área pedagógica da Inteligência Relacional e ministrante da formação, o objetivo do evento é formar a equipe técnica da SEE em conteúdos de educação emocional e social. “Queremos formar essa equipe técnica para conhecimento tanto de como funciona a metodologia, quanto dos temas que embasam a educação emocional e social, trabalhando temas ligados à educação das emoções, sua fundamentação teórica, os conceitos de emoção e como podemos fazer a educação emocional dentro das competências que precisam ser desenvolvidas”, destacou Tereza Belchior.

“Vivemos em meio a discursos inflamados de ódio, que muitas vezes são induzidos pela mídia onde os jovens e crianças passam grande parte do tempo. Aprender sobre como lidar com a diversidade de sentimentos é um grande passo para a reconstrução de um mundo mais sensível. Obrigada aos gerentes regionais, professores, coordenadores e equipe da Inteligência Relacional pelo envolvimento e esforço” observou. Verônica Fragozo, coordenadora da Metodologia Liga Pela Paz na Secretaria da Educação (SEE).
“Nós estamos secundarizando o principal na educação, que é a intimidade humana. Sabemos que a ciência é muito importante, o ensino da Matemática, Linguagem, da História extremamente importante. A ciência que explica. Mas nós precisamos igualmente da arte que intui, da arte que trabalha, que lida com a nossa sensibilidade. Portanto, eu parabenizo os professores de Artes, que estão agregando os fundamentos da educação emocional na formação das nossas crianças, dos nossos adolescentes. E parabenizo igualmente todos os técnicos, todos os gestores que sustentam essa iniciativa tão importante”, ressaltou o professor João Roberto de Araújo, orientador estratégico e fundador da Inteligência Relacional.
“Essa formação é muito importante para a gente, que trabalha na área pedagógica da Secretaria da Educação porque nos faz refletir sobre as práticas da educação emocional, não só no contexto profissional exercido dentro do espaço do órgão, mas também é uma reflexão do que ela pode acarretar nos espaços escolares. Essa prática nos faz parar um pouco para refletir sobre nossas posturas no dia a dia, no trabalho e como educadora” disse Paula Maria Fernandes da Silva, Técnica pedagógica do núcleo de Educação Étnico-racial.

A Inteligência Relacional iniciou em 2014 uma parceria com a SEE desenvolvendo educação emocional e social em escolas da rede estadual junto às famílias. Em seguida, a formação aconteceu nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) para 950 professores e gestores escolares com o objetivo de trabalhar e desenvolver a metodologia da Liga Pela Paz com os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Após a formação dos gestores chegou a vez dos técnicos e gerentes da SEE. “Nessa formação queremos dar mais base e recursos para que a equipe técnica acompanhe os trabalhos com a metodologia Liga Pela Paz nas escolas”, finalizou Tereza Belchior.
99997-1550

Arquivo do blog