Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Patos recebe professor da Newcastle University, da Inglaterra, coordenador de estudos sobre água

 
Prof. Esteban - foto:yuotube.com

A UEPB, através de Projeto Univer-Cidade, traz a Patos nesta segunda-feira 8, o professor Jose Esteban Castro, da Newcastle University de Londres, coordenador e fundador da Rede Waterlat, uma das mais importantes redes latino-americanas que congrega cientistas, técnicos, lideranças de organizações e movimentos sociais, que discutem a problemática da água no planeta.

Esteban, uma das maiores autoridades em estudos sobre a água, foi convidado para trazer à Paraíba experiências da Rede Waterlat e destacar, neste seminário internacional, que acontece no auditório do Sebrae, Rodoshopping às 14h, o papel da vigilância epidemiológica e sanitária nesse processo de saúde pública que tem como principal elemento, a água, cada vez mais escassa e mal tratada pelo ser humano, em decorrência dos crimes cometidos contra o meio ambiente.

O evento é patrocinado pela UEPB em parceria com a Fiocruz, com apoio de várias entidades, a exemplo da 6ª Gerência Regional de Saúde. As inscrições para o seminário são gratuitas e deve atrair um grande público de toda a regional Patos. Ainda será oferecido o curso “Água, Saúde e Desenvolvimento do Semiárido”, a acontecer nos dias 9, 11 e 12, da próxima semana.

Na quarta-feira 10 no auditório da Biblioteca da UEPB, em Camina Grande (14h), esse mesmo tema será apresentado em seminário por Esteban, tendo como debatedores: professor Luis Henrique Cunha; o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, André Oliveira; e o diretor Geral do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Salomão de Sousa Medeiros.


Marcos Eugênio



PT faz convenção nesta sexta e oficializa candidatura de Lenildo Morais a prefeito de Patos



O Partido dos Trabalhadores realiza nesta sexta-feira (5) a convenção que irá oficializar o nome do geógrafo Lenildo Morais para disputar a Prefeitura de Patos. O encontro acontece a partir das 9h na Câmara de Vereadores de Patos, na Rua Horácio Nóbrega, no Bairro Belo Horizonte.

Durante a convenção serão divulgados também as legendas que apoiarão a candidatura de Lenildo, além dos candidatos a vereadores que farão parte da chapa encabeçada pelo PT. 

Os eleitores patoenses conhecerão também durante a convenção desta sexta-feira, o candidato a vice-prefeito que deve ser um nome apresentado por um dos partidos apoiadores do nome de Lenildo.

Luciana Rodrigues

Audiência pública sobre aleitamento e capacitações tiveram a participação da equipe do Banco de Leite da Maternidade de Patos




Audiência aconteceu em Patos e treinamentos em João Pessoa e marcaram o encerramento das atividades alusivas à Semana Mundial de Aleitamento


No último dia de atividades alusivas à Semana Mundial de Aleitamento, parte da equipe que atua no Banco de Leite Drª Vilani Kehrle da Maternidade de Patos participou de uma audiência pública, na Câmara Municipal da cidade, enquanto que outros profissionais estiveram em João Pessoa, onde participaram de capacitações sobre temas que envolvem a amamentação. O treinamento na capital paraibana foi realizado no auditório da Maternidade Frei Damião e conduzido pela consultora da Rede Ibero Americana de Bancos de Leite e da rede Brasileira, Sônia Galiza. Já a audiência na Câmara teve uma expressiva participação tanto de público que lotou a galeria, como de autoridades de saúde.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, que participou do treinamento em João Pessoa junto com as enfermeiras do porcionamento, Amanda Bento, e Tânia de Oliveira, da Maternidade, além da psicóloga Tuanny Dantas, a capacitação reviu os protocolos de segurança na distribuição de leite nas unidades neonatais. “Foi importante revisar os protocolos e nos atualizarmos em relação aos procedimentos”, disse Joana. O treinamento também contou com a participação da coordenadora estadual dos bancos de leite da Paraíba, Thayse Ribeiro.

Já na audiência pública da Câmara, o tema ‘Aleitamento e sua importância’ foi abordado por várias autoridades de saúde, entre as quais a bioquímica, Faldrecya Borges e a nutricionista, Silvana Oliveira, ambas do banco de Leite de Patos. As falas, que incluiu depoimentos de mães doadoras e receptoras, destacaram as vantagens e diferenciais da alimentação a base do leite materno no desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros seis meses de vida. “Não há alimento mais apropriado e completo que o leite materno e as chances de óbito nos primeiros 28 dias de vida dos bebês são comprovadamente minimizadas, quando eles são alimentados com o leite materno”, destacou Faldrecya em sua fala.

