Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 24 de junho de 2016

50 Anos de Cores sai de cartaz em Patos neste sábado



Nato da Morada do Sol, chegando aos 66 anos, Manoel Perigo Neto, mais conhecido por Perigo Neto, assinatura de longas datas de suas telas de cores quentes, frias, alegres que retratam tão bem um universo cultural de seu berço, de suas vivências, reflexões do cotidiano regional.

A pescaria, o cangaço, a religiosidade, dramas sociais, como a miséria são alguns temas tão bem detalhados na exposição Perigo Neto - 50 Anos de cores (22 quadros), que representam as cinco décadas de dedicação às artes plásticas, em cartaz no Centro Cultural Amaury de Carvalho, em Patos, e que ficar em cartaz até amanhã, 25 de junho.

50 Anos de Cores ocupou dois anos do cotidiano do artista plástico patoense até ser concluída. Nada mais gratificante para o autor que celebrar meio centenário de produção artística em sua terra, com a presença de muitos amigos, do TG, antigo Diocesano, Estadual, e do Fortelândia, clube de jovens da cidade, um dos momentos marcantes de sua vida, onde surgiram as primeiras pinceladas (Roberto Carlos), numa pintura em parede. “Essa exposição no período junino me dá a satisfação de reencontrar muitos que residem fora, que costumar aparecer em Patos nesse período”, comenta Perigo neto.

Do desenho do rei Roberto Carlos foram surgindo convites para pinturas em clubes, períodos de carnaval, festas regionais, como a do Algodão, da Primavera em seguida ele passou para as telas. Uma das obras que bastantes visíveis de Perigo neto são os painéis (12) da antiga rodoviária de Patos, feitas em 1972, a convite do então prefeito Olavo Nóbrega, por meio do amigo de Perigo, Romero Nóbrega (In memória) para celebrar o Sesquicentenário (150 anos) da Independência.

As cores marcantes, que tanto identificam a produção do artista patoense tem muito a ver com o trabalho ligado aos carnavais, que exigiam dele misturas de cores em tonalidades fortes. Os temas abordados fazem parte do contexto regional, das coisas, dos homens simples, das localidades em que residiu ou reside, exemplo das imagens praieiras, da sua permanência em Fortaleza, Recife.

“O tempo leva à perfeição”

Perigo Neto faz uma análise do mercado de artes plásticas no Brasil. “É bastante complicado. Costumo comparar o artista plástico ao cantor. Existem milhares, mas poucos conseguem gravar, aparecer no cenário nacional. A concorrência é muito grande e o incentivo à cultura todos sabem como funciona aqui no Brasil”, opina.

Sob o aspecto de incentivo a quem se propõe enveredar pelas artes plásticas, formas e imagens, Perigo Neto orienta a começar e não parar, que a aprendizagem só acontece através da prática, do aprimoramento a cada dia. “O tempo leva à perfeição. Ainda estou aprendendo e gostaria de ter mais tempo para melhorar cada vez mais”, afirma. Acrescenta que pretende continuar produzindo, mesmo com o tempo curto que dispõe, por ser funcionário público.


Marcos Eugênio

Show de Vicente Nery contagia público na terceira noite do São João de Patos 2016




A terceira noite do São João de Patos 2016, referente a essa quinta-feira, dia 23, conseguiu manter o mesmo nível de animação das noites anteriores, ainda mais quando a principal atração foi o cantor Vicente Nery.

Vale ressaltar que logo cedo da noite, a partir das 20h00, os forrozeiros que já se encontravam no Terreiro do Forró tiveram a oportunidade de conferir os shows da banda Balanço de Mulher e da cantora Isabella e Forró da Macambira.

“Tocamos um repertório que trouxe a essência da música nordestina para o palco, e por isso tenho um sentimento de gratidão por poder participar desta festa que a cada ano se consolida como a mais popular do nordeste”, externou Isabella.

