Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quixaba: estudo comprova crescimento do município desde 2009


IFDM mostra Quixaba como a 9ª cidade do Estado na avaliação consolidada da Saúde, Educação e Emprego & Renda

O último Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado, edição 2015 (Ano-base 2013), mostrou que o município de Quixaba, que um dia chegou a ser dos mais atrasados socioeconomicamente do país, cresceu consideravelmente de 2009 para cá nos âmbitos da saúde, educação e emprego e renda.

Criado em 2008, o IFDM é um estudo elaborado pelo Sistema FIRJAN, baseado em estatísticas públicas oficiais, fornecidas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. O FIRJAN, por sua vez, é um sistema composto por cinco organizações (SESI, SENAI, IEL, CIRJ, e a próprio FIRJAN) que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros nas áreas de “Emprego & Renda”, “Educação” e “Saúde”.

A avaliação do FIRJAN, através do índice, acontece da seguinte maneira: os municípios são avaliados nas áreas supracitadas por meio de notas que vão de “0,0” a “1,0”, podendo, de acordo com elas, apresentarem Baixo Desenvolvimento (0,0 - 0,4), Desenvolvimento Regular (0,4 – 0,6), Desenvolvimento Moderado (0,6 – 0,8), e Alto Desenvolvimento (0,8 – 1,0).

O IFDM consolidado de Quixaba (que é soma dos índices das três categorias analisadas juntos) foi de 0.6926, colocando o município na 9ª colocação entre os 223 municípios de todo o estado paraibano. A nível nacional, Quixaba, que já esteve entre as cidades mais pobres do país, ocupa, hoje, a posição de número 2.150 no ranking do IFDM Consolidado, ou seja, o Município chegou a saltar quase 3.000 posições, desde 2009, na Saúde, Educação e Emprego & Renda.

Individualmente, o maior índice atingido nessa última edição do IFDM foi na área da saúde, que atingiu 0.8563 pontos, apresentando “Alto Desenvolvimento” na sua avaliação. Educação atingiu 0.7702 (“Desenvolvimento Moderado”), enquanto Emprego & Renda atingiu 0.4515 (“Desenvolvimento Regular”). Nenhum dos itens avaliados teve “Baixo Desenvolvimento”.

Clicando no link abaixo, você pode conferir a avaliação feita pelo Sistema FIRJAN no site da própria organização.




Polícia prende integrantes de quadrilha especializada em assaltos a banco




Investigações desenvolvidas pela Polícia Civil da Paraíba, por meio do seu Grupo de Operações Especiais (GOE), resultaram na prisão de cinco pessoas suspeitas de roubos a banco, homicídios e clonagem de veículos nessa quinta-feira (21). A ação aconteceu em Carapibus, município do Conde, no Litoral Sul, e contou com o apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar da Paraíba, da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (RN) e do Ministério Público (Gaeco).

De acordo com o delegado do GOE, Allan Terruel, todos os presos são naturais do Rio Grande do Norte e se escondiam na Paraíba com a intenção de cometer crimes em várias cidades do Estado. “Primeiramente recebemos informes de que os presos estariam em Baía da Traição, uma região de praia, tranquila. As denúncias chegaram via o número 197 – Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds), informando a existência de um grupo criminoso na área. Quando começamos os levantamentos, descobrimos que os suspeitos estariam em uma localidade de difícil acesso no Litoral Sul. Com investigações e incursões na área desde o último dia 18 de julho, chegamos a identificar a casa que servia de esconderijo e que eles provavelmente estavam armados. Conseguimos efetuar a prisão dos suspeitos em uma ação que envolveu 30 policiais. Eles foram presos em flagrante na posse de várias armas, materiais roubados e dinheiro. Apreendemos veículos roubados também”, disse a autoridade policial.

Foram presos: Ranielson dos Santos, de 27 anos; Rafael Douglas de 19; Daniel Francisco, de 25 anos, Arlon Cleiton Barbosa, de 22 anos; e Alexsandro Ribeiro da Silva, de 29 anos. O delegado da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) do Rio Grande do Norte, Emerson Valente, disse que alguns dos suspeitos são foragidos do sistema prisional. “Os presos já tinham passagem pela Polícia e participavam de um esquema criminoso que envolvia o roubo de veículos, a posse ilegal de arma de fogo e ainda homicídios em vários municípios do Rio Grande do Norte. Trocamos informações com a Polícia Civil da Paraíba e nesse apoio mútuo foi possível prender os criminosos e apreender vários materiais que dão materialidade ao tipo de crime cometido por eles, no caso, as explosões a banco”, afirmou Valente.