Ao fazer um balanço das atividades da Semana, Joana Sabino, afirma que foi positivo. “Realizamos panfletagem educativa, palestras com gestantes, com as equipes de saúde de São José de Sabugi, homenageamos as mães doadoras e receptoras, participamos da audiência pública e das capacitações em João Pessoa, de forma que foi um período curto, mas muito enriquecedor para todos que participaram e acredito que atingimos o nosso objetivo que foi o de chamar a atenção da sociedade para um assunto tão importante que é o aleitamento e a doação do leite excedente”, finaliza ela.

Assessoria



quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Criminosos destroem banco em explosão e fogem usando carro de prefeitura, na Grande JP

A agência do Banco do Brasil em Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa, ficou destruída após explosão provocada por assaltantes na madrugada desta quarta-feira (3). Segundo a Polícia Civil, cerca de 20 homens teriam participado da ação. Até a publicação desta matéria, nenhum deles tinha sido preso.
Profissionais do Instituto de Perícias Científicas (IPC) já estavam no local no início da manhã e confirmaram que houve perda total na agência bancária. Tanto a estrutura física, quanto os equipamentos foram destruídos na explosão. O impacto foi tão forte que parte do prédio da prefeitura municipal, que fica ao lado do banco, foi danificada. Os peritos analisam se outras propriedades também foram atingidas pela explosão.
Caixas eletrônicos e cofre principal foram violados e a polícia acredita que os bandidos levaram boa parte do montante armazenado nos equipamentos. O valor estimado, no entanto, não foi divulgado. Algumas cédulas de dinheiro foram encontradas nos destroços da agência bancária.
Depois da ação, os criminosos teriam fugido em pelo menos quatro carros. Três foram encontrados abandonados na zona rural de Caaporã e, segundo a Polícia Civil, um deles é propriedade da prefeitura de Alhandra, também na região metropolitana. Até então, a polícia não havia recebido queixa de roubo de veículo institucional e vai investigar o caso. 

portalcorreio

PRF apreende comprimidos de anfetaminas com caminhoneiro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu duas cartelas de comprimidos de anfetamina em uma fiscalização de rotina, na noite de hoje (02), no quilômetro 513 da BR 230, no município de Cajazeiras, Sertão paraibano. O medicamento pertencia a um caminhoneiro.

Os agentes da PRF abordaram um caminhão que vinha do município de João Dourado, que fica no Centro-Norte da Bahia, e tinha como destino final a cidade de Natal(RN). Durante a fiscalização os policiais descobriram que o caminhoneiro estava dirigindo há mais de 16 horas ininterruptas. Esse longo tempo dirigindo sem parar para descanso levou os policiais a desconfiarem de que o motorista poderia estar usando anfetamina, popularmente conhecida como “rebite”. A partir daí os PRFs iniciaram buscas no veículo até encontrar as duas cartelas com 25 comprimidos, escondidas em locais diferentes da cabine do caminhão. Uma das cartelas estava com cinco comprimidos a menos.

REBITES – Este tipo de medicamento, chamado popularmente de “rebite”, é um inibidor de apetite. No entanto, é muito utilizado por caminhoneiros por causa do efeito estimulante do sistema nervoso central, fato que inibe o sono por longas horas.

RISCOS – Quando o efeito do medicamento passa, o sono aparece de maneira incontrolável, o que eleva os riscos de grandes acidentes, pois ocorrências envolvendo caminhões são muitas das vezes catastróficas.

O caminhoneiro responderá à Justiça por porte de anfetamina sem receita médica. Este tipo de medicamento é de uso controlado.

Assessoria

Boletim aponta redução de mais de 85% nos casos da influenza na Paraíba



Os casos de influenza (gripe) registrados na Paraíba apresentaram uma redução a partir do mês de maio, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com os dados, o número de casos caiu 85,95% na comparação entre os meses de abril e junho. No período de 1º de janeiro a 28 de julho de 2016, foram notificados 228 casos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, em 12,28% (28 casos) foram confirmados o agente etiológico influenza A (subtipo - H1N1), o mesmo que circula desde 2009. Em 31,14% (71 casos) foi descartada a presença do vírus de influenza e os demais seguem em investigação.

