Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Justiça condena réu da Operação Fanes por caluniar delegados federais


Ofensas ocorreram durante interrogatório judicial

Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em Campina Grande (PB), a 6º Vara da Justiça Federal condenou Ramon Pereira de Sousa por caluniar os delegados de Polícia Federal Raone Aguiar e Rosilene Santiago. Os dois delegados foram responsáveis pelas investigações da Operação Fanes, que desvendou a atuação de uma organização criminosa voltada à prática de fraudes em benefícios previdenciários e empréstimos consignados.

Pelo crime de calúnia, o acusado recebeu pena definitiva de 11 meses e 20 dias de detenção e 42 dias-multa, correspondentes a R$ 3.696,00. A sentença foi publicada em 10 de novembro de 2016.

As ofensas contra a honra dos delegados foram cometidas durante o interrogatório de Ramon Pereira de Sousa no curso da Ação Penal nº 0001402-53.2015.4.05.8201, na qual ele acabou sendo condenado por receber benefício previdenciário fraudulento, instituído pela organização criminosa descoberta na Operação Fanes.

Naquela ocasião, Ramon de Sousa acusou falsamente os delegados de cometerem os graves crimes de tortura psicológica e abuso de autoridade, declarando que teria sido vítima de abusos durante o seu depoimento na Polícia Federal. Assegurou que foi coagido e pressionado; que as autoridades policiais teriam agido com violência e, ainda, modificado arbitrariamente e por diversas vezes seu termo de depoimento. “Mesmo advertido pelo juiz e pelo Ministério Público Federal durante a audiência, Ramon manteve as afirmações caluniosas e, demonstrando sua clara intenção em ofender à honra dos delegados e colocar em xeque o exímio trabalho realizado, o réu declarou que, se tivessem as gravações, restaria provado que ele estava dizendo a verdade”, narrou a procuradora da República Acácia Suassuna.

Para a procuradora, Ramon de Sousa certamente acreditou que a mídia não seria localizada, e assim, suas inverdades não teriam como ser comprovadas. "Entretanto, não apenas o Ministério Público trouxe aos autos a gravação audiovisual do depoimento de Ramon à polícia, como também restou provado, de modo inquestionável, que o ato transcorreu dentro da normalidade, tendo os delegados conduzido a oitiva em estrita observância às normas de regência, tratando o acusado com urbanidade, sem qualquer abuso, inclusive, cientificando-o de suas garantias processuais penais”, destacou. A gravação também revelou que as alterações solicitadas por Ramon de Sousa no termo de depoimento foram realizadas prontamente pelos delegados.

Ainda para a procuradora Acácia Suassuna, “o precedente é de suma importância para que se deixe claro que o direito de defesa não pode servir de instrumento para prática de outros crimes”.

Cumprimento da pena - Após a prolação da sentença condenatória, foi realizada, no mesmo dia, audiência admonitória para fixação das condições de cumprimento de pena, tendo a pena privativa de liberdade sido substituída por prestação de serviços à comunidade na proporção de uma hora de serviço por dia de condenação. O condenado terá que comprovar trimestralmente o cumprimento das penalidades aplicadas. Ramon de Sousa alegou dificuldades financeiras e solicitou o parcelamento da pena de multa. O MPF não se opôs ao pedido e ficou acordado que a multa será paga em 11 parcelas. 



Tiago França/Iris Porto
PRPB-ASCOM

Prefeito interino de Patos anuncia implantação de internet Wifi em todas as praças da cidade


A implantação de pontos de internet via wifi nas praças de toda a cidade de Patos promete causar uma revolução na atual gestão do prefeito em exercício, Lenildo Morais. A tecnologia será disponibilizada de forma gratuita. 

Lenildo informou que o serviço estará disponível logo em breve, tendo em vista que já autorizou a contratação do mesmo. 

