Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

UTI do Hospital Regional de Patos recebe modernos ventiladores mecânicos



A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos Dep. Jaduhy Carneiro vem modernizando seus equipamentos, considerados de suma importância para salvar vidas. Um exemplo são os cinco respiradores ou ventiladores mecânicos, mais modernos do mercado, adquiridos pelo Governo do Estado, que estão sendo implantados. O aparelho é de largo uso nas UTIs por pacientes em estado crítico e que não conseguem respirar sem a sua ajuda, consequência de várias doenças como pneumonias, enfisema pulmonar, dificuldades respiratórias diversas, choque, parada cardiorrespiratória.

“Quando o paciente sofre de insuficiência respiratória, ou seja, não consegue realizar o processo de respiração, esse aparelho auxilia nessa função, fazendo o ciclo respiratório, a inspiração e expiração, levando o ar aos pulmões e estes aos tecidos. Ele dá informações precisas sobre a oxigenação, ventilação do paciente, volume de oxigênio levado aos pulmões, uma gama de subsídios importantes ao fisioterapeuta, que pode contabilizar e ver realmente a funcionabilidade respiratória do enfermo”, explica Érika Surama, enfermeira coordenadora da UTI do HRP.

A UTI já contava com seis ventiladores mecânicos, todos funcionando perfeitamente, um em cada leito, alguns serão relocados para a Área Vermelha, setor de estabilização do paciente grave, e outros para a reserva do HR.

Em relação ao profissional da fisioterapia ele é crucial no manuseio, funcionalidade do aparelho, onde, junto com o médico, vão traçar medidas para que o paciente tenha uma melhor forma de oxigenação e ventilação, e o mais importante, objetivo principal, fazer com que haja o desmame, ou seja, o doente volte a respirar sem ajuda do aparelho. “A função primordial do fisioterapeuta é fazer com que o paciente volte, o mais rápido possível, a respirar sem ajuda desse aparelho”, comenta Surama.

 Marcos Eugênio

Vereadora Cláudia Leitão chama a atenção da população para os riscos da aprovação da PEC 241



Durante Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Patos, a vereadora Cláudia Leitão fez uso da Tribuna na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, onde falou sobre temas importantes para a população patoense, a exemplo do atendimento em Saúde, da construção do Centro de Zoonoses e, em especial, sobre a tramitação que acontece na Assembleia Legislativa da PEC 241, também conhecida como PEC do Teto dos Gastos e outras denominações.

De acordo com a parlamentar, a aprovação desta Proposta de Emenda a Constituição representará a perda de direitos significativos para a população, especial no que se refere a Saúde, Educação e direitos sociais e trabalhistas.

“Estamos assistindo de olhos fechados à aprovação da PEC 241. Ainda estamos fazendo de conta que não está acontecendo nada. E o que é essa PEC 241? Ela é um desmonte dos direitos sociais dos trabalhadores, porque ela prevê o congelamento dos gastos com Saúde e com Educação por 20 anos, ou seja, durante 20 anos. E o que isso representa? Isso significa dizer que o pobre terá menos acesso ao atendimento médico, a escolas de qualidade; que o trabalhador poderá perder os direitos já adquiridos, como às 30h de trabalho; o concurseiro pode ficar sem razão para estudar, pois por 20 anos podemos ficar sem a realização de concursos; e tantos outros pontos que precisam ser vistos pela população, para que esta possa se mobilizar e lutar contra a aprovação deste projeto”, enfatizou a vereadora.

Cláudia reconheceu que o país necessita de um ajuste fiscal, mas ressaltou que existem outras áreas em que os cortes poderiam ser realizados. “O país precisa de um ajuste fiscal, isso é claro, mas, não podemos permitir que sejam retirados recursos de áreas importante e essenciais para a população, sobretudo afetando diretamente as famílias que se encontram em vulnerabilidade social e que já não tem, sequer, o direito de fazer uma refeição digna, pois tem que sobreviver com valores mínimos. Então, é necessário que nos mobilizemos e nos façamos ouvidos”, conclamou.

Além de abordar o tema voltado a PEC 241, a vereadora Cláudia Leitão também falou sobre os problemas já enfrentados no município; felicitou o empenho do deputado Hugo Motta e do prefeito eleito Dinaldinho, em estarem juntos na luta por recursos para Patos; alertou sobre a necessidade de se construir uma política pública de conscientização da população, não apenas de Patos, mas também da região, a respeito da construção do Centro de Zoonoses e; finalizou seu pronunciamento parabenizando Patos pelos 113 anos de Elevação a Categoria de Cidade, que serão comemorados no próximo dia 24.

Cledilma Cordeiro - Assessoria

VIII Encontro de Promoção e Prevenção da Saúde do Idoso para uma Velhice Melhor promove atividades para os idosos



Os cursos da área de saúde, o curso de Direito e o curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos – FIP em parceria com a Prefeitura de Patos promoveram na manhã desta quinta-feira, 20, o VIII Encontro de Promoção e Prevenção da Saúde do Idoso para uma Velhice Saudável.

