Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Reunião com municípios da região de Patos discute monitoramento de indicadores de vigilância em saúde






Aconteceu nesta quarta-feira em Patos uma reunião envolvendo técnicos de vigilância epidemiológica dos municípios e da rede hospitalar da 6ª Regional de Saúde, com foco no monitoramento dos indicadores que norteiam as programações da vigilância epidemiológica do SIM -­ Sistema de Informações sobre Mortalidade, SINASC -­ Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e SINAN -­ Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Sobre a alimentação dos dados desses sistemas, Josefa Ângela Pontes de Aquino, supervisora de ações clínicas e análises epidemiológicas da SES-PB, diz que é necessário a qualificação de pessoal para manter as informações precisas e atualizadas, algo que não vem sendo feito à risca, deixando a desejar, não apenas na Paraíba, mas em nível de Brasil.

“Nosso papel aqui é de orientar, capacitar, mas, por uma série de razões que não temos conhecimento, a alimentação dos dados está sendo inconsistente. Estamos tendo uma boa cobertura, mas a qualidade da informação no Brasil como um todo não tem a qualidade necessária”, comenta Ângela.

Ela explica que os dados gerados nos sistemas são imprescindíveis para a programação de políticas públicas. Argumenta que é preciso saber quem morreu, de que morreu, em que circunstância, a situação dos nascidos vivos, inclusive isso faz parte dos indicadores do objetivo do milênio, que é a redução da taxa de mortalidade infantil, redução da taxa de mortalidade materna e outros indicadores que tem que se trabalhar a redução. São esses dados que norteiam as políticas públicas em cada município.

Doenças cardíacas são a principal causa de morte na paraíba, seguida de neoplasias (câncer) e em terceiro causas externas, com adultos e jovens vindo a óbito em grande escala por causas diversas.



Câmara Municipal promove audiência em defesa da Política da Assistência Social nesta quarta-feira (08)


Durante a Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Patos, na noite desta terça-feira, dia 07 de junho, a vereadora Cláudia Leitão Martins (PR), aproveitou seu espaço na Tribuna para reforçar o convite aos parlamentares e a população para participar de uma Audiência Pública que será realizada nesta quarta.

“Realizaremos uma audiência em defesa da Política da Assistência Social, onde, juntamente com profissionais que atuam nos serviços da Assistência Social de Patos e de cidades da região, onde reforçaremos o que foi discutido durante o Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, onde se definiu posição contrária a aprovação da Medida Provisória 726/2016 que desmonta o comando único da Política Nacional de Assistência Social promovendo a fusão do MDS com MDA e em defesa dos usuários destes serviços”, justificou a parlamentar.

Ainda segundo a vereadora, as mudanças propostas na Medida Providência promoverão um retrocesso na Política da Assistência Social, uma vez que, com a fusão do Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a administração dos recursos do Bolsa Família passaria a ser realizada pelo INSS, que dispõe apenas de 1605 agencias em todo o país, enquanto cada um dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma Secretaria de Assistência Social com equipes preparadas para realizar este trabalho.

“É importante a participação dos profissionais do serviço social, psicólogos e a população em geral, que como usuária das Políticas da Assistência Social também precisam se pronunciar”, convocou Cláudia.

Pauta da Sessão

A Sessão ainda contou com a votação e aprovação de Projetos de Lei e Requerimentos dos parlamentares, entre os quais, o PL 023/2016, de autoria da vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), que dispõe sobre a implantação de medidas de informação a gestante a parturiente sobre a política nacional de atenção obstétrica e neonatal; o PL 061/2016, de autoria da vereadora Cláudia Leitão, que institui o Dia do Contabilista no âmbito do município de Patos; e o Projeto de Lei 104/2016, de autoria da vereadora Lucinha Peixoto, que denomina Rua Durval da Silva Melquiades “Durval do Hospital”, uma artéria sem nome localizada nos Bairros Morro e Liberdade.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Diversos tipos de drogas foram apreendidos e quatro homens foram presos durante a ação



João Pessoa, 08 de junho de 2016. Foi iniciada ontem (7), mais uma etapa da Operação Rota Segura nas rodovias paraibanas. Durante a ação, diversas ocorrências foram flagradas culminado na prisão de quatro homens ao logo da BR-101. Além das prisões, a operação resultou na apreensão de  16kg de maconha,  1,5kg de cocaína, 300g de crack. Um veículo clonado e uso de documento falso  também foram  pegos na operação.