“Além de ser uma tecnologia muito em conta, se considerarmos a grande quantidade de praças que temos na nossa cidade, isso vai gerar um novo conhecimento a milhares de pessoas”, afirmou o gestor.
Para implantação das conexões sem fio, o prefeito em exercício teve que reduzir o aluguel de um imóvel locado pelo município, com valor equivalente ao contrato do serviço. 

Uma grande surpresa é que a comunidade conhecida como Rua do Meio e o distrito de Santa Gertrudes, também ganharam pontos de internet via wifi.

Saiba mais

As redes Wifi são uma ótima opção para usuários que precisam de flexibilidade, pois são rapidamente instaladas, praticamente não possuem custos de manutenção e podem ser acessadas de maneira fácil e rápida por qualquer computador ou aparelho em sua área de cobertura.

Câmara de Patos aprova Projeto de Lei do Executivo que autoriza ASCAP fazer permuta para construção do galpão



A Câmara Municipal de Patos, em Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira (17), aprovou, por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Lei do Executivo 28/2016, que acrescenta um Paragrafo Único ao Art. 3º da Lei Municipal 4.479/2015, dando a Associação dos Catadores de Patos – ASCAP, autorização para fazer permuta de terreno doado pelo Município a instituição.

Em seu pronunciamento, no uso da Tribuna da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a vereadora Cláudia Leitão (PR), reforçou o pedido aos colegas parlamentares para que aprovassem este Projeto como forma de reconhecimento ao trabalho realizado pelos catadores, bem como, pela luta da presidente da ASCAP, Dona Maria Nilma, que estava presente à Sessão, e outros membros, que trabalharam incansavelmente pela realização do sonho de construção do galpão e da sede da associação.

Além do apelo da vereadora Cláudia Leitão, a Câmara Municipal também recebeu um pedido do Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, que por meio de correspondência argumentou em favor dos catadores.

“Tomei conhecimento do projeto para construção do galpão de triagem de materiais recicláveis de Patos...consciente da importância desta atividade em nosso município e certo da incidência social e econômica da mesma, venho somar a minha voz de Pastor no sentido de reforçar o grande benefício aos catadores e catadores de resíduos sólidos em nossa cidade...em tempos difíceis como o atual contamos com a sensibilidade e a boa vontade de nossos legisladores e gestores públicos, na aprovação destes projeto, para que todos possam viver com maior dignidade e superando as realidades que promovem o empobrecimento individual e coletivo”, escreveu Dom Eraldo.

Após a leitura desta correspondência e os pronunciamentos, os parlamentares votaram e aprovaram este PL, que uma vez aprovado em segunda votação e sancionado, oportunizará aos associados da ASCAP permutar o terreno doado, por outro, onde já terão construído pelo empresário o galpão de triagem de materiais recicláveis e a sede da ASCAP.

Em entrevista à imprensa, a vereadora Cláudia comemorou a aprovação. “Estou muito feliz hoje. Posso até dizer que, entre tantos projetos que eu sei que a gente apresentou e que foram aprovados nesta Casa, considero este um dos mais importantes. Até porque, vem beneficiar diretamente essas 53 famílias que vivem do recolhimento de materiais recicláveis, para que eles possam trabalhar de forma digna, que é o que, não apenas, mas todos os que trabalham por ele. Este é um momento de agradecimento, tanto ao deputado e ex-prefeito Nabor, que foi quem primeiro viu essa necessidade; a prefeita Francisca Motta, que renovou o projeto de doação; e agora, ao prefeito Lenildo, que encaminha esta proposta para votação”, destacou.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), também relembrou a participação do ex-prefeito Nabor Wanderley na construção deste sonho. “A aprovação deste Projeto de Lei que vem beneficiar os catadores de materiais recicláveis de nosso município era uma grande necessidade que tínhamos, além de ser merecido, ante o trabalho que eles desenvolvem pela cidade. Nós sabemos que o deputado Nabor Wanderley, quando na época era prefeito, doou este terreno a ASCAP e a prefeita Francisca Motta prorrogou o prazo de posse do terreno para os catadores e, agora, a gente autoriza esta permuta para de fato venha a acontecer a construção deste galpão, que é o grande sonho dos catadores”, declarou a presidente.