O encontro teve como objetivo envolver e promover ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres da chamada terceira idade.

Além de todas as atividades proporcionadas pelos cursos das FIP, o evento também contou com a participação do projeto Vida Ativa, dos grupos de hidroginástica, de dança e do Centro Dia do Idoso, os quais realizaram atividades com intuito de fortalecer a política do idoso através de práticas que levem às pessoas da melhor idade a se sentirem protagonistas da sua própria história.

“Esta interação acontece para fortalecer a política do idoso, para que tenha o fortalecimento da questão do envelhecimento saudável e para que ele sinta que é protagonista da vida, apesar de seus 89 anos”, ressaltou a coordenadora Francisca Vasconcelos.

A professora e doutora Rosilene Lucena, coordenadora do projeto Vida Ativa, enfatiza a importância da interação entre os grupos com a finalidade de promover o bem estar, físico e mental do idoso. “Há oito anos realizamos este encontro em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos e com colaboração da professora Francisca Vasconcelos. Nesta edição, os cursos das FIP promoveram atividades que beneficiam o idoso na sua saúde física e mental”, disse.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Gércia Dantas, esta parceria vem dando certo tendo em vista que a prioridade estar na promoção de uma vida saudável para as pessoas da terceira idade. “Agradecemos esta parceria com a FIP que é de extrema importância para realização de um projeto onde trabalha não só a parte motora, como também, a psíquica. Foi muito bonito ver o ginásio lotado e assistir as apresentações artísticas feitas pelos grupos”, comentou.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Patos recebe pela primeira vez o Reisado Zé de Moura



Um dos mais tradicionais e conceituados grupos de danças folclóricas da Paraíba, o Reisado Zé de Moura, estará em Patos para uma única apresentação, neste sábado (22), às 20h, na Concha Acústica Nilson Batista, no centro da cidade.

Integrando a agenda das comemorações alusivas ao aniversário da cidade, que acontece na próxima segunda-feira (24), o evento é promovido pelo Sindicultura, projeto do Sindicato dos Auditores Fiscais Estaduais, Sindifisco-PB, em parceria com a Secretaria de Cultural, Esporte e Turismo de Patos. 

Com apresentações em várias cidades da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, recentemente o Reisado esteve no interior paulista, representando o Estado no 52º Festival Internacional de Cultura Popular. Porém, quando subir ao palco da Concha, o Reisado estará rompendo a marca de nunca ter se apresentado na Morada do Sol. Segundo o presidente da Associação de Reisados de Poço José de Moura, Francisco Cazuza, esse encontro com os patoenses será motivo de orgulho e espera um grande público para essa celebração cultural, com muita música e dança.   

Reisado Zé de Moura, fundado em 1920 por José Alves de Moura, permaneceu em atividade até 1966. Com a morte de José de Moura, deixou de ser apresentado até 2006, quando retomou as atividades para festejar os 40 anos de morte de seu criador.

Com quase 100 anos de história, o Reisado Zé de Moura, traz uma rica mistura de diversas artes.  Diferentemente dos demais grupos de reisado, o Zé de Moura traz o rei, com galantes e damas e também os caboclos, assim como o boi, a burrinha e o jaraguá, que cantam seus versos de rimas e poesias, contando a história do lugar ou a do homenageado, criticando ou elogiando a situação do País.

O evento encerra a programação de outubro da edição sertaneja do projeto Sindicultura que, além do reisado, tem as seguinte atrações: 

19/10 - 20h - Sousa - Pontões (Pombal) - Praça Conjunto Dr. Zezé

20/10 - 20h - Cajazeiras - Banda Cabaçal / Derréis - NEC-UFCG

21/10 - 20h - Conceição - Pescocinho da Paraíba - Praça da Alimentação

Assessoria


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Educador: encarando os desafios com emoção


Rede estadual de Educação da Paraíba reconhece o papel do educador como líder que inspira o aprendizado emocional






Tida como a primeira profissão, base para todas as demais capacidades técnicas, a figura marcante do professor é algo que vai bem além da idealização, do sonho que move as pessoas na busca por uma vida de sucesso, especialmente dos pais, os primeiros a imaginarem qual profissão que seu filho seguirá. Quem não lembra de sua primeira professora, seja em qual for seu ambiente?

Memórias que nos levam a um passeio por lembranças diversas que, em sua maioria, nos emocionam. Da escola, dos coleguinhas, das brincadeiras no intervalo, da merendeira, dos desenhos rabiscados na lousa. Enfim, um universo apaixonante onde a imagem de um professor especial dificilmente é apagada de nossas mentes, de nosso coração, pois sempre esteve e estará lá cumprindo uma verdadeira missão, como nos referimos a seu papel.

