Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Aedes: Instituições se mobilizam para conscientizar população





O Dia Nacional de Combate ao Aedes foi celebrado, nesta sexta-feira 02 de dezembro, de forma bastante efetiva por diversas instituições da cidade de Patos. Organizado pela 6ª Gerência Regional de Saúde, o evento reuniu Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Funasa, Cagepa, Corpo de Bombeiros, Agevisa, Gerência Regional de Educação, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, III BPM, STTrans e alunos da rede estadual de ensino.

Houve um momento no auditório da 6ª Gerência de Saúde, onde a gerente Liliane Sena falou da necessidade de engajamento de todos os profissionais da saúde, bem como de toda a sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Cada cidadão tem que ter a responsabilidade de fazer sua parte, como também nós ligados à saúde, o compromisso de desempenhar bem nossas funções perante a sociedade, com ações preventivas”, comentou Liliane.

Em seguida houve apresentação de slides mostrando a situação do índice de Infestação Predial dos 24 municípios da jurisdição Patos, apontado pelo recente LIA/LIRA, levantamento amostral, feito pela Vigilância Ambiental.

Eugênio Pacceli, da Vigilância Ambiental da 6ª GRS, falou sobre os fatores que mais preocupam para 2017, quando se fala em dengue, Chikungunya e Zika. Questões como inverno irregular, intermitência (intervalo) no abastecimento de água, saneamento básico praticamente inexistente na região, armazenamento improvisado de água pela população, são motivos de extrema preocupação dos órgãos de saúde pública. “Na região Nordeste do Brasil, mais de 75% dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti surgem devido ao armazenamento de água inadequado”, lembra Eugênio.

Algumas medidas, de combate ao mosquito, foram apontadas para curto e médio prazo. Dentre elas estão: centrar o foco da ação na eliminação do criadouro; priorizar investimentos em melhoria da gestão dos serviços de saneamento, com foco na redução do racionamento de água e abastecimento; redirecionar as manobras na rede para as áreas mais vulneráveis, por equidade; reorientação dos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos para áreas mais vulneráveis; realização de mutirões emergenciais de limpeza urbana: resíduos sólidos e drenagem e articular as ações dos órgãos de saúde: Equipe Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental.

Após essa breve reunião na sede da Gerência de Saúde, todos saíram em caminhada portando cartazes e conclamando a população, através de carro de som, a unir forças contra o Aedes. A passeata seguiu até a Praça Getúlio Vargas, onde a campanha teve continuidade, com falas alertando sobre os perigos da presença do mosquito, que precisa ser combatido por todos.

As manifestações do Dia Nacional de Combate ao Aedes aconteceram por toda a regional Patos. Cada município recebeu, através da Gerência de Saúde, material informativo e foi às ruas trabalhar a educação, a conscientização dos habitantes.

Marcos Eugênio (GRS)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

6ª Gerência de Saúde participa de Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti





A 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, participa nesta sexta-feira 02 de dezembro do Dia nacional de mobilização contra o Aedes Aegypti. Pela programação, haverá na sede da Gerência, abertura da mobilização, às 8h30. Em seguida haverá uma caminhada até a Praça Getúlio Vargas, onde haverá explanações de técnicos e gestores de saúde, campanha corpo a corpo com a população, que receberá material informativo sobre os cuidados com o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zica Vírus.

O Corpo de Bombeiros realizará uma blitz educativa na Rua do Prado, com o mesmo propósito, de conscientização da população sobre os perigos provenientes do Aedes. Durante toda essa semana a Vigilância Ambiental realizou trabalho de inspeção em todas as repartições públicas do Estado, como hospitais, III BPM, Emater, Cagepa, Detran, dentre outros, em busca de criadouros do mosquito, associando a essa ação o trabalho educativo e de prevenção.   

A 6ª Gerência desenvolve essa ação concomitantemente com todos os 24 municípios de sua jurisdição. “Trata-se de uma atividade de suma importância para que a sociedade permaneça vigilante a fim de evitar, combater, eliminar qualquer tipo de criadouro do mosquito Aedes. Estamos oferecendo todo e qualquer apoio aos municípios para que possamos vencer essa guerra contra o mosquito, que tem trazido sérias consequências para a saúde pública”, comentou Liliane Sena, gerente regional de saúde.

Eugênio Pacceli, técnico da Vigilância Ambiental, destacou a importância dos habitantes terem algumas atitudes preventivas, a exemplo de manter os reservatórios de água sempre bem fechados para evitar o surgimentos de criadouros do Aedes; a eliminação do lixo domiciliar, reduzindo-se ao máximo as chances de reprodução do mosquito. Ele lembra da aproximação do período de chuvas, propício para a reprodução do inseto, sendo preciso que todos estejam atentos e redobrem os cuidados.


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Funcionários de hospitais de Patos recebem treinamento em humanização e gestão em saúde


Kalline Araújo



Liliane Sena


Numa promoção do Governo do Estado, através da 6ª Gerência Regional de Saúde, funcionários dos hospitais Infantil Noaldo Leite e Regional de Patos Dr. Janduhy Carneiro, participaram de um treinamento, dividido em dois momentos: Humanização: “Um olhar cuidadoso para o cuidador” e “Gestão e Liderança”, tendo como facilitadora a coaching e mestranda em Saúde da Mulher, Kalline Araújo, do Rio de Janeiro.

O evento aconteceu no auditório do Samu, parceiro, com o curso sendo oferecido a duas turmas, sendo a primeira na última sexta-feira 25, e hoje à segunda. O treinamento teve como objetivo principal oferecer um acolhimento melhor dentro da gestão hospitalar, não apenas ao paciente, mas ao acompanhamento. Para isso a necessidade de manter o processo de educação permanente, atualizando conhecimentos dos funcionários. Nesse caso a capacitação foi oferecida aos maqueiros, pessoal do apoio, recepção  

“O tratamento em si começa pelo acolhimento, ao paciente e a seus familiares. Temos que aprender acolher bem. Ninguém procura os serviços de saúde no momento de alegria e sim de grandes dificuldades. O grande propósito desse encontro é fazer com que as pessoas retomem messe sentimento de humanização, de generosidade para acolher melhor nossos pacientes e com isso fazer a diferença de trabalho dentro do hospital”, explica Kalline.

Ela elaborou esse curso depois de sentir na pele o descaso do atendimento enquanto enfrentava problemas com o câncer, por colegas da saúde. Diz que imaginava que, por trabalhar numa profissão tão nobre, da saúde, onde é preciso se ter um olhar caridoso, acolhedor, as pessoas fossem tratá-la um pouco melhor. “A gente deixou de oferecer um atendimento humanizado em detrimento de um robotizado, frio, em que não há interesse pela dor do próximo”, essa situação a encorajou a desenvolver esse curso,

A valorização das descobertas emocionais, melhora da autoestima e das relações interpessoais, desenvolvimento de liderança na gestão foram amplamente alimentados nas abordagens das qualidades, dos pontos fortes, fracos, dos fatores motivacionais, autoavaliação da comunicação com o público, fizeram parte desse qualificação aos funcionários dos hospitais.

A gerente regional de Saúde, Liliane Sena, falou sobre essa proposta de educação continuada, dando ênfase à importância que representa o bom acolhimento a quem precisa dos serviços hospitalares. “É crucial ao paciente, seu acompanhante receber atenção, acolhida humanizada, com os funcionários demonstrando carinho, preocupação. Isso é algo que ajuda bastante, reduz estresse e contribui para tornar os serviços mais eficazes”, comentou.


Marcos Eugênio (6ª GRS)

Arquivo do blog