O boletim aponta que no mês de junho deste ano foram notificados 17 casos em todo estado. Já em abril, foram registrados 121 casos, enquanto no mês de maio ocorreram 48 notificações.  A redução, segundo a SES, pode estar associada à campanha de vacinação contra a influenza, realizada no mês de maio, quando o Estado atingiu a cobertura vacinal de 90,40%, totalizando 755.045 dos grupos prioritários imunizados.

“A vacina é um fator importante na redução dos casos de influenza, uma vez que atingiu o público-alvo, o que favorecia, até então, o aumento de casos das síndromes respiratórias graves”, avaliou a gerente executiva da Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Diante do cenário atual, a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, recomenda a população e a todos os serviços de saúde do estado intensificar as ações de prevenção e controle mencionadas na Nota Técnica Nº 01 de abril de 2016/SES/PB, que contém orientações de prevenção para controle da transmissão de influenza na Paraíba.

Quanto aos óbitos, foram notificados 49 casos de SRAG com suspeitas de algum vírus de influenza, sendo 11 confirmados a identificação viral para influenza A (H1N1), nos municípios de Alagoinha (1); Baía da Traição (1); Cacimba de Dentro (1); Campina Grande (1); João Pessoa (2); Matureia (1); Sousa (1); Jericó (1); Condado (1) e Monteiro (1). Foram descartados 21 casos para o agente etiológico de Influenza e 13 óbitos seguem em investigação. A última comunicação de registro de óbitos suspeitos de influenza foi no mês de junho.

secom

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Saúde libera R$ 2,5 milhões para ações de vigilância na Paraíba

