Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Projeto forma músicos e cidadãos em Quixaba





O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS “Vereadora Alba Candeia” do município de Quixaba – PB, vem desenvolvendo um projeto no qual o ensino da música tem papel importante na vida e na inclusão social de crianças e adolescentes que moram na cidade e no campo.
O projeto, denominado “Um Sonho musical”, foi idealizado pelo funcionário do CRAS e músico profissional, José Márcio Ferreira (Tutuba). Ele funciona dentro das instalações do CRAS e na Escola Municipal Cícero Sulpino e visa trabalhar na perspectiva de resgate de valores, respeito e cidadania.
Aproximadamente 40 crianças e adolescentes, entre 09 e 17 anos participam deste Projeto, aprendendo linguagem musical, aulas de teoria musical, solfejo, percepção rítmica, percepção melódica, marcha, canto coral, expressão corporal e aulas práticas de instrumentos de metais, flauta doce e percussão. As aulas acontecem durante a semana, no período da tarde, dedicada exclusivamente para o estudo da música, com os alunos intercalando a teoria com a prática.
Em maio deste ano o CRAS firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no desenvolvimento do projeto de extensão do Professor Jeremias Araújo, auxiliado pelos alunos bolsistas Pedro Eder e Igor Monteiro e do Técnico administrativo Leonardo Navarro. No projeto será desenvolvida a apreciação, criação e performance musical. Além destes ensinamentos de música, os alunos recebem noções de comportamento, postura, respeito ao próximo, noções de hierarquia e disciplina, além de desenvolverem a criatividade e a concentração, fortalecendo ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido.
A oficina musical conta também com importante parceiro, o Serviço Social da Indústria, SESI, da cidade de Patos, que colabora com a banda marcial do Cras de Quixaba, cedendo vários instrumentos para o desenvolvimento das atividades e aulas práticas com músicos profissionais da instituição.
Os resultados deste trabalho já começam a gerar frutos, e esta semana as crianças e adolescentes do projeto foram convidadas para realizar uma apresentação na cidade de São José de Espinharas, na solenidade de Inauguração do Centro de Convivência Gabriela Wanderley, naquele município.
A inclusão social e a cidadania é um dos principais focos deste Projeto, e beneficiará enormemente todo o município, transformando Quixaba num ambiente onde a juventude estará envolvida com a arte e a cultura.

radiogabrielafm


quinta-feira, 26 de maio de 2016

Polícia apreende mais de três quilos de drogas na Capital



Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreenderam, nessa quarta-feira (25) mais de três quilos de entorpecentes durante uma ação na Capital. A viatura pertencente à Companhia de Choque realizava rondas na comunidade do Timbó, zona sul de João Pessoa, quando os policiais perceberam dois homens em atitude suspeita.  Durante a aproximação da guarnição, os suspeitos fugiram pulando o muro de uma residência.

Durante a fuga, eles abandonaram uma quantidade de drogas na área de uma residência abandonada. Os policiais apreenderam ao todo cerca de três quilos de crack, 250 gramas mais 49 pinos de cocaína, além de três balanças de precisão, vários sacos para embalagem e facas. O material apreendido foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

Região Metropolitana – Também nessa quarta-feira, na cidade de Bayeux, policiais da 4ª Companhia Independente realizaram duas prisões. Uma delas foi orientada pelo Núcleo de Inteligência da unidade, onde os PMs conseguiram capturar um homem de 21 anos, fugitivo da cadeia pública.

Na outra ação, policiais da Força Tática, durante rondas no bairro do Sesi, conseguiram deter um homem de 19 anos. Ele estava com 16 pedras de crack. Os detidos foram conduzidos para a 6ª Delegacia, em Santa Rita.

PRF recupera carro roubado e prende suspeito depois que policial de folga reconhece o veículo pela placa



O agente da PRF passava por um posto de combustível quando avistou o carro

Um VW Saveiro roubado foi recuperado e um homem foi preso em uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de ontem (25), no Acesso Oeste, em João Pessoa.

Um agente da PRF passava pelo Cajá em seu carro particular e, na folga, quando avistou um carro abastecendo em um posto de combustível que fica à margem da BR 230. O policial havia decorado a sequência de letras e números e as características do veículo, que havia sido tomado de assalto na última segunda feira, em João Pessoa. De imediato, ele ligou para a Central de Informações Operacionais (CIOP) da PRF e pediu apoio para a abordagem. A CIOP acionou duas equipes em duas viaturas, que dirigiram-se ao encontro do agente para que a interceptação fosse feita. Na altura do Oitizeiro (Acesso Oeste) a Saveiro foi abordada e, após checagem nos sistemas de consulta policiais, ficou confirmado que era, de fato, o carro roubado.