Durante as abordagens, foram apreendidas oito armas de fogo, cinco equipamentos explosivos, óculos de sol, celulares, uma quantia em dinheiro, placas de carro clonadas, materiais para adulteração de chassis, televisores, ventiladores e ainda veículos. Ainda segundo o delegado Allan Terruel, em depoimento os suspeitos confessaram a participação nas práticas criminosas, principalmente nas ações contra instituições bancárias. “Eles disseram que estavam se preparando para realizar uma explosão de caixa eletrônico na cidade de Campina Grande e confessaram que integram um grupo de assaltos a banco aqui na região da Paraíba”, explicou Terruel. Os presos serão encaminhados para o Presídio do Róger, onde deverão aguardar as decisões da Justiça. 

Imagem peregrina visita Hospital Regional de Patos



 O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro está no roteiro de visitação da imagem peregrina Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Uma das das réplicas, que desde o dia 10 deste mês está percorrendo a Diocese de Patos, neste ano santo da Misericórdia, transitará também pelas dependências do HR.

A imagem percorrerá as dependências do Regional neste sábado 23, momento dedicado a orações e reflexões sobre a vida, a solidariedade cristã. Todos os funcionários, acompanhantes de pacientes e àqueles que puderem acompanhar essa passagem pelo Hospital estão sendo convidados pela direção.

No próximo ano serão comemorados os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, recolhida por pescadores ao lançar suas redes nas águas do Paraíba do Sul. "Será uma imensa honra para todos nós recebermos nas dependências do Hospital Regional de Patos a imagem de Nossa Senhora. Representa um estímulo à paz, serenidade e devoção", comenta o diretor do Janduhy Carneiro, José Leudo de Farias.


quarta-feira, 20 de julho de 2016

Diocese de Patos realiza ação de conscientização sobre o voto consciente



A Diocese de Patos realiza no próximo dia 22, às 16h30, uma mobilização na Concha Acústica, de onde partirá uma passeata com destino à Praça Getúlio Vargas. O objetivo dessa ação é tornar os cidadãos mais conscientes em relação às eleições de outubro próximo, segundo explica o bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva.

Ele comenta que a Diocese elaborou uma cartilha, que será distribuída com a sociedade, a fim de oferecer informações que sirvam de reflexão sobre o processo eleitoral, do voto consciente. Ele convida toda a população, movimentos sociais, lideranças sociais, religiosas e inclusive políticas a participarem do ato.

“Como Igreja, no seu setor social, obediente à palavra do Papa Francisco, da CNBB, à doutrina social da Igreja, queremos contribuir na formação política, que junto com a fé devem caminhar juntas como elementos de transformação, de melhoramento de nossa sociedade. Queremos construir um mundo mais fraterno e a política é um excelente canal para que isso aconteça”, enfatiza Dom Eraldo.


Ministério da Saúde confirma 1.709 casos de microcefalia

Foto:novojornal.jor.br
O informe semanal reúne as informações encaminhadas pelas secretarias estaduais de saúde até 16 de julho. Outros 3.182 casos permanecem em investigação
Novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (20), aponta que, até 16 de julho, foram confirmados 1.709 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. Permanecem em investigação pelo Ministério da Saúde e pelos estados 3.182 casos suspeitos de microcefalia em todo o país.
Desde o início das investigações, em outubro do ano passado, 8.571 casos foram notificados ao Ministério da Saúde. Destes, 3.680 foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia ou malformações confirmadas por causa não infecciosas. Também foram descartados por não se enquadrarem na definição de caso. 
Do total de casos confirmados (1.709), 267 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia. Os 1.709 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 595 municípios, localizados em todas as unidades da federação e no Distrito Federal.
No mesmo período, foram registrados 354 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Isso representa 4,1% do total de casos notificados. Destes, 102 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 192 continuam em investigação e 60 foram descartados.
O Ministério da Saúde ressalta que está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central informados pelos estados, além da possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.
A pasta orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
Distribuição dos casos notificados de microcefalia por UF, até 16 de julho de 2016
  
Casos de Microcefalia e/ou malformações, sugestivos de infecção congênita
Total acumulado1 de casos notificados de 2015 a 2016


