Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de dezembro de 2016

Maternidade de Patos completa 45 anos e se consolida como unidade de referência no atendimento à saúde da mulher no sertão




Unidade, que integra a rede estadual de saúde,  contabilizou somente de janeiro a outubro deste ano 3.451 partos,  o equivalente a cerca de 11 nascimentos por dia

A maior parte dos registros se perdeu ao longo do tempo, consequência de sucessivas administrações e até de um pequeno incêndio no setor administrativo, mas, o fato é que nos seus 45 anos de atuação, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, tem prestado relevantes serviços à mulher como referência no atendimento de ginecologia e obstetrícia e procedimentos diversos destinados, exclusivamente, ao público feminino. Administrada desde junho de 2013 pela Organização Social Instituto Gerir, através de um contrato de pactuação com o Governo Estadual, a unidade foi construída pela Sociedade de Proteção e Assistência a Infância e inaugurada pelo governador Ernani Sátiro, no dia 15 de novembro de 1971. O político foi também o responsável por destinar os recursos para construção da Maternidade quando era deputado.

Nos últimos anos, a Maternidade também se consolidou como referência em gravidez de alto risco e já na gestão do Gerir, em 2013, passou a disponibilizar mastectomia (retirada da mama) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) facilitando a vida das pacientes que  não mais precisam viajar para Campina Grande ou João Pessoa para ter acesso a esse procedimento, firmou convênio com o Circor do Hospital Português em Recife para identificar cardiopatias congênitas através exames à distância, implantou um novo serviço de governança e desde o ano passado dispõe de um ambulatório de Microcefalia, com equipe multidisciplinar, que acompanha crianças que nascem com a doença.

Além disso, a unidade dispõe de um Banco de Leite que mantém o Padrão Ouro de certificação em prestação de serviço e é referência em sua área de atuação. Na última década, a unidade tornou-se Hospital Amigo da Criança ao adotar posturas internacionais de atendimento ao Recém Nascido, instituiu o parto humanizado, passou a atuar com o serviço de Mãe-Cangurú e recebeu equipamentos de última geração para atender bebês prematuros e mães em situação de risco. Na maternidade, as mulheres também têm acesso a exames de Mamografia e Radiodiagnostico.

Dados de junho de 2013 a outubro de 2016

 Com uma média de 330 partos/mês, a unidade é referência para cerca de 100 municípios paraibanos no atendimento de gestantes, inclusive com gravidez de alto risco.De junho de 2013, quando o Gerir começou a atuar, a outubro deste ano, foram realizados 13.502 partos na unidade. Neste mesmo período foram feitos 24.928 atendimentos de urgência e emergência, 2.217 consultas ginecológicas, 155.696 exames laboratoriais, 11.358 mamografias, 6.809 consultas ambulatoriais e 2.226 consultas de pré-natal de alto risco, além 694 cirurgias eletivas e mais 293 cirurgias de emergência. 

“É muito gratificante olhar para os números e as estatísticas da unidade que comprovam a nossa qualidade em prestação de serviços e, sobretudo ver a satisfação de nossas pacientes ao serem atendidas aqui”, argumenta o diretor clínico da Maternidade, Dr. Paulo Athayde, reforçando que os indicadores de melhoria refletem a realidade do dia a dia da unidade. “Temos o foco de melhorar, cada vez mais, os serviços, cumprindo o nosso principal objetivo que é o de humanizar, ainda mais, o atendimento salvaguardando, dentro das possibilidades o que a Medicina e os recursos técnicos disponibilizam, para preservar a saúde das pacientes e de seus bebês”, destaca ele. 

Para Dr. Paulo os poucos registros de mortes de RN e as intercorrências na maternidade frente ao grande número de partos e casos de alta complexidade atendidos na unidade, demonstram a excelência a eficácia no atendimento. “O ideal seria que não tivéssemos registro de óbitos, mas, há casos em que os recursos técnicos e a Medicina não são suficientes para salvaguardar a vida, mas, felizmente, na nossa maternidade esses índices estão muito abaixo das taxas registradas em nível regional e nacional e até em países do primeiro mundo, onde normalmente estes índices deveriam ser menores”, destaca o diretor da Maternidade.

