Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Liliane Sena fala sobre ações da 6ª Gerência de Saúde e tira dúvidas de ouvintes






A gerente da 6ª Regional de Saúde, que compreende Patos e mais 23 municípios, Liliane Sena, participou nesta terça-feira 13 do programa de entrevistas Cidade Debate, da Rádio Itatiunga, apresenta pelos jornalistas Vicente Conserva, Jamerson Ferreira e Igor Rodrigues.
Foi um momento de muitas informações repassadas à sociedade sobre as funções da Gerência, sua articulação com os demais municípios em torno das campanhas de conscientização sobre inúmeras doenças, a exemplo das transmitidas pelo Aedes Aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, associada à Microcefalia, uma patologia que preocupa o mundo na atualidade, além das campanhas de imunização humana e animal, recebendo forte apoio da Vigilância Ambiental.

Um dos setores mais importantes para boa parcela da população, o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedemex), norteou grande parte da entrevista. É um setor de extrema importância para a saúde pública para quem precisa de tratamento, fazendo uso de medicamentos, vários bastante caros, custeados pelo SUS, e que não cabem no orçamento dos pacientes.

Liliane falou sobre o processo para ter direitos a essa medicação especial, onde tudo começa na atenção primária, a documentação necessária, laudo médico. Destacou a regularização da oferta de alguns medicamentos, a exemplo de insulinas, que vinham sofrendo atrasos, devido problemas no fornecimento dos laboratórios. 

O programa com telefone aberto à população foi importante para essa interação da gerência com os usuários do SUS, que muitas vezes não conhecem os trâmites legais, os protocolos que devem ser seguidos para o direito aos inúmeros remédios disponibilizados.

Outro tema abordado foi a necessidade de uma reunião, que acontecerá em breve, com os gestores municipais, prefeitos, secretários de saúde, sejam aqueles reeleitos ou recém-eleitos, para que possam conhecer não apenas os direitos, deveres previstos na pactuação do SUS, mas também a cartografia desenvolvida pelos apoiadores da 6ª Gerência de Saúde, que mostrarão toda a estrutura disponibilizada pelos municípios, como a parceria pode ser ampliada com a gerência para melhorar a tenção básica em cada localidade.

“Essa reunião, que estamos provocando e em breve realizaremos com os gestores, é algo crucial para que compreendam melhor o teor da legislação, das portarias ministeriais, das responsabilidades e também de todo o apoio que oferecemos, desde capacitações, acompanhamento in loco das atividades de saúde pública, da logística que a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza a todos os municípios”, comentou Liliane. 

O jornalista Vicente Conserva, após a entrevista, destacou o nível da entrevistada e do conteúdo bastante esclarecedor para a população, que pode interagir tirando dúvidas sobre seus direitos e serviços oferecidos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Mais de 9,4 mil funcionários aderem ao plano de aposentadoria do BB

O Banco do Brasil informou hoje, em comunicado ao mercado, que 9.409 empregados aderiram ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (Peai). A adesão ao plano estava aberta até a última sexta-feira (9). O público potencial que poderia aderir ao programa era de 18 mil pessoas.
 
Com essa adesão, o banco terá despesas com pagamento de incentivos em 2016 de R$ 1,4 bilhão. Entretanto, em 2017 a estimativa é de redução de despesas com pessoal no valor de R$ 2,3 bilhões.
 
No dia 21 de novembro, o banco anunciou medidas de reestruturação, como fechamento de agências, ampliação do atendimento digital, redução de jornada de trabalho e o Peai.
 
Por meio do plano, o banco concedeu incentivo de desligamento correspondente ao valor de 12 salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de um a três salários, a depender do tempo de banco (entre 15 e 30 anos completos). Para aderir era preciso já estar aposentado pela Previdência Social ou ter 50 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de trabalho no banco.
 
 
Agência Brasil

Governo realiza Seminário Emocional e Social e consolida método da cultura de paz

Conferencista João roberto de Araújo


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, nesta quarta-feira (14), o I Seminário de Educação Emocional e Social na Paraíba: “Reflexões sobre o valor das emoções e a construção da autoestima”. O evento será realizado das 8h às 17h, no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

A ação tem como objetivo divulgar os resultados obtidos nos últimos quatro anos nas escolas da Rede Estadual de Ensino e reforçar os vínculos entre líderes, educadores e gestores das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). Além disso, será um momento de compartilhamento, diálogo e reflexão coletiva com representantes da esfera pública e acadêmica sobre a importância da Educação Emocional e Social.

Desde 2013, a Metodologia Liga Pela Paz está presente nas escolas e nas famílias colaborando com a redução da violência, a melhoria da convivência e da aprendizagem, bem como com o desenvolvimento pessoal e profissional de educadores, beneficiando cerca de 100 mil alunos do Ensino Fundamental, mais 180 mil famílias e 4.800 educadores.

A partir de uma avaliação de resultados baseada em inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, observou-se que 76% dos alunos avaliados adquiriram habilidades socioemocionais, melhorando seus relacionamentos, o nível de autocontrole e a assertividade ao apresentar suas emoções e defender seus direitos.

De maneira geral, constatou-se um aumento de 28% nos Comportamentos Socialmente Habilidosos e 27,4% nas Habilidades Acadêmicas, ou seja, alunos mais calmos, focados nos estudos e participativos. Além disso, a iniciativa conseguiu reduzir em 32% os Comportamentos Problemáticos, isto é, crianças e adolescentes vivenciam menos violência contra si e contra o outro, como o bullying, apresentando menos tristeza, hiperatividade e ansiedade excessiva, tanto no ambiente familiar quanto na comunidade escolar.

Serviço:
Programação
Manhã:
Credenciamento e café de boas-vindas: 8h às 9h
  • Sessão de abertura: 9h às 9h30
Secretário de Estado da Educação – Aléssio Trindade
Secretária Executiva de Gestão Pedagógica – Roziane Marinho
  • O pioneirismo da Paraíba com Educação Emocional e Social e os desafios para a consolidação: 9h30 às 10h
Secretária Executiva de Gestão Pedagógica - Roziane Marinho
  • O educador face às turbulências da vida e do trabalho: 10h às 11h
Professor João Roberto de Araújo
  • O Teatro das Emoções - a Vida Imita a Arte:11h às 12h

Tarde:
  • Mesa-redonda “A iniciativa pública e privada unidas pelo enfrentamento à violência”: 13h30 às 15h
Dr. José Godoy-Procurador Regional dos Direitos do Cidadão da Paraíba / Ministério Público Federal
Dra Ana Raquel-Promotora da Educação
Guiseppe Tosi - Núcleo DH/UFPB
Lúcia de Fátima Guerra Ferreira -Núcleo DH/UFPB
Mediação: Secretária Roziane Marinho
  • Educação Emocional e Social na voz dos educadores – 15h às 16h30
Relatos de experiências e apresentação de resultados
  • Encerramento – 16h30 às 17h
Apresentação Artística de Alunos

Arquivo do blog