Apesar de todo o significado que existe em torno do papel e dedicação do educador, que passa mais tempo com os filhos dos outros do que com os seus, ele sempre enfrentou e enfrentará grandes desafios, e que vem se moldando através dos tempos.

Marta Medeiros
Para Marta de Medeiros Correia - gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação, a sociedade impõe profundas mudanças em todos os perfis profissionais, porém de forma mais evidente para o educador, pelas concepções pedagógicas, em que o sujeito passa a ser o centro da aprendizagem e requer um cuidado diferenciado, voltado para ações de protagonismo e participação ativa do processo ensino-aprendizagem. “Nesse movimento o educador precisa articular teoria e prática, por meio de um conhecimento interdisciplinar, com ênfase nas dimensões do indivíduo, cujo objetivo é Ser e Estar disponível inteiramente para o processo de ensino”, enfatiza.

Uma das iniciativas do Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Educação foi adotar a educação emocional, por meio da Metodologia Liga Pela Paz, com objetivo de criar uma Cultura de Paz e Não Violência na escola, como também melhorar o ensino-aprendizagem e incluir socialmente os educandos. Os educadores são capacitados pelo Estado e pela Organização Inteligência Relacional com acompanhamento pedagógico, que fortalece o desenvolvimento das habilidades socioemocionais da comunidade escolar.

“A educação emocional incentiva o diálogo e a participação ativa dos educandos e estimula o respeito ao outro, valorizando as relações existentes na escola e na família. Assim, abre-se um espaço em que são explorados conceitos que geram valores de convivência escolar, de respeito pela diversidade e pluralidade cultural naquele ambiente”, complementa Marta.

Paula Francinete
A professora do 3º ano e coordenadora do PSI da Escola Prof. Luiz Alberto, em São José de Piranhas, pertencente à 9ª GRE – Gerência Regional de Educação, Paula Francinete, aponta a necessária força do educador para o enfrentamento da violência escolar. “Os conflitos psicológicos que fazem parte do cotidiano das crianças são levados por eles para a escola. Vivendo num verdadeiro campo de batalha, o educador precisa procurar subsídios para vencer as adversidades que envolvem as emoções de seus alunos. Essa ajuda busquei na Liga Pela Paz”, afirma.

Ela diz, ainda, que a metodologia lhe oferece confiança e suporte para o desenvolvimento das atividades, ampliando seu olhar sobre os conflitos vivenciados no dia a dia. Paula faz questão de destacar a importância de uma formação continuada, que possibilita ampliação dos conhecimentos, e autoavaliação das práticas adotadas em sala de aula, contribuindo para que os comportamentos dos alunos sejam melhor compreendidos.

Paula Francinete teve seu projeto “Literatura Infantil: Diversidade Sim, Preconceito Não! Menina Bonita do Laço de Fita”, premiado no “Mestres da Educação”, em 2015, ao usar como embasamento os conceitos da Educação Emocional e Social.  “A Liga Pela Paz é uma metodologia que tanto as crianças quanto os professores abraçaram com muito carinho. Este ano também farei uso da educação das emoções para concorrer novamente ao prêmio”, informou Paula.  

Joelma Rodrigues
As dificuldades socioeconômicas, os conflitos familiares, o uso de drogas, a violência, o bullying são citados por Joelma Rodrigues Souto Miranda, professora da Escola Dep. Gustavo Amorim, em Guarabira (2ª GRE), como grandes desafios para o educador. Apesar das dificuldades em lidar com temas dessa natureza, que envolvem as emoções dos alunos e de toda a comunidade escolar, a educadora explica que hoje os professores possuem um aliado, um instrumento transformador, a Liga Pela paz, e comemora as mudanças que vem ocorrendo nas escolas estaduais da Paraíba. “Eu era muito explosiva. Hoje trabalho minhas emoções, regulo meus sentimentos, e assim sei conduzir melhor o trabalho em sala de aula”, reforça Joelma.

Este mês dos professores nos traz a gratidão e também a reflexão sobre este importante papel. Educar exige compromisso, dedicação, sensibilidade para compreender tantas diferenças que existem em uma sala de aula, vontade de crescer, tanto profissional como emocionalmente, aproveitar as oportunidades que vão fortalecer sua árdua, mas gratificante luta para o bem-estar social. 


Hugo Motta depõe, admite amizade, mas diz que nada sabe sobre contas de Cunha

Responsável por presidir a CPI da Petrobrás na Câmara em 2015, o deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) depôs nesta terça-feira, 18, como testemunha da mulher de Eduardo Cunha (PMDB), Cláudia Cruz, na ação penal que ela responde na Lava Jato. Diante do juiz Sérgio Moro, o parlamentar disse ter desenvolvido uma relação de amizade com o ex-presidente da Câmara, mas afirmou que Eduardo Cunha nunca lhe deu nenhuma explicação sobre a origem do dinheiro em suas contas na Suíça descobertas pela Lava Jato com apoio de procuradores do país europeu.