Em seguida, a banda Pegada de Barão esquentou o público que neste momento já lotava o Terreiro do Forró a espera da grande atração da noite, o cantor Vicente Nery.

Com muito carisma e atenção ao público Vicente Nery subiu ao palco levando consigo um repertório recheado de forró das antigas, romantismo e brega. Um detalhe interessante do show foi quando ele desceu do palco e foi cantar em meio à multidão.

“Estou feliz em perceber que o forró autêntico está tendo espaço, e aproveito pra demonstrar minha satisfação de poder estar mais uma vez no São João de Patos que a cada ano cresce mais ainda”, comentou.

O proprietário da área Badalada eventos, Wescley Barbosa, fez uma avaliação destacando a qualidade das atrações e a calmaria que tem pairado sobre os festejos até então. “Espero que continue assim, pois encerraremos o evento com muito sucesso”, disse.

E pra encerrar mais uma noite do São João de Patos, as atrações Forró Pegado e Netinho Lins e Forró da Canxa, conseguiram manter o público aceso e com vontade de mais forró.

PROGRAMAÇÃO PARA OS DOIS ÚLTIMOS DIAS DE FESTA:

SEXTA, DIA 24

Tiete e os Timbaleiros – 20h00
Cela Dourada – 20h50
HudShow – 21h40
Espora de Ouro – 22h30
Eliane – 23h40
Harry Estigado – 01h30
Solteirões – 02h20

SÁBADO, DIA 25 (ENCERRAMENTO)

Matéia do Forró – 20h00
Forró do Precateado – 20h50
Sanara e Forrozão SA – 21h50
Tony Farra – 22h40
Bruno e Marrone – 00h00
Forró do Dono – 01h40
Roberto Vaneirão – 02h50

A estimativa de público gira em torno de 70 mil pessoas por cada noite. 

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso pela Polícia Federal


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (23) o ex-ministro ministro do Planejamento do governo Lula e das Comunicações no primeiro governo Dilma, em Brasília. Ele é marido da senadora petista Gleisi Hoffmann.

A prisão do ex-ministro faz parte de um desdobramento da Operação Lava Jato denominada de Custo Brasil. Nesta fase, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita Federal apuram o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal, todos expedidos, a pedido da PF, pela 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo. 

Há indícios de que o MPOG direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados, interessados na concessão de crédito consignado. Segundo apurou-se, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no MPOG por meio de outros contratos - fictícios ou simulados. 

O inquérito policial foi instaurado em dezembro de 2015, após a decisão do Supremo Tribunal Federal para que a documentação arrecadada na 18ª fase da Operação Lava Jato, conhecida como Pixuleco 2, fosse encaminhada para investigação em São Paulo. 

Os investigados responderão, de acordo com suas ações, pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de 2 a 12 anos de prisão. 

Os presos e o material apreendido serão encaminhados à sede da Polícia Federal em São Paulo.

Terra


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Pinto abre São João de Patos numa noite de olhares para Safadão






O tradicional e um dos maiores celebrados eventos juninos do Brasil, o São João de Patos, foi aberto oficialmente nesta terça-feira 21 pelo cantor, compositor e músico sertanejo, Pinto do acordeon, que cantou músicas de seu imenso repertório e do velho Gonzagão. Olha pro céu (Luiz Gonzaga), considerado hino de abertura do São João de Patos, ecoou pelo Terreiro do Forró, que viveu mais uma noite memorável com um imenso público, interessado especialmente no show de Wesley Safadão, alvo de polêmica entre as cidades de Caruaru e Campina grande, no tocante ao cachê cobrado, cujo valor varia de cidade para cidade em 240%.

O Terreiro sacudiu ao anúncio de Safadão, que fez um show eletrizante, mas também cantou algo mais romântico para sua legião de fãs em estado de frenesi a cada canção. Antes de Safadão houve apresentações de Pinto, Forró Pegação, cujo vocalista Pedrinho teve que ser atendido or uma equipe do Samu antes de sua apresentação, provavelmente por problemas de vesícula, segundo os técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o qual teve que ser medicado.