A presidente Nadir ainda aproveitou o momento para reforçar o convite à população e aos representantes dos taxistas, mototaxistas e da empresa de transporte coletivo para se fazerem presentes a Audiência Pública desta segunda-feira.

“A Câmara realizará na próxima segunda-feira (21), uma importante discussão sobre a questão do transporte de passageiros em nossa cidade. Este é um assunto muito importante, um assunto que exige um grande debate e eu quero convidar toda população patoense, bem como a todos os taxistas, mototaxistas e representantes da empresa de ônibus para se fazerem presentes nesta Casa, para que possamos fazer essa necessária discussão. A Câmara já discutiu a situação do transporte público, mas, atuando para implantação do transporte coletivo, mas, a gente sabe que não se pode abandonar as pessoas que são da nossa cidade, que são os trabalhadores que fazem o táxi lotação e que tem este como seu meio de sobrevivência”, convidou Nadir.

Além da aprovação do PLE 28/2016, os vereadores também aprovaram em primeira votação e por unanimidade os Projetos de Lei do Executivo 29/2016, que concede subvenção mensal a União das Associações Comunitária de Patos – UAC, no valor de R$ 1.000,00; e o 30/2016, que autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar e doar a Associação de Apoio a Luta pela Moradia (ALAM), uma área localizada no Bairro do Jatobá.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Transporte Coletivo segue em período experimental e buscando ampliar trajetos


O gerente de operações da empresa Transbraz, prestadora do serviço de transporte coletivo na cidade de Patos, concedeu entrevista nesta manhã de quinta-feira (17), para esclarecer alguns detalhes importantes sobre o período experimental que teve início no último dia 14 e segue até o dia 15 de dezembro. 

Célio Ferreira destacou que atualmente funcionam 4 rotas distintas, interligando as zonas sul, norte, leste e oeste, ao terminal de integração, localizado na antiga rodoviária, no centro. O horário de circulação dos ônibus tem início às 06h00, com término às 22h00, exceto em algumas localidades, onde esse horário se estende para as 22h30, em virtude do fluxo de alunos com presença das universidades e faculdades. 

Devido à reforma do terminal de integração, o local está funcionando apenas como ponto final, devendo o passageiro pagar outra tarifa caso deseje seguir para outro destino. Após o período experimental que segue até o dia 15 de dezembro, a integração já estará concluída e aceitando a troca gratuita entre os ônibus. 

Célio lembrou que a empresa está realizando um estudo junto à população no sentido de melhorar as rotas que já estão funcionando.

“Observamos que existe a necessidade de adicionar mais trajetos a uma determinada rota, até como forma de encurtarmos o tempo de viagem, além de atendermos outras localidades”, ressaltou.  

Atualmente o tempo médio para que cada ônibus passe nos pontos determinados é de 30 minutos. Inclusive no horário de pico, a empresa disponibiliza um veículo extra que diminui esse tempo para 20 minutos. A linha do Conjunto Itatiunga será ajustada para que o tempo de 45 minutos seja reduzido.

Até o momento os pontos de ônibus estão sendo os postes demarcados com tinta azul. No entanto, a STTRANS está trabalhando para implantar as placas de sinalização e a delimitação de onde os ônibus devem realizar parada.

Após o período experimental e a implantação da passagem cheia no valor de R$ 2,70, estudantes, idosos e outros grupos prioritários terão mais facilidade mediante o cadastro que será feito para ter acesso à bilhetagem eletrônica. 

Atualmente as pessoas idosas ou portadoras de alguma deficiência, devem apresentar no ato do embarque, a carteira de identidade ou de identificação nos casos de deficiência. O laudo médico também é aceito para assegurar o direito do usuário. 