“Desenvolvi depois dessa convivência no parlamento uma relação de amizade (com Eduardo Cunha), mas nunca tratei especificamente desses temas de processos, até porque não tenho nada a ver com essa situação. Eu fazia meu trabalho na CPI independente dessas citações ao deputado Eduardo Cunha”, disse o deputado ao ser questionado pelo Ministério Público Federal.
 
O representante do MPF, então, indagou Motta: “O deputado Eduardo Cunha nunca comentou ou deu alguma explicação a respeito da origem desses valores que apareceram em nome dele na Suíça?”
 
“Não, comigo não”, respondeu o deputado.
 
Descobertos por investigadores suíços e encaminhados ao Brasil, os documentos sobre a movimentação milionária de Cunha e seus familiares em contas secretas no exterior foram utilizados nas investigações da Lava Jato contra o peemedebista, que atualmente é réu em duas ações penais decorrentes da operação, sendo uma delas justamente por movimentar no exterior dinheiro que teria recebido do esquema de corrupção na Petrobrás.
 
Desde que o caso veio à tona, Cunha nega ser o verdadeiro titular das contas no exterior e também nega envolvimento em irregularidades.
 
A ação contra sua mulher Cláudia Cruz, na qual Motta depôs na manhã desta terça, 18, também tem como base as movimentações no exterior do casal. Nesta acusação, a Lava Jato aponta que Cláudia teria lavado e evadido mais de US$ 1 milhão em contas no exterior recebidos de seu marido no esquema de corrupção na Petrobrás. Esta quantia teria sido utilizada por Cláudia em compras de luxo nas viagens no exterior.
 
CPI. Aliado de Cunha, o deputado Hugo Motta presidiu a CPI da Petrobrás na Câmara em 2015. Foi nesta comissão que Cunha depôs e negou ser o titular das contas na Suíça identificadas pelo Ministério Público daquele país. O episódio serviu como base para o pedido de cassação do peemedebista, cujo processo foi concluído no dia 12 de setembro no plenário da Câmara com um placar de 450 a 10 pela perda do mandato de Cunha.
 
No final do ano passado, a CPI presidida por Motta concluiu seus trabalhos sem pedir o indiciamento de nenhum político.
 
 
Estadão

Vigilância Ambiental realiza na próxima semana levantando de índice de infestação do Aedes





A Vigilância Ambiental da 6ª Gerência Regional de Saúde, em parceria com os 24 municípios de sua jurisdição, realiza o LIRA/LIA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti, com programação que inicia na segunda-feira 24 e será concluída dia 28, na sexta-feira.

Nesta semana todos os supervisores da regional se reuniram para traçar o cronograma de atividades. Existe toda uma preocupação para que o trabalho amostral seja bem executado, oferecendo números fidedignos com a realidade de cada localidade.

O levantamento será feito nos imóveis urbanos, através de visitas programadas. Dos 52.851 imóveis urbanos de Patos, haverá inspeção em 2.158. Em cada imóvel os técnicos ambientais fazem a busca ativa do Aedes, verifica depósitos e todo tipo de recipiente que possa servir de criadouro para o mosquito, transmissor de várias doenças, a exemplo da dengue, chikungunya, Zika, febre amarela.  A Zika está associada à microcefalia, grande preocupação, não apenas do Brasil, mas mundo afora. Em nosso país, desde o início das investigações da doença, ano passado, já tivemos 2.033 casos confirmados, sendo 170 óbitos confirmados.

Pelo LIRA é possível medir o risco de epidemia, através das estatísticas. O Índice de Infestação Predial menor que 1º é considerado pelo Ministério da Saúde como baixo risco de epidemia. De 1 a 3% já há médio risco e de 3% de alto risco. O levantamento amostral serve de parâmetro para que os municípios possam fazer sua programação de combate ao mosquito, inclusive conhecendo as áreas mais críticas, onde há maior presença do Aedes.

Não é à toa que esse trabalho de campo precisa ser intensificado. A aproximação das chuvas requerer cuidados redobrados. A água ajuda à proliferação do mosquito (fêmea), que deposita seus ovos, cerca de 450, para que possam eclodir e continuar seu ciclo de vida, que dura em média de 30 a 45 dias. “O trabalho educativo é crucial e a população precisa ter todos os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros do Aedes”, comenta Eugênio Pacceli, da Vigilância Ambiental.