De acordo com o  Coordenador Regional da PB do Instituto Gerir, Dr. Nasser Tannus, o balanço dos últimos três anos tem sido bem positivos, atestam a evolução da unidade e comprovam que a gestão pactuada em Patos melhorou o atendimento e maximizou os serviços na Maternidade. “Com metas sendo alcançadas e até ultrapassadas, conseguimos não só atender com competência todas as nossas pacientes, como ampliar serviços, melhorando a qualidade do atendimento às mulheres no sertão paraibano”, afirma Dr. Nasser.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Aesa discute seca e gestão das águas no Encontro Estadual de Comitês de Bacias


A situação dos açudes paraibanos, a transposição do rio São Francisco e a importância dos comitês na gestão das águas vão ser discutidas no 5º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento, organizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e comitês de bacia, é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas no site www.aesa.pb.gov.br. Os debates acontecerão na próxima terça-feira (13), em João Pessoa. 

A primeira palestra, prevista pra iniciar às 9h30, tem como tema “A crise hídrica na Paraíba” e será ministrada pelo presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. Durante a apresentação vão ser detalhadas as situações dos principais açudes paraibanos e o andamento das obras da transposição do rio São Francisco. 

“Nesta quinta-feira (8), estivemos com o responsável pelo acompanhamento das obras da transposição. O diretor de projetos estratégicos do Ministério da Integração Nacional, Antônio Luitgards Moura, nos passou informações importantes sobre o andamento no Eixo Leste. Na ocasião, apresentamos a situação crítica de Campina Grande e reforçamos a importância da conclusão do trecho de Monteiro”, informou Fernandes. 

De acordo com o presidente da Aesa, dos 124 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, 70 estão em situação crítica, com menos de 5% do volume total. Vinte e oito têm menos de 20% e 29 possuem mais de 20%. “O açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e mais 18 municípios, tem capacidade para mais de 411 milhões de metros cúbicos, mas tem apenas 21 milhões. O que corresponde a pouco mais de 5%”, ressaltou. 

Durante o 5º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas também vão ser discutidos: as perspectivas climáticas para 2017, a situação das nascentes dos rios do Litoral Sul, a importância dos comitês para o Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e os pagamentos por serviços ambientais. 

Parlamento das Águas - Desde 2006, a Paraíba possui três colegiados estaduais: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. Eles foram criados em por meio de decretos do Governo do Estado. Além dos rios estaduais, a Paraíba divide com o Rio Grande do Norte o Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Piancó-Piranhas-Açu, esse de âmbito federal, criado em 1996 pelo Ministério do Meio Ambiente. Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis no site www.aesa.pb.gov.br.

PRF prende dupla portando 3 Kg de cocaína




Dois homens foram presos com três quilos de cocaína pela polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de ontem (8), na BR 101 Norte, no município de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa.

Agentes do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da PRF abordaram um GM Classic que estava parado no acostamento da rodovia. Nele, havia dois rapazes. Durante a revista ao veículo os policiais encontraram três tabletes de cocaína. Os dois disseram que vieram do Rio Grande do Norte, onde conseguiram a droga. Um deles já responde pelo crime de tráfico de drogas.

O flagrante foi registrado na Delegacia da Polícia Civil em Santa Rita.

Ascom/PRF

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Câmara de Patos recebe vereadores eleitos para realizar entrega de Regimento Interno da Casa Legislativa





A Câmara de Vereadores de Patos realizou na manhã desta quarta-feira, dia 07 de dezembro, um evento de apresentação do Regime Interno da Casa Juvenal Lúcio de Sousa e dos servidores aos vereadores eleitos no último dia 02 de outubro.

O evento foi convocado pela presidente da Mesa Diretora, a vereadora Nadir Rodrigues (PMDB), que explicou que a reunião objetivou acolher os novos parlamentares mirins para colocá-los conhecedores do funcionamento da Casa Legislativa, do Regimento Interno, discutir a Lei Orgânica do Município bem como sobre as solenidades que irão ocorrer no próximo dia 15 (diplomação dos eleitos) e dia 1° de Janeiro de 2017 (a posse).