“Quanto a nossa integração estiver funcionando e tudo sinalizado adequadamente, iremos implantar a bilhetagem eletrônica por meio de cadastro em pontos que serão divulgados para conhecimento da população. Com a bilhetagem eletrônica teremos um maior controle dos grupos prioritários e ainda dos estudantes”, explicou Célio. 

A questão da acessibilidade é um ponto importante para o serviço de transporte coletivo em qualquer cidade, e o gerente de operações da Transbraz garantiu que a frota composta por cinco ônibus e um microônibus, possui elevadores para cadeirantes e assentos demarcados para pessoas com prioridade. 

CONFIRA AS QUATRO ROTAS EM FUNCIONAMENTO

Integração Centro-IFPB:
Centro
Santo Antônio
Monte Castelo
Jatobá
Mutirão
Alto da Tubiba
IFPB                

Integração Centro-Rodoshopping:
Centro
São Sebastião
Placas
Salgadinho
Radoshopping
Vitória
Vila Cavalcante
Juá Doce
Belo Horizonte

Integração Centro-Cruz da Menina:
Belo Horizonte
Noé Trajano
Novo Horizonte
Cruz da Menina

Integração Centro-Itatiunga:
Centro
Liberdade
Morro
Miguel Mota
Bivar Olinto
Geraldo Carvalho
Vila Teimosa
Geralda Medeiros
Conjunto Itatiunga

MPF/PB denuncia prefeito eleito de Sousa por crime de resistência



Fábio Tyrone é acusado de fraude licitatória quando foi prefeito em 2011. Político amassou mandado judicial decitação, intimidou e ameaçou oficial de Justiça

O Ministério Público Federal (MPF) em Sousa (PB) denunciou o prefeito eleito do Município de Sousa, Fábio Tyrone, por opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio, crime previsto no artigo 329 do Código Penal.


Segundo a denúncia, depois de várias tentativas frustadas de encontrar Fábio Tyrone em sua residência e por telefone para cumprir mandado de citação, o oficial de Justiça o encontrou em 13 de setembro de 2016, duranterealização de evento de campanha eleitoral. Na ocasião, o então candidato Fábio Tyrone, denunciado por fraude licitatória quando foi prefeito em 2011 (ação penal 0001459-73.2012.4.05.8202), se opôs à execução do ato legal,intimidando e ameaçando o oficial.

De acordo com o MPF, a partir de relato do oficial de Justiça, Fábio Tyrone chegou a assinar o mandado judicial de fl. 21, amassou-o com as mãos e o jogou no chão, recusando-se a assinar o auto de qualificação (fl. 23 e 26/27).

Ainda segundo o Ministério Público, notificado para ser interrogado no presente procedimento, Fábio Tyrone, mais uma vez, não foi encontrado em sua residência.
A pena prevista no Código Penal é de detenção de dois meses a dois anos.

Processo : 0000837-52.2016.4.05.8202




Tiago França/Iris Porto
ASCOM/MPF

Câmara de Patos discute regulamentação do táxi lotação em Audiência Pública na próxima segunda



A Câmara Municipal de Patos, através de Requerimento apresentado pelo vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, Inácio de Gelo (PMDB), realizará na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, a partir das 19h, Audiência Pública com o objetivo de debater o transporte de passageiros por meio de táxi lotação e a regulamentação do mesmo.

De acordo com o autor da propositura, “este é um debate que deve ser feito com a participação não apenas dos taxistas que trabalham com esse serviço, mas de todos que fazem transporte público na cidade e, principalmente, dos usuários”.