Marcos Eugênio (6ª GRS)

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Professora patoense fala de sua experiência acadêmica na Finlândia


Vilma Leitão representando Patos e a Paraíba na Finlândia



O choque térmico foi bem superior ao cultural. Saindo de Patos com temperatura beirando os 35° para estudar no norte da Europa, mais precisamente na Finlândia, país de 5,4 milhões de habitantes, enfrentando temperaturas abaixo próximo de 0°, isso ainda no outono, pois no inverno gira nos -30º. Vilma Raquel Medeiros Leitão, educadora de Inglês da EEEFM Dr. Dionísio da Costa (Premen), faz um relato dessa experiência de dois meses, iniciados no fim de setembro, de intensos estudos no país nórdico.

Ela, juntamente com outra professora de Patos, Aline Mayara do Nascimento Ramos, da EEEF Coriolano de Medeiros, foram selecionadas no Programa Giramundo Finlândia, intercâmbio que envolve a Fundação de Apoio à Pesquisa e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, com a Finlândia. Serão dois meses de atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme Uiversity of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, de aproximadamente de 68 mil habitantes.

Ao todo foram selecionados 20 professores da rede estadual de ensino da Paraíba, que concorreram a bolsas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior – DEJ. O projeto apresentado por Vilma, tratou de violência e drogas nas escolas, bem como nas comunidades em que estão inseridas. “O objetivo de nossa proposta foi pesquisar junto aos alunos e seus familiares como a violência afeta e a aprendizagem desses educandos”, esclareceu.

Vilma não esconde sua satisfação de ter sido selecionada no Giramundo Finlândia, nesse programa de desenvolvimento profissional para educadores, administradores de educação e gestores, que vislumbram avanços na qualidade, na ampliação das competências profissionais, pessoais e pedagógicas do professor.  

Após o processo de adaptação climática, a educadora do Premen comenta que tem sido uma experiência enriquecedora e diz que a Finlândia é reconhecidamente referência mundial, através de um sistema educacional fantástico, tanto em se tratando das escolas como da prática pedagógica.

Ao pbnoticias disse acreditar que é perfeitamente possível adaptar e aplicar os conhecimentos que ela e outros professores estão tendo acesso, na educação brasileira. O tempo tem sido apertado com tantas informações, com aulas em universidade, visita à escolas e acompanhamento de práticas pedagógicas, conversas com os alunos.

O curso inserido no programa é VET, Teachers for the future, Professores para o Futuro,
com aulas regulares ocorrendo na University of Applied Sciences. “Aqui estamos estudando e aprendendo muito sobre as filosofias de vida da Finlândia, especialmente aplicadas à educação, onde as competências dos alunos são priorizadas e definem as práticas pedagógicas dos professores. Enfim uma realidade muito diferente da nossa”, explica sua rotina na Finlândia.  

Pelo Programa Giramundo cada professor recebe uma bolsa mensal de 1.300 Euros. Além da bolsa, o educador selecionado é beneficiado com um auxílio instalação no valor de uma mensalidade da bolsa, correspondente a 1.300 Euros; auxílio deslocamento também no valor de 1.300 Euros, e auxílio financeiro para o Seguro Saúde no valor de 300 Euros.


Marcos Eugênio

Servidores da Atenção Básica recebem formação sobre atendimento a pacientes com câncer de mama e DSTs



Servidores das Unidades Básicas de Saúde da Família – UBS participaram na tarde desta terça-feira (18) de encontro para formação sobre os protocolos do Ministério da Saúde para o atendimento a pacientes com câncer de mama e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs.

As palestras foram proferidas pelo médico residente na área de atenção básica das Faculdades Integradas de Patos –FIP, Alexandre Ferreira, e pelo enfermeiro do Samu Errimar Segundo, ambos atuam na Unidade Básica de Saúde da Família – UBS Ernani Satyro.

De acordo com o médico Alexandre Ferreira, esse trabalho de formação dos profissionais é importante para que se possa saber identificar os casos e fazer o diagnóstico precoce. Na opinião dele, é preciso ter conhecimento para saber quando referenciar os casos para a atenção secundária, ou seja, o atendimento especializado.

Outro objetivo, conforme o profissional, seria combater a superlotação nas unidades de atenção secundária, identificando aqueles casos que poderiam ser acompanhados na atenção básica.

“O principal enfoque dessa capacitação é saber diagnosticar precocemente para poder ter um impacto na diminuição da morbidade e mortalidade por essas doenças e saber referenciar com sabedoria”, esclareceu.

O enfermeiro Errimar Segundo destacou a extensão da capacitação que teve o objetivo de atingir servidores desde a recepção até aos profissionais, passando por atendentes, técnicos e agentes de saúde, para fechar as equipes numa informação única e padronizada para melhorar a assistência. Ele destacou, ainda, a participação mais ativa do poder público com o objetivo de dar assistência mais efetiva à população patoense.

Já a coordenadora da Saúde da Mulher de Patos, Sandra de Lourdes, disse que este ano o marco da campanha Outubro Rosa é a formação de todos os profissionais da rede de atenção básica.