Desse total cerca de R$ 797 mil são para pagamento dos Agentes de Combate às Endemias (ACE)
O Ministério da Saúde publicou Portaria GM/MS nº 1.278, de 08/07/2016, que libera cerca de R$ 2,5 milhões referente ao Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS); da Assistência Financeira Complementar (AFC) e ao Incentivo Financeiro (IF) para o estado da Paraíba. No total, foram liberados R$ 114 milhões para todos os estados. É uma transferência direta do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos Fundos Municipais e Estaduais de Saúde.
O total de R$ 2,5 milhões está dividido em: R$ 1,7 milhão de PFVS; R$ 757 mil de Assistência Financeira Complementar (AFC) da União e R$ 39,8 mil referente ao incentivo financeiro (IF) para fortalecimento de políticas afetas à atuação dos 786 Agentes de Combate às Endemias do estado. Tanto o AFC quanto o IF são recursos  para o cumprimento do piso salarial profissional nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), de acordo com o monitoramento do mês de maio do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Todos esses recursos referem-se à competência financeira de junho deste ano.
Do total de R$ 114 milhões enviados a todo o país, R$ 79 milhões são referentes ao PFVS; R$ 33,6 milhões de Assistência Financeira Complementar (AFC) da União e R$ 1,7 milhão referente ao incentivo financeiro (IF). Todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde recebem o Piso Fixo. Porém, para receber a AFC e o IF para fins de pagamento do piso salarial dos ACEs, o município precisa cadastrar os seus agentes no Cadastro Nacional e cumprir as exigências legais, de acordo com uma série de portarias ministeriais.
A AFC e o IF destinam-se exclusivamente ao pagamento do piso salarial nacional dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), fundamentais para o desenvolvimento de ações de prevenção e controle da dengue, leishmaniose, chikungunya, entre outras doenças endêmicas no país.
A Assistência Financeira Complementar (AFC), repassada pela União, corresponde a 95% do valor do piso salarial dos ACE, que atualmente é de R$ 1.014,00. Até então, não existia incentivo específico para pagamento de ACE. Os recursos do Piso Fixo de Vigilância em Saúde, repassados a todos os estados e municípios, destinados ao financiamento das ações de vigilância em saúde, podem inclusive ser utilizados para pagamento de pessoal.
Em cumprimento à Lei 12.994 de 2014, a Portaria 1.025, de 21 de julho de 2015, define o quantitativo máximo de ACE passível de contratação com o auxílio da AFC da União, de acordo com os parâmetros e diretrizes estabelecidos no Decreto nº 8.474, de 22 de junho de 2015. Os parâmetros em função da população e das peculiaridades locais estão relacionados às ações de campo de vigilância e controle de vetores e das endemias prevalentes em todo território nacional.
A AFC, a ser repassada pelo Ministério da Saúde aos estados, Distrito Federal e municípios, está condicionada aos requisitos estabelecidos em lei e será proporcional ao número máximo de ACE, passível de contratação com o auxílio desse recurso, em atividade no SUS, carga horária de 40 horas, vínculo direto e devidamente inserido no Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
O recurso da Assistência Financeira Complementar será deduzido até o limite de 50% do montante do Piso Fixo de Vigilância em Saúde do respectivo ente federativo, na medida em que o mesmo realizar o cadastro dos ACEs no SCNES.
Recurso adicional - Caso o limite estabelecido de 50% do PFVS seja ultrapassado, o Ministério da Saúde complementará os recursos financeiros na forma de AFC até o quantitativo máximo de ACE passível de contratação com a assistência financeira. Além disso, cada um dos mais de 5.500 municípios do país receberá um incentivo financeiro mensal para fortalecimento de políticas voltadas à atuação de agentes de combate a endemias, que será de 5% sobre o valor do piso salarial por ACE cadastrado no SCNES.
A Portaria 1.025, de 21 de julho de 2015, define para todo o Brasil o quantitativo máximo de 62.154 ACE passível de contratação com o auxílio da Assistência Financeira Complementar da União, levando em consideração o perfil epidemiológico, população e das peculiaridades locais.
Atualmente em todo o Brasil, são 78.856 ACE cadastrados no SCNES uma vez que os municípios são entes autônomos e, portanto, livres para contratar com recursos próprios segundo o interesse e necessidades locais mais agentes acima do quantitativo estabelecido na Portaria GM/MS nº 1.025/2015.
É importante destacar a publicação da Portaria GM/MS nº. 535/2016, com vigência a partir da competência financeira de agosto/2016, que revisa o quantitativo máximo de Agentes de Combate às Endemias passível de contratação com o auxílio da assistência financeira complementar da União,definindo um total de 89.708 ACE para todo o Brasil. Para tanto, os gestores terão até 31/07 para atualizarem o cadastro no SCNES dos respectivos ACE.
Portaria GM/MS nº. 1.278/2016 com os valores que serão repassados a cada UF:
Estado
Nº ACE ELEGIVEIS
Incentivo (R$)
 (R$) AFC (R$)
PFVS Mensal (R$)
Acre
189
9.582,30
182.063,70
 583.922,09
Alagoas
790
40.053,00
761.007,00
 1.255.034,65
Amazonas
167
8.466,90
160.871,10
3.569.823,87
Amapá
222
11.255,40
213.852,60
527.932,18
Bahia
3.761
190.682,70
3.622.971,30
5.810.055,15
Ceará
2.507
127.104,90
2.414.993,10
3.063.136,83
Distrito Federal
403
20.432,10
388.209,90
555.449,83
Espírito Santo
706
35.794,20
680.089,80
1.617.919,50
Goiás
1.951
98.915,70
1.879.398,30
2.394.388,16
Maranhão
1.393
70.625,10
1.341.876,90
4.501.106,61
Minas Gerais
4.168
211.317,60
4.015.034,40
8.804.989,87
Mato Grosso do Sul
715
36.250,50
688.759,50
930.703,83
Mato Grosso
817
41.421,90
787.016,10
1.627.130,95
Pará
1.821
92.324,70
1.754.169,30
5.429.055,75
Paraíba
786
39.850,20
757.153,80
1.760.569,44
Pernambuco
2.079
105.405,30
2.002.700,70
3.672.081,47
Piauí
512
25.958,40
493.209,60
1.471.892,82
Paraná
1.750
88.725,00
1.685.775,00
2.799.868,81
Rio de Janeiro
2.516
127.561,20
2.423.662,80
6.875.571,25
Rio Grande do Norte
948
48.063,60
913.208,40
1.281.924,56
Rondônia
272
13.790,40
262.017,60
1.280.324,32
Roraima
209
10.596,30
201.329,70
365.287,77
Rio Grande do Sul
860
43.602,00
828.438,00
3.107.650,60
Santa Catarina
459
23.271,30
442.154,70
1.866.602,77
Sergipe
541
27.428,70
521.145,30
861.154,88
São Paulo
3.982
201.887,40
3.835.860,60
12.142.516,01
Tocantins
414
20.989,80
398.806,20
959.046,37
TOTAL

R$ 1.771.356,60
R$ 33.655.775,40
R$ 79.115.140,34

Agência Saúde

Arquivo do blog