Regiões e Unidades Federadas
Em investigação
Confirmados2,3
Descartados4
Brasil
3.182
1.709
3.680
8.571
Alagoas
63
79
189
331
Bahia
668
277
260
1.205
Ceará
168
129
239
536
Maranhão*
90
133
62
285
Paraíba
259
148
486
893
Pernambuco
513
371
1.177
2.061
Piauí
14
89
74
177
Rio Grande do Norte
201
123
123
447
Sergipe
75
117
57
249
Região Nordeste
2.051
1.466
2.667
6.184
Espírito Santo
80
21
69
170
Minas Gerais
69
3
60
132
Rio de Janeiro
316
87
175
578
São Paulo
352 a
10 b
186
548
Região Sudeste
817
121
490
1.428
Acre
9
2
30
41
Amapá
1
7
4
12
Amazonas
12
8
5
25
Pará
46
1
0
47
Rondônia*
4
5
9
18
Roraima
6
10
11
27
Tocantins
61
17
88
166
Região Norte
139
50
147
336
Distrito Federal
2
6
39
47
Goiás
40
15
93
148
Mato Grosso
91
35
126
252
Mato Grosso do Sul
8
5
14
27
Região Centro-Oeste
141
61
272
474
Paraná
0
4
37
41
Santa Catarina
3
1
5
9
Rio Grande do Sul
31
6
62
99
Região Sul
34
11
104
149
1 Número cumulativo de casos notificados que preenchiam a definição de caso operacional anterior (33 cm), além das definições adotadas no Protocolo de Vigilância (a partir de 09/12/2015) que definiu o Perímetro Cefálico de 32 cm para recém-nascidos com 37 ou mais semanas de gestação e demais definições do protocolo.
2 Apresentam alterações típicas: indicativas de infecção congênita, como: calcificações cerebrais, alterações ventriculares e de fossa posterior entre outros sinais clínicos observados por qualquer método de imagem ou identificação do vírus Zika em testes laboratoriais.
3 Foram confirmados 267 casos por critério laboratorial específico para vírus Zika (técnica de PCR e sorologia).
* Redução do valor após revisão e correção (erro de digitação, classificação)
4 Descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas confirmada por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos.
a. Conforme informado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, 352 casos encontram-se em investigação para infecção congênita. Desses, 39 são possivelmente associados com a infecção pelo vírus Zika, porém ainda não foram finalizadas as investigações.
b. 01 caso confirmado de microcefalia por Vírus Zika em recém-nascido com local provável de infecção em outra UF.

Por Juliana Hack, da Agência Saúde

Bebês diagnosticados com microcefalia já podem contar com um ambulatório de referência que funciona na Maternidade de Patos




Espaço foi inaugurado nesta terça-feira (19) e conta com equipe
multidisciplinar para atender os bebês diagnosticados com a doença

A microcefalia, condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo, não causa apenas problemas no desenvolvimento da criança, mas, também muita apreensão e dúvidas nos pais que, na maior parte dos casos, não sabe como proceder com uma criança diagnosticada com o problema. No sertão paraibano, uma iniciativa da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos,  que integra a rede estadual de saúde, vai ajudar os pais com um tratamento e encaminhamentos adequados. Trata-se do primeiro ambulatório de microcefalia da região que começou suas atividades nesta terça-feira (19) e vai complementar um trabalho já realizado pela unidade que inclui odiagnóstico, exames, procedimentos e, agora, o acompanhamento em casos de microcefalia.

Na inauguração do novo espaço, que vai funcionar em uma das salas do Banco de Leite da unidade, não houve atendimentos. Mães de futuros pacientes, convidados, profissionais que vão atuar no ambulatório, secretários de saúde de municípios vizinhos e parceiros da Faculdade Integradas de Patos (FIP), que fez doações de equipamentos e brinquedos para o espaço que também vai possibilitar a realização de estágios para alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade, conversaram sobre a proposta do ambulatório e como serão realizadas as atividades e atendimentos. A equipe, formada por um pediatra, três fisioterapeutas, um fonoaudiólogo, um psicólogo e uma assistente social, também expôs como cada profissional vai atuar. Inicialmente, o ambulatório vai atender às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h.

            Segundo a diretora assistencial da Maternidade de Patos e uma das coordenadoras do ambulatório, Luciana Maia, o espaço foi montado para trabalhar com a demanda de crianças que já foram identificadas como portadora da doença pela maternidade, mas dependendo do aparecimento de novos casos, o trabalho poderá ser ampliado. Ela explica que quanto mais cedo a criança diagnosticada com microcefalia receber os estímulos adequados, melhor será sua qualidade de vida. “Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida, pois quanto mais estímulo à criança tiver, melhor são os resultados que influenciam nas habilidades cognitivas, sensoriais, propiciando uma melhor qualidade de vida”, explica Luciana.

            Os secretários de saúde de Areia de Baraúnas, Elaise de Cássia, de Teixeira, Maria do Socorro e de Condado, Sara Araújo, prestigiaram a abertura do espaço, assim como a gerente de saúde, Liliane Sena e representantes da FIP. Além do acompanhamento após o parto dos casos suspeitos, a Maternidade Dr. Peregrino Filho também faz a USG transfontanela, que é uma  ultrassom para observar presença de calcificações, e o exame da coleta do Liquor, que consiste na punção do líquido cefaloraquidiano. A neonatologista Dra. Vandezita Mazzaro é a responsável pela realização do procedimento. A sorologia da coleta é enviada para o laboratório Lacen, em João Pessoa. “Tudo que diz respeito à microcefalia nós já fazíamos na Maternidade e agora com o ambulatório nosso trabalho está completo”, finaliza Luciana Maia.

Arquivo do blog