“O táxi lotação atende a população de Patos desde os anos de 1970, quando ainda não havia STTrans, nem coletivos. Ao longo desses anos, os proprietários desses veículos assumiram compromissos para renovação de frota, adquirindo automóveis através de incentivos financeiros e, com isto, essas pessoas teriam um prejuízo imenso se esse serviço tiver que parar. Além do taxista, a população e o próprio município perdem com a proibição da circulação desses táxis lotação, uma vez que estes fazem o transporte mais rápido e seus proprietários investem os valores arrecadados no comércio da cidade”, argumentou Inácio.

O parlamentar acrescentou que a discussão foi proposta no sentido de que se possa contar com a participação de todos para que, juntos, se possa chegar a uma solução que não seja prejudicial para os taxistas, a empresa de ônibus, a cidade e, principalmente, a população, que poderá optar pelo transporte que preferir.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Jornalista Josélio Carneiro lança livro "Paraíba Governos em Cena"

A Secretaria de Estado da Comunicação Institucional e a Secretaria de Estado de Governo lançam, nesta quinta-feira (17), no Palácio da Redenção, às 15h, o livro "Paraíba Governos em Cena", de autoria do jornalista Josélio Carneiro, repórter da Secom-PB e da Rádio Tabajara.
 
A obra, com 111 páginas e 173 fotografias legendadas faz um registro da história político-administrativa do período de 1930 a 2016. “É uma homenagem ao trabalho dos fotógrafos da imprensa oficial da Paraíba e um resgate da memória dos governos paraibanos ao longo dos últimos 80 anos. O livro, se propõe mostrar às novas e futuras gerações, fatos do passado e proporcionar uma releitura a quem vivenciou ou acompanhou a trajetória de diversos governadores paraibanos”, destaca o autor.
 
A capa do livro é criação da designer Ilka Cristina, da Estampa PB, que também diagramou a obra impressa nas oficinas da A UNIÃO Superintendência de Imprensa e Editora.
 
Com apresentação do secretário de Estado da Comunicação Institucional, jornalista Luís Tôrres, a publicação tem ainda textos do historiador e escritor José Octávio de Arruda Mello, do presidente da Fundação Casa de José Américo e da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti, além de crônicas do superintende do DER, Carlos Pereira de Carvalho, que atua em governos paraibanos desde a década de 1960.
 
No texto "Governos para Sempre" o secretário Luís Tôrres destaca a iniciativa da obra e ressalta a importância dos repórteres fotográficos. “A obra de Josélio Carneiro nos transporta por uma viagem metalinguística tão tênue que acabamos sem saber se os personagens principais do livro estão na frente das lentes, os governadores, ou por trás, os repórteres fotográficos. Em um só movimento, ao reavivar a história dos governos na Paraíba, a obra de Josélio Carneiro homenageia todos aqueles que, de câmeras em punho, foram os responsáveis pelos registros que imortalizaram os governos existentes”, pontuou Tôrres. 
 
Luis Tôrres observa ainda que o trabalho da Secretaria Institucional de Comunicação do Estado, tem uma importância que vai além do imediatismo da obrigação funcional em divulgar as ações do governo vigente. “Torna-se ela própria uma das principais guardiãs da memória política da Paraíba, tendo em cada um de seus fotógrafos e repórteres os garimpeiros diários desse tesouro”. 
 
Já o professor Damião Ramos Cavalcanti assim avalia a obra: “Josélio Carneiro seleciona, nesta obra, fatos, pessoas e coisas que revelam  substancialmente preciosa parte da vida sociopolítica da Paraíba. O livro de Josélio, de leitura confortável e agradável, aproxima nossa história do nosso povo que muito gosta de ler e reler livros ilustrados”.
 
Para o escritor, professor e historiador José Octávio de Arruda Mello, “Paraíba Governos em Cena não desponta como produção improvisada. Josélio se apoia em dezenas de fotógrafos como ‘uma obra de iniciativa própria mas que é construída a muitas mãos’. Daí a força que lhe é intrínseca. Fundindo Bóris Kossoy com Giselle Freund, o volume torna-se, simultaneamente, história fotográfica e documento social”.
 