Luan Estilizado e Aviões do Forró são as grandes atrações desta quarta-feira, segunda noite de festa. A cada dia o público pode dançar ao som de muito forró pé-de-serra, com diversas atrações da localidade.  Este ano a Prefeitura Municipal presta homenagem à cantora da terra Gê Maria, falecida em agosto do ano passado.

Este ano o Procon está maias presente na fiscalização para coibir abusos na comercialização de bebidas, no transporte de passageiros, táxi, mototáxi. Sobre mais essa edição do São João, a prefeita Francisca Motta, que não discursou na abertura do evento, como também não quis comentar sucessão municipal, se disse contente pela alegria das comemorações juninas, o grande fluxo de gente à cidade e pediu para que as pessoas sejam responsáveis no trânsito, evitando guiar veículos após consumir álcool.

Até o dia 25, sábado, ainda passarão pelo Terreiro do Forró nomes como Bruno e Marrone, Eliane, Vicente Nery, Solteirões do Forró, Roberto Vaneirão, além das atrações locais.



terça-feira, 21 de junho de 2016

Câmara de Patos encerra 7º Período Legislativo em Sessão Extraordinária para votação do PL que autoriza permuta de terrenos



Os vereadores que integram a Gestão 2013-2016 da Câmara Municipal de Patos encerraram na noite desta segunda-feira, dia 20 de junho, em Sessão Extraordinária, as atividades parlamentares relativas ao 7º Período da 16ª Legislatura da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

A Sessão, convocada de forma extraordinária pela Mesa Diretora da Casa, teve como intuito principal, apreciar e votar, em segunda votação, o Projeto de Lei do Poder Executivo 022/2016, que autoriza o Município de Patos a permutar terreno com o empresário Valcelon Carvalho, para assegurar a continuação das obras de construção do Canal do Noé Trajano e Novo Horizonte.

O PL deu entrada para leitura durante a Sessão Ordinária realizada no dia 14, onde o líder do Governo na Câmara, o vereador Raniere Ramalho (PMDB), apresentou pedido de Urgência Urgentíssima para sua apreciação e votação, foi analisado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara e voltou ao Plenário para primeira votação na Sessão Ordinária do dia 16.

O Projeto de Lei 022/2016 foi aprovado por unanimidade entre pares tanto em primeira votação, quanto nesta segunda votação e agora segue para promulgação do Executivo Municipal, que agora está autorizado pelo Poder Legislativo para realizar a permuta dos terrenos por onde passará o Canal, por outros localizados nos Loteamentos João Dudu, Tambiá, Arnóbio Lilioso, Luar do Campestre e Wantuy Martins.

A Sessão Extraordinária foi presidida pela presidente da Mesa Diretora da Casa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), que ao final teve que se ausentar, passando a presidência dos trabalhos ao vice-presidente Ivanes Lacerda (PMDB), o qual, ao final da Sessão, falou a imprensa a respeito do Período Legislativo concluído nesta segunda.

De acordo com o parlamentar, “este Período Legislativo, assim como os demais que tiveram a frente da Mesa Diretora a presidente Nadir, foram marcados pela presença e participação da população nos debates promovidos através da realização das Audiências Públicas”.

“Foi um período muito proveitoso, onde foi marcado pela presença da sociedade, pelo interesse da sociedade nas Audiências Públicas. Requerimentos, Projetos de Leis, eles são sempre presentes em todos os Períodos Legislativos, mas, em minha opinião, o que marcou foi a discussão com a sociedade dos problemas de interesse coletivo. A sociedade compareceu de forma muito prestigiosa aos momentos em que discutimos temas como saúde, segurança pública, infraestrutura, entre outros”, declarou Lacerda.