 A operação que obedece a um calendário de ações, tem por objetivo como seu próprio nome sugere,  promover o tráfego seguro de todas as pessoas e otimizar esforços para reduzir a violência do trânsito. A ação que se estendeu na principais rodovias paraibanas teve flagrantes de criminalidade ao longo da BR-101 e BR-230.

No início da noite, na BR-101 no município de Alhandra/PB, os policiais abordaram uma motocicleta Honda CG 150 e perceberam, durante a fiscalização, a inautenticidade do documento do veículo. No decorrer da inspeção foi verificado que a motocicleta era  um clone e que na realidade se tratava de um veículo com ocorrência e roubo e furto  na cidade de Aliança-PE em novembro de 2015.

Horas mais tarde na BR-101, mas no município de Mamanguape, os agentes policiais abordaram um GM  Vectra com dois homens. Ao procederem a verificação interna do automóvel, foi encontrada uma caixa contendo 16kg de maconha, 1,5 kg de cocaína e 300g de crack, além de dois rádios comunicadores. A dupla que havia saído de Natal/RN e tinha como destino Campina Grande/PB, tinha como integrante um ex-presidiário que havia cumprido pena no presídio Serrotão em Campina Grande. O homem já estava em liberdade há três anos e era integrante de uma quadrilha de assalto a bancos que havia realizado um assalto no município de queimadas em 2013.

Já na BR-230, um veículo VW Gol foi abordado na altura do KM em Cabedelo, sendo encontrado em seu interior um pacote contendo 500g de maconha.

Além do combate ao crime, a operação Rota Segura também visa a promoção da segurança viária voltada para a prevenção de acidentes.  Condutas nocivas no trânsito são combatidas, mas principalmente aquelas relacionadas ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas, falta do uso do cinto de segurança como também  envolvendo motocicletas ou ciclomotores, historicamente conhecido pelos índices elevados de letalidade.
Somente ontem até a meia noite 170 autos de infrações foram lavrados, 355 pessoas e 351 veículos foram fiscalizados.

Ascom/PRF

terça-feira, 7 de junho de 2016

Saúde divulga novo boletim sobre casos de microcefalia na Paraíba



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Resposta Rápida, no período de agosto de 2015 até a vigésima segunda semana de 2016, registrou 885 casos de microcefalia em 135 municípios paraibanos. Destes casos, 136 foram confirmados com base nos laudos dos exames de imagem e/ou resultados de exames laboratoriais para detecção do vírus zika; 449 descartados para a microcefalia relacionada à infecção congênita e 300 seguem em investigação. 

Quanto aos óbitos, não houve alteração em relação aos números do último boletim. Dos casos notificados na Paraíba, 24 evoluíram para óbito, sendo confirmados 11, nos municípios de Campina Grande (1); Conde (1); João Pessoa (1); Juazeirinho (1); Olivedos (1); Santa Rita (2); São João do Rio do Peixe (1); São José do Sabugi (1) e Sapé (2). Três foram descartados e 10 estão sendo investigados. 

Para outros esclarecimentos, deve-se entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da SES, por meio do endereço eletrônico: cievs.pb@gmail.com ou pelo telefone: 0800-281-0023. 

Ações – O Governo do Estado, por meio da SES, vem desenvolvendo uma série de atividades de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, com o apoio do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Polícia Militar, além dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. 

Sala de Situação – A Sala de Situação funciona no Espaço Cultural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com a presença de representantes da Gerência de Vigilância Ambiental, da SES; Defesa Civil; Polícia Militar; Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros. 
Além do aplicativo para dispositivos móveis, as denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser registradas por meio da Central de Atendimento, pelos números 3218-7303/ 7603/7713 e 0800-281-0023 e 9-8822-8080. 

Alô Mãe – O programa de monitoramento de gestantes Alô Mãe também funciona no Espaço Cultural e acompanha, por meio de ligações telefônicas, o processo de cuidado no pré-natal das gestantes, em todo Estado. 
A partir das informações disponibilizadas pelas gestantes, será considerado alerta o fato de terem apresentado sintomas e/ou sinais das doenças ocasionadas pelo mosquito (dengue, zika e chikungunya) durante a gestação. Nestes casos, de imediato, serão orientadas a buscarem os serviços de referência, considerando o Protocolo de Atenção à Microcefalia do Estado da Paraíba.


Secom/PB

Arquivo do blog