Nascido em Gurinhém-PB em 1º de setembro de 1961, Josélio atua na imprensa oficial da Paraíba desde 1989, quando ingressou na Rádio Tabajara. Desde 1995, está à disposição da Secom-PB. Também já atuou alguns anos no jornal A União e atualmente é repórter da Assembleia Legislativa da Paraíba. 

Cerca de 7 mil patoenses devem R$ 1,5 milhões à Energisa



A alta inadimplência no mercado atinge fortemente alguns prestadores de serviços, a exemplo da Energisa, que para recuperar parte do que lhe devem, está participando do programa solução e tratamento do superendividamento - o ProEndividados, numa parceria dom o Tribunal de Justiça da Paraíba.

Desta quarta-feira 16 ao dia 2 de dezembro acontecem audiências, em Patos, Sousa e Campina Grande, visando diminuir o endividamento da população. Em Patos, estão sendo convidados a negociarem suas dívidas junto à fornecedora de energia elétrica, cerca de 7 mil pessoas, cuja soma de débitos chega a R$ 1,5 milhão. O local destinado é a Associação Comercial e Industrial (ACIAP)

Aproximadamente 28 mil pessoas de Sousa, Patos e Campina Grande receberam o convite para negociarem, com condições especiais, suas dívidas com a Energisa. Na última edição do programa, em João Pessoa, dos cerca de 5 mil convidados, 2,6 mil conseguiram fazer acordo.

.
  
PATOS
Quantidade de convocados: quase 7 mil clientes
Valor total do débito: mais de R$ 1,5 milhão
Data: de 16 a 18 de novembro 
Local: AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil)

SOUSA
Quantidade de convocados: cerca de 4,7 mil clientes
Valor total do débito: quase de R$ 1, 7 milhão
Data: 21 a 25 de novembro
Local: Campus da UFCG

CAMPINA GRANDE
Quantidade de convocados: cerca de 17 mil clientes
Valor total do débito: mais de R$  1,1 milhão
Data: 28 de novembro a 2 de dezembro
Local: Parque do Açude Novo



Redação com Assessoria

Governo da Paraíba se prepara para mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti


O Governo da Paraíba, por meio de diversas Secretarias e outras instituições estaduais, está se preparando para participar de uma grande mobilização nacional para enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, coordenada pelo Ministério da Saúde. A ação será no próximo dia 25 e deve envolver, inicialmente, os trabalhadores, num momento de discussão e sensibilização, por 10 a 15 minutos, sem paralisação das atividades e ainda uma vistoria nos ambientes internos e externos de todos os espaços públicos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Renata Nóbrega, lembra que a ação neste período do ano é providencial porque é entre os meses de novembro e maio que há o maior risco para surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), já que ocorrem muitas chuvas.

Renata lembra que esta ação nacional é semelhante à outra iniciada pelo Governo do Estado em dezembro de 2015. “De acordo com o Plano Estadual de Combate ao Aedes, foi instituído o “dia da faxina”, no qual todas as quartas-feiras os órgãos estaduais promoviam, entre seus trabalhadores, uma vistoria com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito”, disse.

Ela falou ainda que é fundamental a participação de todas as unidades de saúde, setores administrativos, bem como se buscar parceria com as demais Secretarias, órgãos de governo, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e entidades de prefeitos.

“Não podemos esquecer da importância do envolvimento da população que deve fazer a sua parte, descartando todos os objetos que venham a ser criadouros, evitando, assim, o nascimento e a proliferação do mosquito”, concluiu Renata.

A partir do próximo dia 20, tem início a campanha publicitária, desenvolvida pelo Governo Federal, para o combate ao mosquito.