Também compareceram a Sessão os vereadores Inácio de Gelo (PMDB), Isis Medeiros (PSDB), Diogo Medeiros (PSB), Lucinha Peixoto (PCdoB), Claudia Leitão (PR), Raniere Ramalho (PMDB), Fernando Jucá (PTB), Jefferson Melquiades (PRB) e Toinho Nascimento (PSDB). Os vereadores Jardelson Pereira (PSDB) e Sales Junior (PRB) justificaram suas ausências.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

segunda-feira, 20 de junho de 2016



José Leudo


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro está vivendo mais uma campanha de conscientização sobre prevenção de acidentes. Como as festas juninas fazem parte, de forma intensa, das tradições culturais da região, o alvo dessa ação de saúde pública é a queima de fogos de artifício e de fogueiras, algo que preocupa a todos pelas sequelas deixadas nas vítimas. Outro objetivo é conscientizar condutores de veículos a não associarem álcool e direção. O HRP atende mais de 300 pessoas mensalmente vítimas de acidentes de trânsito, a maioria motociclista.

Segundo o diretor do Regional, José Leudo Farias, o HRP já fechou sua escala de plantonistas, realizou novos treinamentos com sua equipe técnica, fez manutenção de todas as ambulâncias para casos de necessidade de transferência de pacientes, investiu mais em insumos e medicamentos.

“Acidentes com fogos de artifício têm causado muitas sequelas, com pessoas perdendo visão, audição, membros como dedos, mãos, queimaduras graves. Então é preciso muita atenção, principalmente com as crianças, para que não fiquem expostas a fogos não recomendados para a idade delas”, alerta o diretor do Regional.

Ele explica que o trabalho de conscientização sobre acidentes de trânsito tem sido constante pelo Hospital, que recebe um número excessivo de vítimas diariamente, a maioria de jovens. Além das sérias consequências físicas, emocionais, há a questão social, com um custo muito alto para o processo de recuperação.

Um dado constatado pelo Hospital Regional de Patos durante as festas juninas tem sido o número elevado de mulheres alcoolizadas que chegam à urgência, muitas vezes até superando o de homens. Na curva de atendimento o pico mais alto acontece entre às 5h e 8h da manhã, ou seja, depois de uma noite de festa, no retorno para casa.

“Patos está de portas abertas para receber todos aqueles que venham festejar o São João. A gente pede que as pessoas respeitem as leis de trânsito, não associem bebidas alcoólicas com direção, para que voltem em segurança para o lar. Torcemos para que tudo dê certo e possamos comemorar ao final da festa a redução do número de acidentes e óbitos, principalmente na região polarizada por Patos”, conclui José Leudo.



Marcos Eugênio (6ª GRS)

PRF RECUPERA TRÊS VEÍCULOS ROUBADOS E FLAGRA 30 PESSOAS DIRIGINDO SOB EFEITO DE ÁLCOOL



As ações aconteceram durante o final de semana



João Pessoa, 20 de junho de 2016. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou três veículos roubados. As ações aconteceram em Pocinhos, Queimadas e Alhandra. Duas pessoas também foram presas e outras 28 tiveram suas Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) recolhidas por dirigirem sob efeito de álcool.

Na sexta-feira a noite, durante fiscalização realizada no município de Pocinhos, na BR-230, foi abordado o veículo Fiat Pálio com placas aparentes de São Paulo/SP, conduzido por um homem de 25 anos. Ao solicitarem os documentos pessoais e do veículo, a equipe percebeu sinais de adulteração no CRLV  - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Efetuada vistoria minuciosa nos elementos de identificação veicluares, foi constatado que a placa original se tratava de um veículo com ocorrência de roubo e furto em São Paulo registrada em dezembro de 2014. O condutor responderá pelos crimes de receptação e  falsificação de documento público.

No sábado, um ciclomotor Shineray Phoenix  foi recuperado na BR-104, na altura do município de Queimadas. Durante a abordagem, os policiais verificaram que o ciclomotor estava com o número do chassis suprimido (raspado). Diante da suspeição de ser veículo roubado, o condutor e o ciclomotor foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil daquele município.