Ainda nesta quarta os vereadores eleitos receberam do diretor do Cartório Eleitoral o convite da solenidade da diplomação.

“O nosso intuito foi exatamente tirar as dúvidas que surgem, a gente já teve a oportunidade de estar parlamentar onde estamos concluindo nosso primeiro mandato e a gente sabe das dificuldades que enfrentamos quando é eleito vereador, haja vista que não existe nenhum curso preparatório para que você assuma um cargo tão grande e de responsabilidade, então, o objetivo da Câmara foi exatamente contribuir com esses novos parlamentares”, explicou Nadir Rodrigues.

Já o vereador eleito, Ramon Pantera (PTN), agradeceu a presidente da Câmara pelo evento, tendo em vista a preocupação pelo conhecimento do funcionamento da Casa Legislativa.

“É de suma importância a gente ter participado desse evento. Agradecer a presidente da Câmara, a vereadora Nadigerlane. Dizer que é importantíssimo porque a gente que vem chegando com primeiro mandato, tem esse interesse e preocupação de querer conhecer o Regimento Interno, a Lei Orgânica. E com pessoas competentes a gente sabe que os trabalhos vão ser bem elaborados e bem feito para que o povo não venha a dizer que deu seu voto em vão”, afirmou.

Ederlan Santos, o Goia, (PTN) classificou o vento como gratificante e garantiu que os servidores da Câmara podem se sentirem abraçados por ele enquanto novo parlamentar mirim, pois, irá lutar pelos seus interesses.

A vereadora do PRTB, Edjane Araújo, também fez uma avaliação do encontro.

“Foi de grande importância, uma vez que o procurador jurídico dessa Casa esteve presente tirando as dúvidas da maioria dos vereadores a cerca de acúmulo de funções públicas, do próprio Regimento Interno dessa Casa e da Lei Orgânica do nosso município. Então essa Casa, em nome da presidente Nadigerlane Rodrigues e dos demais vereadores está de parabéns e eu acredito que o objetivo maior é que a Legislatura 2017/2020 seja abençoada por Deus e que os parlamentares dessa Casa possam corresponder com a sua responsabilidade diante da sociedade de Patos”, disse.

Assessoria

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Polícia realiza operação e prende 10 pessoas suspeitas de tráfico na região de Itabaiana


O trabalho integrado das Polícias Civil e Militar na Paraíba resultou na prisão de 10 pessoas suspeitas de tráfico de drogas nas cidades de Ingá e Itatuba. A operação, intitulada ‘I 2’ em referência à inicial do nome dos dois municípios, foi realizada nesta terça-feira (6) por policiais da 9ª Delegacia Seccional de Polícia Civil e 8º Batalhão de Polícia Militar, ambos com sede em Itabaiana e pertencentes à 9ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp).

As investigações sobre a atuação dos presos nesses municípios foram iniciadas há pelo menos um ano, todos envolvidos na comercialização de drogas e pertencentes a bocas de fumo, atuando separadamente em Ingá e Itatuba. Dos mandados cumpridos, um foi em Ingá, seis em Itatuba e o restante em João Pessoa. A operação contou com mais de 70 policiais civis e militares.

Foram presos: Antônio Marcos Barbosa da Silva, o Peba, 20 anos; Renan Trigueiro, o Renan Bracinho, de 22 anos; Gebison Genival Alexandre de Souza, Jepinho, de 22 anos; Manoel Messias da Silva Santos, o Erem, 26 anos; Danilo da Silva Vieira, Danilo, de 26 anos; Sérgio Antônio Leal da Silva, ‘Toin de Suleiro’, 36 anos; Jonathas Leonardo Oliveira Lacerda, 20 anos. Todos foram conduzidos à unidade policial de Ingá, de onde serão encaminhados para unidade prisional.