Polícia apreende motocicletas em operação no município de Olho D’água



Glauber Fontes- Foto:folhadovale
A Polícia Civil da Paraíba, por meio do trabalho realizado pelo Grupo Tático Especial (GTE) da 17ª Delegacia Seccional, com sede em Itaporanga, apreendeu neste fim de semana duas motocicletas, uma delas possuía restrição de roubo. Os veículos eram usados por dois homens, que vinham sendo investigados por envolvimento em crimes patrimoniais na região. Um deles foi detido.  

De acordo com o delegado da seccional, Glauber Fontes, a Polícia recebeu informações que suspeitos de roubar animais estavam em um assentamento no município de Olho D’água. “Ao chegarmos à localidade, empreendemos um cerco policial, um dos suspeitos fugiu e outro foi detido e levado até à delegacia para prestar esclarecimento. Após a perseguição, duas motocicletas foram apreendidas, uma delas tinha restrição de roubo”, disse o delegado.

As motocicletas foram encaminhadas para a sede da Delegacia de Piancó e o homem prestou esclarecimentos e em seguida foi liberado. A Polícia Civil continua com as investigações envolvendo furto de animais e ainda de materiais agrícolas de propriedades rurais. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Agevisa alerta sobre riscos de consumir bebidas em latinhas não higienizadas



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) alerta a população sobre os perigos causados pelo hábito de consumir bebidas em latas sem o cuidado de lavar os recipientes antes de utilizá-los. De acordo com a diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes, sendo a boca uma das partes mais sensíveis do corpo humano, o ato de tomar bebidas diretamente nas latinhas ou em garrafas sem que as mesmas tenham sido devidamente higienizadas pode provocar sérios problemas de saúde nas pessoas, com destaque para a leptospirose. 

Glaciane ressaltou que a leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada pela bactéria Leptospira interrogans, que é eliminada pela urina de ratos e outros animais, contaminando os esgotos, o solo, os alimentos e até mesmo as latas e outros recipientes de bebidas e alimentos comercializados em forma de conserva. 

Ela informou que há várias maneiras de ser contaminado pela doença, principalmente através da pele e mucosas (boca, olhos, partes genitais) em contato com águas de esgotos, de enchentes, córregos ou lagoas poluídas, e também por meio do contato com latinhas de refrigerantes ou cerveja, geralmente armazenadas em depósitos sem controle de pragas e roedores, onde há presença de ratos, que são os principais transmissores da doença.  

Para evitar esse tipo de contaminação, ela reforça que é importante lavar as latinhas com água e sabão e, se possível, limpá-las em seguida com álcool, e observou que, além das latinhas, os cuidados devem incluir também as caixinhas e outras embalagens de alimentos como leite condensado, creme de leite, doces etc. “Mesmo em casa, é preciso ter o cuidado de guardar alimentos em lugar limpo, livre de roedores, para evitar que o animal deposite neles sua urina e, por consequência, contamine seres humanos”, lembrou a diretora da Agevisa/PB. 

Os primeiros sintomas da leptospirose são parecidos com os sintomas da dengue, febre amarela e malária, podendo a pessoa ser acometida de febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia também são frequentes, podendo levar à desidratação. 

“É comum também que os olhos fiquem muito avermelhados, podendo alguns doentes apresentar tosse e faringite. Após dois ou três dias de aparente melhora, os sintomas podem ressurgir, ainda que com menos intensidade. Nesta fase, é comum o aparecimento de manchas vermelhas no corpo”, explicou Glaciane Mendes. E acrescentou: “Na maioria dos casos, as vítimas melhoram no período de quatro a sete dias; mas para muitas pessoas a doença pode ser muito grave. Daí a importância dos cuidados especiais com a higienização dos recipientes, que, antes de ser uma atitude preventiva, deve ser um hábito”. 

Glaciane Mendes lembrou ainda que não é só a bactéria Leptospira que ameaça a saúde das pessoas, pois há muitas outras bactérias presentes na poeira e na sujeira que se acumulam nos depósitos dos estabelecimentos comerciais, dos restaurantes e até mesmo das residências.

Arquivo do blog