O VW Saveiro e o motorista, de 25 anos, foram levados até a delegacia da Polícia Civil para o registro do flagrante.

Tríplice epidemia pelo Aedes será discutida em seminário em Patos com presença da Fiocruz





A cidade de Patos-PB receberá importante seminário no próximo dia 15 de junho, no auditório do Sebrae, no Rodoshopping. Trata-se de uma ampla discussão em torno das doenças causadas pelo Aedes aegypti, envolvendo diversas entidades, sob coordenação da UEPB, por meio de seu projeto denominado Unive-Cidade, que visa melhorar o IDH das cidades.

Diversas entidades parceiras confirmaram participação ao seminário, a exemplo da 6ª Gerência Regional de Saúde, que manteve reunião esta semana com Dr. Cidoval Morais de Sousa, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e pesquisa da UEPB, para discutir a logística e assuntos que serão debatidos no encontro. Toda a Gerência se comprometeu em se envolver nesse encontro que contará com a presença da Fiocruz, considerada uma das mais importantes instituições de pesquisas em saúde pública do mundo.

O Pró-Reitor fez várias críticas ao modelo de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A começar pelo controle químico feito ao Aedes, citando o fumacê, algo que para ele e outros estudiosos não resolve nada e acima de tudo o uso indiscriminado do produto, lançado ao meio ambiente, vem sendo associado ao alto índice de câncer na região.

Sobre o quadro atual de combate ao Aedes, ele afirma que não há tratamento específico, e sim aqueles situacionais; a saúde está um caos; os gestores públicos não sabem o que fazer, já que o modelo aplicado não consegue conter a proliferação das doenças. Diz ser necessário mudar o paradigma de combate ao Aedes. Comenta que o problema não é o mosquito, mas o que o traz.

Cita os cinco anos de seca, com mais de 160 municípios sem água tratada, o que levou a população a acumular o tão precioso líquido em inúmeros vasilhames, que se tornaram criadouros do inseto. “A saúde não mudou os protocolos e continua fazendo a mesma coisa, seja com os agentes de endemias, com os ACS. É preciso repensar isso. A segunda coisa são os gestores que não fizeram o dever de casa no tocante ao saneamento básico”, comentou.

O encontro do dia 15, que reunirá diversas representatividades da sociedade, trabalhará três eixos: panorama nacional, quando se buscará apresentar as justificativas para a atual realidade da tríplice epidemia; será a apresentação das práticas desenvolvidas pelas localidades no enfrentamento ao Aedes, bem como as estatísticas de infestação e de casos, e por último essa articulação das entidades para tentar mudar o quadro epidêmico na Paraíba.

Cidoval exime de culta a população pelas falhas no combate ao mosquito. Diz que a metodologia tem sido equivocada, precisa ser revista e chama a responsabilidade para os educadores formais, informais, da saúde, do meio ambiente. Fala que os habitantes precisam ser ouvidos, essa tenha a oportunidade de passar seu conhecimento, seu agir no combate ao mosquito, algo que tem efeito positivo para o processo, e não receber informações de forma autoritária, somente como se estivesse recebendo ordens.

Cidoval Morais diz que espera que o seminário do dia 15 aprofunde as parcerias, que elas venham a colocar em prática as deliberações, protocolos, metodologias, jeitos de fazer e que sejam produzidos conhecimentos, tecnologias apropriadas para a realidade que estamos vivenciando.

Marcos Eugênio (6ª GRS)

988029016/999474177

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Funes realiza 14a. Semana dos Museus

O Governo da Paraíba através da Secretaria de Estado da Cultura, sob coordenação da Fundação Ernani Satyro celebra a 14ª Semana dos Museus na próxima segunda-feira 30, a partir das 19h no Auditório da Funes.

Na edição deste ano, o artista plástico patoense Rilton Meira de Vasconcelos lançará a exposição “A Arte da Releitura em Pintura”, que apresenta o talento do exímio pintor na representação de peças retratadas, mostrando toda a sua habilidade em promover redefinições de diversos perfis fotográficos ou paisagísticos em telas de pintura acrílica, atendendo pedidos, inclusive para outros países, face a valorosa competência do ilustre patoense.

Também teremos o “Recital do PRIMA” que apresentará números musicais com diversas formações instrumentais, Grupo de Cordas, Percussão, Metais e Voz e o Coral da Funes que realizará mais uma apresentação, mostrando toda a dedicação dos seus componentes na interpretação de clássicos populares de diversos gêneros musicais. Segue abaixo a Programação Completa.