Queima de arquivo: Homem morto no Bessa era procurado pela polícia

A Polícia Civil, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações da capital, prendeu na tarde desta segunda-feira, 5, um pernambucano e a esposa do homem executado no bairro do Bessa, na Zona Leste da Capital, no início da tarde desta segunda. Segundo investigações da polícia, a vítima havia sido executada por membros de uma organização criminosa especializada na negociação de imóveis com documentos falsos e atuação em diferentes estados, grupo do qual o homem fazia parte. Ele teria sido morto em virtude de discussão envolvendo a partilha dos lucros obtidos nas fraudes cometidas. 
De acordo com o delegado Lucas Sá, da DDF, que retomou um fato passado para explicar as investigações que levaram às novas prisões, no dia 29 de junho de 2016 a Polícia Civil prendeu em flagrante um outro pernambucano, que veio a João Pessoa e se hospedou na casa do homem morto e da viúva detida. Ele foi preso negociando um imóvel no valor de R$ 250 mil com a utilização de documentos falsos. “Naquela ocasião, apenas ele foi preso em flagrante. No entanto, a DDF descobriu que o suspeito fazia parte de uma organização criminosa do estado de Pernambuco, especializada na negociação de imóveis abandonados com a utilização de documentos falsos”, disse Lucas Sá, afirmando que assim o casal foi identificado. Conforme revelou o delegado, marido e mulher vinham respondendo a processos em tramitação na Justiça Criminal de João Pessoa.
“Na manhã desta segunda-feira, a DDF tomou conhecimento de que outro imóvel estaria sendo negociado pela mesma organização criminosa, tendo sido produzida uma procuração pública falsa”, Sá continuou explicando. Ele disse que o documento foi emitido em nome do homem assassinado, que negociou o imóvel pela quantia de R$ 500 mil. Uma equipe da Polícia Civil foi deslocada até uma agência bancária, mas os suspeitos haviam saído do local poucos minutos antes. O grupo continuou à procura dos suspeitos, mas, antes que fossem localizados, a vítima foi executada.
A DDF continuou a apurar a conduta criminosa e descobriu que os valores obtidos na negociação foram depositados nas contas bancárias da viúva, demonstrando que ela tem recebido valores provenientes das fraudes desde que os primeiros fatos foram descobertos (junho/2016), integrando efetivamente a organização criminosa. Ela compareceu à Delegacia de Homicídios, na Central de Polícia Civil de João Pessoa, acompanhada de um homem também identificado como membro da organização criminosa e comparsa do casal.
“Assim que os dois foram liberados pela Delegacia de Homicídios, a DDF deu voz de prisão pela prática do crime de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa, crimes estes diretamente relacionados ao crime de homicídio. A DDF atuou em conjunto com a Delegacia de Homicídios, descobrindo elementos importantes para a investigação do assassinato ocorrido, bem como para a prática das diversas fraudes em execução, que geram um elevado ganho financeiro para a organização criminosa”, concluiu o delegado.
A polícia descobriu, ainda, a participação de pelo menos mais três outras pessoas, envolvidas nas condutas investigadas, de maneira que mais suspeitos poderão ser presos nos próximos dias.
wscom com Sdes

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

52 homens fazem exame de próstata em campanha desenvolvida pela Agevisa Patos






A saúde do homem mais uma vez foi trabalhada, a exemplo de 2015, pela Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Patos, dentro da campanha mundial do Novembro Azul, que visa conscientizar o público masculino de buscar os serviços de saúde e se prevenir contra o câncer de próstata, um dos que mais matam no mundo, quase 300 mil óbitos em 2013.

Em parceria com a 6ª Gerência Regional de Saúde, e outras instituições, a 3ª Gerência Regional da Agevisa, Patos, ofereceu há oito dias vários serviços de saúde aos homens, além de uma importante palestra com o urologista Eliseu de Melo, que deu grande ênfase ao câncer de próstata. Após a palestra o médico se comprometeu a examinar todos os homens que estiveram na sua palestra.