Nesta terça-feira (18), participaram da capacitação os servidores do Distrito Geográfico Administrativo – DGAs II e IV, que abrange as UBS de bairros como Maternidade,  Jatobá e Bivar Olinto.

Na tarde desta quarta-feira (19) participam da capacitação os servidores dos DGAs I e III, que abrangem as UBS do Noé Trajano, Jardim Lacerda, Santa Gertrudes, Salgadinho, São Sebastião, Centro, entre outros.


Luciana Rodrigues

ENDURECIMENTO DA LEI - ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ENTRARÃO EM VIGOR A PARTIR DE 1° DE NOVEMBRO

A PRF divulga as principais alterações no Código de Trânsito Brasileiro-CTB que entram em vigor no próximo mês. O objetivo é orientar os condutores sobre as principais mudanças.



A lei 13.281 altera vários dispositivos do CTB e inicia a vigência no próximo mês. Essa mudança tornará a vida dos infratores mais difícil, haja vista que os valores das multas irão subir, e outras serão consideradas gravíssimas. Destacamos as mudanças principais, além da majoração nos valores, como também: alteração de velocidade nas rodovias, prazo de suspensão do direito de dirigir e desconto de 40% para quem optar por notificação eletrônica das infrações e não apresentar recurso ou defesa.

VALORES -  Os valores das multas também foram alterados. O último ajuste foi feito em 2002.


ATÉ 31 DE OUTUBRO
A PARTIR DE 01 DE NOVEMBRO
LEVE
R$ 53,20
R$ 88,38
MÉDIA
R$ 85,13
R$ 130,16
GRAVE
R$ 127,69
R$ 195,23
GRAVÍSSIMA
R$ 191,54
R$ 293,47




As infrações que preveem penalidade com multiplicador 5X, como a ultrapassagem em faixa contínua, o valor será de R$ 1.467,35. Dirigir sob influência de álcool ou se recusar a realizar o teste, terá o multiplicador 10x e ficará R$ 2.934,70.

VELOCIDADE - A velocidade máxima permitida nas rodovias, onde não há sinalização regulamentadora, sofrerá mudanças:

Em rodovias de PISTA DUPLA:
- 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;
- 90 km/h para os demais veículos.

Em rodovias de PISTA SIMPLES:
- 100 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;
- 90 km/h para os demais veículos;

CELULAR -  Outra mudança importante, além do reajuste nos valores das multas, é o fato de que o ato de apenas 'segurar' ou 'manusear' o aparelho celular enquanto dirige será considerada infração gravíssima.  Ela visa inibir, principalmente, a prática perigosa de leitura ou de envio de mensagens; ato considerado mais arriscado do que usar o aparelho para falar com alguém, pois o usuário permanece mais tempo com a visão fora do trânsito.



DESCONTO DE 40% - O proprietário de veículo autuado que optar por Sistema de Notificação Eletrônica e não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento de 60% do valor da multa. Para utilizar este sistema, os dados do proprietário devem estar atualizados junto ao órgão executivo de trânsito.
Os períodos de suspensão do direito de dirigir também foram alterados. Em caso de atingir o limite de 20 pontos em um ano, a suspensão será de 6 meses a 1 ano. Se reincidente será de 8 meses a 2 anos. Ainda, quando há previsão de suspensão no dispositivo infracional sem delimitar o período, este será de 2 meses a 8 meses. Se reincidente, de 8 meses a 18 meses. Aquelas infrações que já trazem no artigo o período da penalidade, como no caso de dirigir sob influência de álcool, permanecem sem alterações.

CRIMES DE TRÂNSITO - Relacionado aos crimes de trânsito, houve alteração quando a pena for convertida de restrição de liberdade para restrição de direitos. Nos casos de homicídio culposo praticado na direção de veículo e inovar artificiosamente, em caso de acidente, o estado de lugar, a fim de induzir a erro o policial, perito ou juiz, o magistrado poderá determinar que a pena seja cumprida com a prestação de serviços à comunidade, apoiando equipes de resgate, pronto-socorro, hospitais, clínicas de recuperação, todos relacionados à vítimas de acidente de trânsito.

A minirreforma do CTB entra em vigor no dia 1° de novembro de 2016 após 180 dias da sua publicação.

Ascom/PRF

Vereadores de Patos deverão ter tempo reduzido na tribuna



Com a ampliação de 13 para 17 vereadores na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a partir de 2017, já existe uma preocupação e necessidade de mudanças no Regimento Interno. Segundo a presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadigerlane Rodrigues, algumas mudanças estão sendo pensadas, como a de redução do tempo usado na tribuna, que hoje é de 15 minutos, podendo ser prorrogado por mais cinco. “Vamos discutir entre todos os vereadores e, de comum acordo, elaborar uma emenda ao Regimento fazendo as alterações necessárias. Mas isso será tratado com o novo presidente da Casa”, comentou Nadi.