Já no início da noite do domingo, um Citroen/C3 foi recuperado na BR-101, em Alhandra. Os agentes deram ordem de parada ao veículo que era conduzido por um jovem de 20 anos e ao ser solicitado os documentos pessoais e do veículo, o condutor afirmou não possuir. Ao procederem as consultas nos sistemas policiais, foi constado o registro de roubo e furto em São Bernardo do Campo/SP. O homem foi levado a Delegacia de Polícia Civil e, se condenado  pela justiça, responderá pelo crime de receptação.

PRISÕES POR ALCOOLEMIA.

Da sexta-feira até o domingo, 30 pessoas foram flagradas conduzindo veículo automotor sob efeito de álcool nas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba. Dos 30 infratores, 2 responderão pelo crime do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): dirigir sob efeito de álcool. Os condutores presos, ambos de 22 anos, estavam conduzindo motocicletas e um deles tentou fugir.

A primeira ocorrência de prisão por alcoolemia aconteceu em Queimadas, na noite de sexta-feira (17). Um homem que pilotava uma Honda Titan foi abordado pela equipe policial na BR-104. O condutor  que não possuía habilitação e estava com visíveis sintomas de embriaguez foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil daquele município.

No Sertão paraibano, na BR-427, próximo ao município de Pombal, uma dupla foi vista trafegando pela rodovia sem fazer uso do capacete.  Os policiais deram ordem de parada que foi prontamente desobedecida quando os homens iniciaram a fuga trafegando em velocidade incompatível com o local.  Depois de alguns minutos de acompanhamento tático, a equipe PRF conseguiu realizar a abordagem da dupla. O condutor, além de ser inabilitado, estava pilotando a motocicleta com alto teor de álcool. Além da embriaguez, foi dada voz de prisão pelo cometimento do crime previsto no artigo 311 do CTB: trafegar em velocidade incompatível com a segurança.

ASCOM

domingo, 19 de junho de 2016

Curso de Terapia Comunitária com inscrições abertas na Paraíba


Já estão abertas as inscrições para o IX Curso de Formação em Terapia Comunitária Integrativa (CTI), curso este que acontecerá no Centro Holístico AFYA, no Alto do Mateus, em João Pessoa, de julho deste ano a junho de 2017, numa realização do MISC-PB – Movimento Integrado de Saúde Comunitária.

Trata-se de uma formação básica que capacita, prioritariamente, profissionais e estudantes da área da saúde, educação, justiça, social, dentre outros que queiram atuar como terapeutas comunitários em espaços coletivos em que haja pessoas vivenciando sofrimento emocional, tipo estresse, conflitos familiares, isolamento social, de relacionamento que levam à doenças.

Criada pelo médico psiquiatra e antropólogo da UFCE, Dr. Adalberto de Paula Barreto, a Terapia Comunitária Integrativa existe no Brasil desde 1987, uma atividade vivenciada também na sociedade de diversos países europeus e sul-americanos. O curso que está sendo oferecido na Paraíba tem carga de 240h, sendo 100 teóricas vivenciais, 60h de intervenções de fisioterapeuta e 80h práticas.

Em um ano de curso serão trabalhados cinco módulos:

I – Arte de cuidar e resiliência;
II – Terapia comunitária Integrativa: história, conceitos bases teóricas e método;
III – Pensamento sistêmico e comunicação;
IV – A TCI e as crises
V – Antropologia Cultural e Pedagogia Freiriana.

“Trata-se de uma terapia complementar que possibilita o surgimento de espaços de fala e de escuta, fortalece vínculos, capacita as pessoas e as redes de solidariedade existentes em cada território”, explica Maria Djair Dias, coordenadora do polo formador Paraíba.


Marcos Eugênio (pbnoticias.com)


Arquivo do blog