Durante a semana passada a Agevisa colheu nomes de todos os interessados em fazer o exame do toque. Inicialmente seriam realizados 40 exames, mas foram chegando mais homens e ao final da tarde desta segunda-feira (5) tinham sido atendidas pelo médico 52 pessoas, a maioria funcionários da saúde. Antes de entrevistar e examinar cada um, Dr. Eliseu reuniu todos e fez uma breve palestra sobre a necessidade da prevenção e explicou como se daria o exame, já que muitos ainda não haviam feito. “O exame é muito simples, rápido e pode detectar precocemente o câncer”, comentou Eliseu.

Para a gerente regional da Agevisa, Elza Barbalho, foi gratificante desenvolver, novamente, essa ação conscientizadora, contribuindo para que o público masculino cuide-se mais, faça exames preventivos. “A gente agradece a todas as entidades que contribuíram para o sucesso da campanha Novembro Azul, ao Governo do Estado, aos homens que atenderam ao chamado e ao médico Eliseu de Melo, um grande e solidário parceiro nessa importante jornada de saúde do homem”, comentou Elza.


Marcos Eugênio

Novembro Azul é encerrado em Quixaba com realização de exames de próstata





Após a palestra realizada na última segunda-feira, 28 de novembro, sobre a saúde do homem e a importância de medidas preventivas para uma vida mais saudável, foi a vez das habituais consultas e exames de próstata em prol do “Novembro Azul”, bancadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, e que, ano após ano, ganham mais adeptos na população masculina de Quixaba.

Quase 120 homens compareceram, desde cedo, à Unidade Básica de Saúde Robson Carneiro (onde funciona o PSF), nessa manhã de domingo, 04 de novembro, para os exames, que foram feitos pelo urologista Dr. Eliseu.

O atendimento compreendia uma consulta, onde o paciente poderia apresentar (caso tivesse em mãos) seu exame Antígeno Prostático Específico (PSA) ou ultrassom, e o exame de toque retal, em que a superfície da próstata do paciente é tocada para sentir um eventual tumor.

Além de Dr. Eliseu, profissionais da saúde de Quixaba também acompanharam de perto todo o processo e ajudaram o urologista na realização dos exames.

O crescimento gradativo de homens interessados em cuidar da sua saúde tem empolgado o Secretário de Saúde José Segundo, que vê no “Novembro Azul” de 2016 a confirmação do sucesso das ações em prol da saúde do homem.

“É muito gratificante para nós, que estamos à frente da Saúde Municipal, ver que, a cada ano, a população masculina se interessa mais com ações como essas. Em 2015, tivemos pouco mais de 80 homens, e este ano, quase 120 (cerca de 30% da população masculina) realizaram a consulta de prevenção de próstata. Um número bastante expressivo e que ratifica o sucesso do ‘Novembro Azul’”, disse Segundo.

E o Secretário adiantou que, com o sucesso do evento, a saúde municipal idealiza, para 2017, implantar um novo sistema de atendimento ao homem no município, onde cada um escolherá o horário mais adequado para ter acesso ao atendimento médico. A ideia inicial é de que esse horário seja à noite, dando folga aos profissionais da saúde no período matutino.

“A maioria dos homens de Quixaba trabalham nos turnos da manhã e tarde e, por conta disso, têm dificuldade em vir procurar um médico. Com esse novo sistema que pretendemos implantar na gestão da Prefeita Cláudia, a ideia será valorizar ainda mais a saúde do homem para que, nos próximos anos, aumente o número deles procurando serviços da saúde municipal”, concluiu o Secretário.

Palestra

Durante os exames de próstata, a equipe de Epidemiologia de Quixaba aproveitou para fazer uma pequena palestra para os presentes a respeito dos riscos do surgimento do mosquito que causa a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Com a iminência de chuvas no início do próximo ano, sempre fica o alerta, nesta época, para que medidas que coíbam o surgimento do mosquito sejam tomadas: cobrir caixas d’água e cisternas, esvaziar garrafas, não deixar água acumulada em pneus, evitar o acúmulo de lixo estão entre as ações que fazem a diferença no combate ao surgimento do mosquito.


 Eduardo Silva
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Quixaba


Arquivo do blog