Orçamento

Tramita nas comissões da Câmara o projeto da Lei Orçamentária do Município, que orienta onde os recursos devem ser empregados pelo Executivo, visando atender as necessidades da população, o desenvolvimento local. Após esse processo de análise o projeto vai para discussão, modificações antes de ser votado.

Recesso

Os vereadores entram em recesso parlamentar no dia 22 de dezembro e retornam, os eleitos, em 20 de fevereiro de 2017. Mas, durante esse recesso, eles tomarão posse às 10h da manhã do dia 1º de janeiro. Momentos depois será eleita a nova mesa diretora para o biênio 2017/18.


Governo incentiva crédito fundiário e garante terra para agricultores familiares



O Governo do Estado, por meio do Interpa e da Emater, órgãos integrantes da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/ Emater), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuária e Pesca (Sedap), está investindo fortemente no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) e garantindo terra para agricultores familiares. Somente na manhã desta terça-feira (18), 129 famílias agricultoras de 28 municípios foram contempladas com a aprovação de 35 propostas de crédito com recursos da ordem de R$ 8.888.753,64, cuja liberação deverá iniciar em até 120 dias pelo Banco do Nordeste.

A reunião ocorreu na sede do Interpa, estrada de Cabedelo, durante Câmara Técnica de Ação Fundiária, grupo que reúne 12 instituições e entidades ligadas às questões rurais no Estado.  Esses recursos, segundo o coordenador do PNFC na Paraíba, Francisco das Chagas Pereira, serão destinados à aquisição de terras, num total de R$ 5.078.726,35 e R$ 3.810.027, 29 para investimentos produtivos, abrangendo uma área de 4.250.63 hectares.

Os municípios beneficiados são: Alagoa Nova, Aparecida, Arara, Areia, Areial, Boa Ventura, Cacimba de Dentro, Diamante, Gurinhém, Gurjão, Lagoa Seca, Remígio, Santa Cruz, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Araruna, Barra de Santa Rosa, Bom Sucesso, Casserengue, Condado, Coremas, Cubati, Lagoa Seca, Montadas e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Elaborada pelo técnico da Emater Carlos José de Araújo, a primeira proposta aprovada no valor de R$ 70 mil foi do agricultor José Marques, do sítio Santo Antonio, Alagoa Nova. “Estou muito feliz com a aprovação de minha proposta porque, além de deixar de pagar o aluguel da terra, agora vou cuidar do meu próprio negócio”, comemorou o agricultor, enfatizando que conta com as orientações técnicas da Emater para produzir mais e melhor. Entre outras culturas de subsistência, ele cultiva frutíferas, principalmente banana e laranja, com forte potencial naquela região brejeira.

Reuniões - Com a finalidade de avançar com as ações fundiárias, o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, está realizando reuniões sistemáticas com os técnicos da área. Segundo ele, a intenção do Governo do Estado é regularizar em torno de 19 mil hectares de terra até 2018 e contemplar milhares de famílias agricultoras. Presente ao evento, o diretor técnico da Emater GU, Vlaminck Saraiva, avalia que o crédito fundiário tem proporcionado forte união entre as famílias agricultoras e a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em busca da consolidação do desenvolvimento rural sustentável no Estado.

Resultados - Na última Câmara Técnica de Ação Fundiária, realizada em setembro de 2015, foram aprovadas 27 propostas que envolveram valores de R$ 7.123.000,00, beneficiando 96 famílias de 17 municípios, numa área de 1.637 ha.  Com a inclusão de câmaras técnicas anteriores, foram contratadas propostas de 89 famílias de 14 municípios, abrangendo uma área de 1.754 ha.

O volume de recursos foi de R$ 6.046. 829,11 sendo R$ 3.910.585,72 para aquisição de terras e R$ 2.136.243,39 para investimentos como construção de casas, perfuração de poços, instalação de cercas elétricas, além da aquisição de animais, dentre outros implementos agrícolas.

Programa - O Programa Nacional de Crédito Fundiário é do Governo Federal, com coordenação dos Estados. O financiamento pode ser tanto individual quanto coletivo, por meio de associações rurais. O PNFC possui condições diferenciadas conforme o valor do contratado. As liberações podem chegar a R$ 80 mil por família, na Paraíba, com pagamento em até 20 anos, incluindo três anos de carência.

Além do secretário do Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Rômulo Montenegro, e do presidente da GU, Nivaldo Magalhães, que abriram o evento, prestigiaram a  Câmara Técnica de Ação Fundiária os diretores técnicos da Emater, Vlaminck Saraiva, e do Interpa, Francisco Elias Ramos, o gerente executivo do Banco do Nordeste, Silvio Carvalho, coordenadores regionais da Emater, representantes de associações e de Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e agricultores familiares de vários municípios.