Dia: 30/05/2016

Horário: 19:00h
Local: Auditório Emília Longo Fernandes (Fundação Ernani Satyro)

·         Cerimônia de Abertura
·         Apresentação do Coral da Funes
·         Lançamento da  Exposição  “A Arte da Releitura em Pintura” do Artista Plástico Patoense Rilton Meira de Vasconcelos no Museu da Fundação Ernani Satyro
·         Recital do PRIMA – Programa de Inclusão Através da Músicas e das Artes.

ASCOM FUNES



terça-feira, 24 de maio de 2016

Secretário de Agricultura de Patos alerta criadores de rebanho sobre prazo de vacinação contra aftosa

O secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, alertou nesta terça-feira (24) os criadores com rebanho de bovinos sobre o prazo para vacinação da primeira etapa contra febre aftosa.  A campanha lançada foi lançada início deste mês e segue até a próxima terça-feira (31) com o apoio dos órgãos de controle e vigilância agropecuária.

Sebastião dos Santos explicou o procedimento para vacinação e ressaltou a atenção dos criadores em relação ao prazo. “O criador compra sua vacina, exige a nota fiscal, depois realiza o processo de vacinação no rebanho, recolhe os vasilhames e comparece até a sede da defesa agropecuária, para cadastrar a quantidade de animais vacinados e apresentar a documentação da vacina. Este procedimento é obrigatório e deve ser cumprido por todos”, disse.

Em relação às consequências, o secretário lembrou que além da aplicação de multa, o criador pode ficar inadimplente com os serviços públicos e programas de financiamento. “O criador que não cumprir com o dever da vacinação de seu rebanho, ficará passível a receber a aplicação de multas e também a inadimplência no acesso dos serviços públicos e financiamentos”, concluiu Sebastião dos Santos.

Atualmente a Paraíba é considerada pelo Ministério da Agricultura como território livre da febre aftosa com vacinação.

Seis milhões e meio de unidades do produto foram encontradas em um depósito na cidade de Araçagi





Apreensão recorde

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior apreensão de cigarros contrabandeados do Paraguai da sua história na Paraíba, em uma operação entre a tarde e a noite desta última segunda-feira (23), no município de Araçagi, localizado na Zona da mata Norte do estado. A ação contou com o apoio da da Secretaria de Estado da Receita. Duas pessoas foram detidas e uma pistola foi apreendida.

A PRF recebeu uma denúncia anônima de que cigarros contrabandeados do Paraguai eram estocados em uma fazenda em Araçagi. De posse da informação, que foi compartilhada com a Secretaria Estadual da Receita, equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Receita Estadual foram constatar a possível irregularidade. Ao chegarem no local indicado constataram uma enorme carga estocada em um pequeno galpão. No total foram encontradas 650 caixas, contento 32.500 pacotes, o que totaliza 6.500.000 de cigarros. Os produtos são paraguaios das marcas Gift, Record e R7. O dono da propriedade estava presente e confessou que alugava o espaço para um conhecido.

Arma de fogo – Durante os trabalhos dos policiais e auditores um homem esteve no local à procura do dono da fazenda a fim de pagar o aluguel do galpão. Ele foi abordado pelos policiais, que acabaram encontrando consigo uma pistola Taurus calibre 380, com 13 munições intactas e um rádio transmissor portátil. Como não possuía porte de arma de fogo, foi preso pelo crime de porte ilegal. Há indícios de que o mesmo tenha envolvimento com o material apreendido.

O carregamento de cigarro foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Enfermeiros do HRP lançam livro em Congresso das FIP



Os enfermeiros Allan Martins Ferreira, Edmara da Nóbrega X. Martins, do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, de Patos-PB, professores também das FIP – Faculdades Integradas de Patos, lançaram semana passada o livro Urgência e Emergência: Do APH aos Cuidados Intensivos.

A obra contempla todas as categorias da saúde, assim como dispõe, através do seu conteúdo, das condutas de enfermagem frente a diversas condições de urgência, como clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas.

O lançamento do livro ocorreu durante o 5° Congrefip (Congresso de Enfermagem da FIP), considerado o maior da Enfermagem da Paraíba, uma realização do corpo docente das Faculdades Integradas de Patos, sob coordenação da Doutora Raquel Campos.

Os autores aproveitaram o ensejo do momento para agradecer a todos que colaboraram para a concretização da obra, que será bastante útil para o cotidiano acadêmico. Entre os lembrados estão Professor Dr. Carlos Bezerra e os mestres Elicarlos Nunes e Juliane Nobre. O Dia da Enfermagem, 12 de maio, também foi reverenciado por Alan e Edmara.




Arquivo do blog