PF investiga grupo empresarial de forró por fraudes no Ceará

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (18) a operação "For All", contra fraudes no Imposto de Renda cometidas por um grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento e responsável por famosas bandas de forró e casas de show no Ceará. Estimativa preliminar já identificou uma omissão de receitas de mais de R$ 300 milhões, segundo a Receita.
Estão sendo cumpridos 76 mandados judiciais, sendo 32 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada a depor e depois é liberada) e 44 de busca e apreensão em Fortaleza, Russas (CE) eSousa (PB). Há apenas um mandado sendo cumprido na Paraíba; os demais são no Ceará. Os mandados estão sendo cumpridos por cerca de 260 policiais federais e 35 auditores.

Entre as pessoas levadas à sede da Polícia Federal, em Fortaleza, para prestar depoimento estão os empresários Isaías Duarte e Carlos Aristides, do grupo A3 Entretenimento. O G1 tentou contato com a A3, empresa investigada na operação, e foi informado que ninguém comentaria o assunto.

A Justiça Federal também decretou o bloqueio de imóveis e a apreensão de veículos pertencentes a pessoas ligadas ao grupo.

Há indícios de que os integrantes da organização forneciam dados falsos ou omitiam dados nas suas declarações de Imposto de Renda pessoa física e jurídica, para eximir-se da cobrança de tributos.

O grupo ainda adquiria bens, como veículos e imóveis, sem declarar ao Fisco. Foram encontradas divergências sobre valores pagos a título de distribuição de lucros e dividendos, movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados, pagamentos elevados em espécie, além das diversas variações patrimoniais a descoberto.

No decorrer da investigação, foram identificados indícios de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa.

"As medidas judiciais cumpridas hoje pela Polícia Federal têm por finalidade buscar a responsabilização das pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo empresarial e possibilitar que Receita Federal se municie de elementos suficientes permitindo uma real avaliação dos possíveis tributos sonegados", informou a PF.

A Receita Federal divulgou que as investigações inciaram em 2012 e foram aprofundadas a partir de 2014, com a parceria da Polícia Federal e do Ministério Público.

G1

MAIS DE 1 MILHÃO DE CIGARROS CONTRABANDEADOS SÃO APREENDIDOS NO INTERIOR DA PARAÍBA PELA PRF

As apreensões foram feitas em Campina Grande e em Itabaiana e uma pessoa foi presa


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta última segunda-feira (17), mais de 1 milhão de cigarros contrabandeados em duas ações no interior do Estado. Os produtos são de diversas marcas e pertenciam a um comerciante da cidade de Itabaiana, localizada na Zona da mata Sul. Ele foi preso em flagrante.

O suspeito seguia em Fiat Uno pela BR 230, em Campina Grande, que fica no Agreste paraibano, quando os agentes da PRF fizeram sinal de parada para que ele fosse fiscalizado. Só que o motorista desobedeceu e deu início a fuga em alta velocidade. A equipe deu início a interceptação do carro em fuga. Minutos depois o Uno foi encontrado no pátio de uma escola no distrito de Santa Terezinha, mas o suspeito conseguiu fugir. Algumas testemunhas disseram que o motorista parou o carro alí e saiu correndo. Disseram também que o mesmo era calvo e vestia uma camisa de listras amarelas. Dentro do veículo os policiais encontraram 1.148 maços de cigarros em caixas de papelão das marcas Record, Gift, US e Bellois; todos contrabandeados. Os PRFs encontraram também o documento do veículo (CRLV) e uma nota fiscal, ambos em nome da mesma pessoa. 

De posse dos dados do proprietário do Uno, os agentes descobriram o endereço dele. Uma outra equipe foi acionada para dar continuidade ao flagrante, indo até o local, na tentativa de confirmar se o dono do carro tinha as mesmas características físicas do suspeito que fugiu. Ao chegarem ao endereço em Itabaiana, os policiais perceberam que lá funcionava um bar e que nele havia um homem com as mesmas características do fugitivo.

FIM DA LINHA – Os policiais rodoviários federais abordaram o suspeito, que logo demonstrou bastante nervosismo. Embora, de início, tenha negado que era a mesma pessoa que os PRFs procuravam, logo entrou em contradição e acabou falando que era o proprietário dos cigarros e que fugiu porque sabia que estava cometendo um crime. No bar foram encontrados 94 pacotes de cigarros das mesmas marcas que estavam no Uno. Ele acabou indicando um depósito de sua propriedade próximo ao local onde estavam. Ao chegarem lá foram achados, escondidos por trás de engradados de bebidas, cerca de 110 caixas de cigarros, totalizando cerca de 1 milhão e 100 mil cigarros. Os agentes encontraram ainda uma grande quantidade de pólvora, espoletas, cartuchos e buchas; materiais utilizados para a fabricação de munições.


O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Campina Grande, onde o flagrante foi feito. 


Imagens de: PRFs Aubere Paiva e Edgley Sousa

Arquivo do blog